Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

Café com Canela



O arroz doce, churros, bolinho de chuva insistem em nos convencer de que a canela nasceu exclusivamente para realçar o sabor das sobremesas. O mesmo vale para pães de mel, tortas, bolos e biscoitos, sonhos recheados, queijadinhas de amêndoa e até a banana caramelada, feita de improviso no microondas para matar a gula da madrugada. De fato, todos esses doces não seriam os mesmos sem os encantos desta especiaria – que perfuma, dá cor e enobrece. Mas, acredite, a canela pode mais.

As tradições culinárias de países como Índia, Líbano, Turquia e Marrocos provam que o ingrediente executa papel importante também em comidas salgadas, carnes vermelhas, frango e legumes são ótimos parceiros deste condimento, versátil e democrático. A canela vai bem em receitas doces e também vai muito bem em receitas salgadas.

Sabe aquele café nosso do dia a dia? Ele pode ficar ainda mais saboroso quando adicionado um toque de canela...



RECEITAS
  • Café com Leite e Canela
2 xícaras de leite
2 colheres (chá) de café solúvel
1 colher (café) rasa de canela em pó
Açúcar a gosto

MODO DE PREPARO: Em uma panela coloque todos os ingredientes e misture com um batedor para que fique mais cremoso. Após levantar fervura, desligue e sirva em duas xícaras de sua preferência.


  • Café Com Canela
3 colheres de sopa de café
1 litro de café
Canela
Chantili
5 colheres de sopa de açúcar
Leite

MODO DE PREPARO: Coloque 1 litro de café para ferver e coloque as 5 colheres de açúcar. Depois de ferver coe seu café com coador de papel ou de pano. Coloque em uma xícara quanto leite desejar. Se tiver chantili coloque por cima do café em depois coloque canela. Adicione chantili e polvilhe a canela sobre o café. Pronto.

  • Café com Leite em pó e Canela
½ xicara de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
400 ml de café coado
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de leite em pó
3 colheres de sopa de açúcar refinado
Modo de preparo: Em uma panela, coloque o leite e a baunilha para ferver. Leve ao liquidificador e bata até formar uma espuma, reserve. No liquidificador, coloque o café, a canela, o leite em pó e o açúcar, bata bem. Despeje o conteúdo em uma xícara e arrume a espuma de leite por cima.


Outra ótima propriedade da canela é trazer mais disposição para as atividades diárias através do combate ao estresse e à fadiga. Isso se dá porque ela é um termogênico, alimento que faz com que você sinta menos cansaço e mais vontade de se movimentar. Algo que nunca podemos desconsiderar é essa ação termogênica, da qual falamos no tópico anterior. Ela remete à necessidade de consumir a canela moderadamente e em pequenas quantidades, porque seu uso exagerado pode fazer mal, acelerando mais do que o recomendado. Um dos benefícios da canela, também, é a possibilidade de substituir açúcar por canela, já que ela serve como um tempero; e engana o paladar.



CANELA

Fonte rica de manganês, ferro, cálcio e fibra, já usada para tratar da diarreia, indigestão, inchaço e até melhorar o sistema imunológico. Pesquisas recentes demonstraram que a canela pode abaixar os níveis de açúcar no sangue. Isso pode levar diretamente à redução de gorduras acumuladas no corpo. Aprenda aqui como a canela emagrece e ajuda a perder a barriga.
omo usar a canela para perder peso.

Muitos estudos demonstraram que a canela é um estabilizador do açúcar no sangue. Isso faz dela uma ótima opção não só para diabéticos, como também para pessoas tentando emagrecer.

Quando emagrecemos, nossos corpos convertem carboidratos digeríveis em açúcar no sangue (glicose), nossa principal fonte de energia. Nosso pâncreas cria um hormônio chamado insulina que transporta o açúcar do sangue até nossas células, onde ele é usado como energia. 
Se comemos mais do que o necessário, os níveis de açúcar no sangue crescem, e o pâncreas acelera sua produção, gerando mais e mais insulina. O fluxo de insulina diz ao seu corpo que existe muita energia disponível. Assim que suas necessidades são supridas, a insulina armazena a glicose extra como gordura para usar depois.

