Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cafés Franceses

Na França, como pelo mundo todo o entusiasmo pelo café não é menor.
Os franceses amam a sua culinária e aperfeiçoaram a arte de fazer os pratos especiais e deliciosos. O desjejum é leve como pão, cereal, "croissants", pain au chocolat", possivelmente café e as vezes frutas ou suco.

É difícil mesmo imaginar Paris sem os seus cafés com mesinhas na calçada, sem as pessoas gastando horas em conversas intermináveis em torno de taças de café expresso. Em Paris, é difícil andar duas quadras sem encontrar um café.

O parisiense se socializa no café. Não é comum receber alguém em casa, para o café. Em compensação, toda vizinhança se encontra num café local. Para se ver quem é da vizinhança, basta ver a reação do dono do café. Ao freguês habitual, é oferecido um aperto de mão e alguns comentários sobre assuntos comuns.

Pela manhã, é comum o café au lait com um crossant, ou uma tartine, isto é baguete com manteiga, e durante o dia muitas paradas nos balcões para um expresso, muitas vezes bien serré, isto é bem forte, curto.

E não é um hábito apenas parisiense mas sim de todas as cidades, inclusive das pequenas vilas da “France profonde”, nas quais ele é o centro da vida social, onde são discutidos os assuntos do sai, joga-se na loto e no tiercé (corrida de cavalos) e se comenta os resultados.

No inverno também há o hábito de misturar o café, ou tomar um ao lado de outro, com algum álcool forte, principalmente o calvados, uma aguardente feita de maçã, famoso destilado alcoólico, extremamente fino, produzido com a sidra, suco fermentado das maçãs, preferencialmente as agridoces, do tipo mais ácido, ricas em taninos. Há quem diga que é um conhaque à base da maçã. Em alguns casos, também é produzido com pêras, que lhe conferem mais açúcar. O café calvá é uma instituição parisiense.

E a história dos Cafés franceses vem de longe, de 1654 quando o primeiro deles foi instalado em Marselha para vender a infusão com o café vindo da Arábia. Também na França sofreu muita oposição, mas foi favorecido por Luís XIV, que achava que ele combatia a embriagues, um problema que considerava sério. Para ele, era melhor ficar num café do que se embriagando na Rive Gauche.

Alguns cafés ficaram famosos, como o do italiano Procope, que se instalou em 1689, perto da Comédie Française e que teve clientes famosos, como Diderot e Voltaire, um entusiasta, e tantos outros. O café mudou muitas vezes de dono e de lugar e acabou fechando em 1986, quando estava instalado na Rive Gauche.

Entre os seus opositores, ficou célebre Madame de Sevigné, que foi uma excelente observadora dos hábitos de sua época, mas péssima profetiza. Sua profecia: “o café vai desaparecer tão rapidamente quanto Racine, que até hoje é considerado um dos maiores dramaturgos da língua francesa”.


O café Le Procope, fundado em Paris em 1686, e ainda em funcionamento, foi um local importante do Iluminismo francês. Voltaire, Rousseau e Diderot frequentaram-no, e é tido como o berço da Encyclopédie, a primeira enciclopédia moderna.

Na França, um café serve bebidas alcoólicas. Os cafés franceses também servem lanches simples (sanduíches, etc.). Podem ou não ter uma seção de restaurante. Um brasserie é um café que serve refeições, (pratos geralmente únicos), em um ambiente mais relaxado do que um restaurante. Um "bistrô" é um café/restaurante, especial em Paris. O alimento do bistrô supostamente seria barato, mas em bistrôs mais recentes, especial em Paris, vem tornando-se cada vez mais caro.

Café na França:
Café (Kuh-fada) é o simples café sem acrescentar nada, é forte, pois é fabricado como espresso.

Café au lait (kuh-fay oh-lay) é um café popular estilo francês que foi popularizado na América. Na França, este é simplesmente um café com leite vaporizado, e é quase sempre maravilhoso.

Café crème (kuh-fay khremm) é, como parece, o café servido em uma xícara grande quente com creme.

Café Décafféiné (kuh-fay day-kah-fay-uhn-ay) é o café descafeinado. Ainda assim, pode-se acrescentar leite ou creme, ao seu café.

Café Noisette (kuh-fay nwah-zett) é o espresso com uma pitada de creme nele. É chamado de "Noisette," a cor escura avelã do café.

Café Americain (kuh-fay uh-meyhr-uh-kan) café filtrado semelhante ao tradicional café americano.

Café Léger ( kuh-fay lay-zjay ) é expresso com o dobro de água.

Seguem-se outros termos que virá em muito útil quando encomendar café ou visitando uma cafetaria francês:
Sucre - (soo-khruh) - açúcar (Você pode pedir isso, muito embora, cafés tipicamente trazem um copo com dois cubos de açúcar no prato.

Chocolat chaud - (shah-ko-lah show) - chocolate quente

Nenhum comentário:

Postar um comentário