Devido ao efeito da canela em controlar o açúcar no sangue, existe menos insulina no sistema, fazendo com que o corpo armazene menos gordura, e por isso é possível afirmar que a canela emagrece, de alguma forma.

Benefícios da Canela

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela é uma poderosa aliada no processo de emagrecimento e controle da diabetes. Sua ação antimicrobiana inibe a proliferação e crescimento de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus.

A médica nutróloga Cristiane Coelho Ognibene, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, lista os principais benefícios da canela.
Benefícios da canela

A canela é aliada no controle do diabetes e da resistência insulina. Segundo um estudo da Universidade Estadual Ball, nos Estados Unidos, adicionar uma colher de canela na comida no café da manhã ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

A pesquisa comparou a taxa de açúcar no sangue de pessoas com peso normal e pessoas obesas depois de duas horas da ingestão de 6 g de canela com o de pessoas que não haviam consumido a especiaria. A redução dos níveis nas pessoas que comiam cereal com canela chegou a 25%.

"O cromo e os compostos fenólicos presentes na canela são os responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico", afirma a nutróloga. Além disso, segundo ela, o óleo essencial extraído da canela é efetivo na inibição do crescimento bacteriano, como o da Escherichia Coli.

A especiaria ainda possui azeites essenciais, vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides atuam como antioxidantes que impedem a formação de placas nas paredes arteriais.

Contra celulite e quilos extras

Sua ação anti-inflamatória ajuda a diminuir a inflamação dos tecidos, o que reduz a quantidade de celulite. Além disso, canela é um poderoso termogênico e, por isso, aumenta a temperatura do corpo facilitando a queima de gordura. Usada para adoçar cafés, sucos e vitaminas, a canela é aliada no processo de emagrecimento porque promove a sensação de saciedade por mais tempo.


As quatro propriedades emagrecedoras da canela

Poucos alimentos são tão bons para o emagrecimento como a canela: ela quase não tem calorias e age em todo o organismo para facilitar a perda de peso. Além disso, a especiaria é ótima para fazer doces leves. A nutricionista Dani Merele, da Clínica Ser Integral, de Florianópolis (SC), explica direitinho como a canela age e dá as principais dicas de consumo:

1. Tem efeito termogênico
Ela aumenta a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras.

2. Combate as bactérias ruins do corpo
O óleo essencial da canela age combatendo bactérias e fungos nocivos. Esse processo desinflama os tecidos, permitindo que as células respondam melhor à dieta de emagrecimento.

3. Atrasa o esvaziamento gástrico
A canela faz o estômago esvaziar mais devagar. Com alimento no estômago por mais tempo, a fome demora mais para chegar.

4. Tira a vontade de comer doce
Como a canela tem um sabor adocicado, é possível usá-la para adoçar o leite, café, sucos e vitaminas, além de ser ótima para adicionar às sobremesas (sobre bolos, por exemplo). Com a ansiedade por doces controlada, fica muito mais fácil perder peso.

E tem mais: Previne o envelhecimento precoce Algumas substâncias presentes na canela combatem os radicais livres. Isso previne o envelhecimento precoce, deixando a pele firme e o cabelo forte por mais tempo.


Café com Canela para emagrecer



Adicione 01 colher de chá de canela em pó em 01 xícara de café; e como canela em pó não dissolve no café. você pode optar por usar 01 pau de canela (05 cm) na água a ser utilizada para coar o café, o sabor fica mais suave e adocicado em ambos os casos, sendo desnecessário o uso de adoçante ou açúcar. A indicação é de que se tome até 4 xícaras de café ao dia; e aqui eu confesso sempre tomei mais café do que o indicado, apenas no início de minhas gestações tive que suspender o uso, retornando tão logo cessado os enjoos.

Sugestões de consumo

Em receitas de bolo, substitua uma colher de açúcar por uma de canela. No final, em vez de usar calda de chocolate, polvilhe canela em pó sobre o bolo.
Use canela em suas principais refeições . Adicione canela, no preparo:
  • do Chá, leite, café, cappuccino, chocolate;
  • de vitaminas, cereais, torradas, pão, bolo, tapioca, crepioca...
  • de sobremesas, saladas de frutas, iogurte, pipoca;
  • de carnes vermelhas, frango e legumes;
  • de frutas ao forno, ou microondas (maçã, banana, pera) e polvilhe um pouco de canela. A fruta fica mais doce, sem ganhar calorias extras;
  • bebidas quentes ou frias.
Faça chá de canela: Ferva um pouco de água. Adicione uma colher de canela. Deixe descansar de 5 a 10 minutos. Coe e aproveite seu chá de canela.

Preste atenção!
Uma colher de chá de canela por dia é suficiente para ter todos os efeitos benéficos da especiaria. Pessoas com pressão baixa e gestantes devem evitar a canela, pois ela ajuda a baixar a pressão arterial e pode ter efeito abortivo, devendo o seu uso ser moderado, ou mesmo, evitado pelas gestantes.

Assim como o chá verde e outros suplementos, a canela emagrece e pode ser usada para ajudá-lo na luta contra a gordura. Faça também uma dieta balanceada; e um bom programa de exercícios.

Dicas para comprar e armazenar
 - prefira a canela em rama , que é a forma mais in natura que se pode ter desta especiaria. "O processo de transformação da canela em raspas ou em pó prejudica o aroma e o sabor do produto", explica o restaurateur indiano Mukesh Chandra. Além disso, ele conta que quanto mais fina a rama, mais acentuado é o sabor.

- se a sua receita pede canela em pó, o ideal é triturar as ramas , em moedor ou pilão. ”É a mesma lógica usada na pimenta-do-reino, muito mais saborosa e cheirosa se for moída na hora”, completa o chef Carlos Kristensen.

- outra opção é usar os temperos inteiros, para aromatizar e saborizar o prato, e retirá-los ao final do cozimento. Para isso, a dica é colocar os paus de canela enrolados em uma trouxinha de gaze , juntamente com outras especiarias como cardamomo e louro, e descartá-los na hora de servir. 

- compre em pequena quantidade: o tempo é inimigo da canela e das especiarias em geral, que vão perdendo suas propriedades aromáticas, especialmente se não forem acondicionadas adequadamente.

- armazene a canela em vidro tampado , longe do calor e da umidade.



Pitadas de história

Entre os séculos XVI e XVIII, a canela foi disputada por portugueses, holandeses e ingleses, que ocuparam sucessivamente a ilha de Sri Lanka (antigo Ceilão), considerada o berço desta especiaria.

Na Idade Média, a canela esteve entre os quatro condimentos mais valiosos – os outros eram pimenta-do-reino, cravo e noz moscada. Eles cruzavam os oceanos e eram usados como moeda de troca no pagamento de dotes, heranças, impostos, dívidas e obrigações religiosas, além de serem conhecidos por seus poderes terapêuticos.

A canela, diziam, "reforça as virtudes do fígado e do estômago". A história oficial sobre a saga dos descobrimentos conta ainda que, no aspecto culinário, as especiarias foram usadas como tempero não apenas para disfarçar e melhorar o gosto dos alimentos precariamente obtidos, mas, principalmente, para conservá-los por mais tempo.

Hoje, o Brasil ainda importa a maior parte da canela que consome. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2009 foram importados cerca de 1.137.000 quilos de canela em rama, a maior parte vinda da Indonésia e da China.

Fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário