Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2009

Dia dos Pais com aroma de café!

Olha que comemoração apropriada. Gostei! E o lugar então, tem carinho, cor, aroma e sabor...



“Do Cafezal ao Cafezinho”
A cidade de Itu está a 101 km da cidade de São Paulo. Famosa por possuir objetos gigantes e antigas fazendas de café. A Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, é uma destas belas fazendas que a mais de 10 anos vem se destacando com o turismo rural pedagógico sobre o café. Após uma significativa procura por escolas e grupos de pessoas que queriam conhecer todas as etapas da produção de café e as belezas naturais do local, a proprietária Bebél, da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista,com 35 alqueires e 56 mil pés de café, localizada na cidade de Itú, concordou em permitir sua visitação pública.

Com o projeto intitulado “Do Cafezal ao Cafezinho”, a fazenda recebe grupos de escolas, estrangeiros, famílias, empresas e terceira idade, mostrando e vivenciando durante um dia todas as etapas que compõem o ciclo do café. Portanto, o passeio é indicado para pessoas de todas as idades.

A engenheira agrônoma Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel Arruda, conhece a fundo o ciclo produtivo do café. É ela quem conduz os grupos durante as visitas, explicando as atividades da fazenda e contando a história e curiosidades do café de forma didática e divertida, em ambiente informal e de muita tranquilidade. Bebel iniciou seu trabalho com escolas, mostrando para as crianças desde a formação de mudas até o beneficiamento do café feito pela própria fazenda.

“Para as crianças aprenderem na prática aquilo que elas vêem nos livros, significa não esquecer mais, além da oportunidade que elas têm de caminhar pelos campos da fazenda, aos quais nos dedicamos e conviver com a cultura e costumes locais.”, explica Bebel.


“É interessante observar a quantidade de crianças que experimentam o café pela primeira vez em nossa fazenda, por ter despertado o interesse e curiosidade pelo assunto. Aprender que o café não é tudo igual, que o café não faz mal à saúde e até uma receitinha de um milk shake de café são alguns ensinamentos que elas recebem de uma forma didática e divertida. E depois em cada etapa passam a ser agricultores, ora colhendo café, ora abanando ou até mesmo esparramando o café no terreiro como nas novelas.”, finaliza.

Leia mais aqui! E deslumbre-se com a galeria de fotos.

Nos últimos anos, a Fazenda também abriu suas porteiras para receber famílias, estrangeiros e grupos fechados de empresas e terceira idade. Ordenha de vacas leiteiras, trilhas pela mata, horta de vegetais e plantas medicinais, pomar, projeto de educação ambiental, lago, passeios à cavalo são atrações que, combinadas com o ar puro do campo, compõem um dia totalmente saudável na Fazenda.



A Fazenda organiza visitas de um dia, com direito a um saboroso almoço típico e lanche da tarde, como manda o costume do campo. Nessa visita é possível acompanhar desde a formação das mudas de café, até o beneficiamento feito pela própria Fazenda e, dependendo da época do ano, é possível vivenciar todas as práticas culturais tais como o replantio, as podas, adubações e colheita que é ainda feita manualmente, empregando mão-de-obra de bóias frias.

Em todas essas atividades os visitantes têm a oportunidade de "por a mão na massa", ou seja, podem realmente participar do dia-a-dia da Fazenda e, após conhecer todo o processo, podem degustar um ótimo cafezinho e outras delícias preparadas à base de café, como balas, suspiros e sorvetes.

A programação desse dia na Fazenda pode ser adaptada, previamente, de acordo com os interesses específicos de escolas, grupos de terceira idade e ecológicos e outros visitantes. Basta ligar: (011) 7823.1335 e falar com Bebel.



O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada. Ao chegar, é recepcionado pela Bebel, proprietária da fazenda, e recebido com uma bela mesa de café-da-manhã, onde são oferecidos bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e, claro, o café mais cheiroso e saboroso que você pode provar.

"Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados pelo meu pai que tem uma grande experiência com café além de ser um classificador e degustador da bebida", ressalta Bebel.

Traga seu pai para um agradável dia na Fazenda Bela Vista O dia dos pais em Itu terá um sabor especial: passear pela Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, com o cheirinho de café que acompanha todas as etapas que compõem o agronegócio do café, desde a plantação até as dicas de preparo.

As porteiras da fazenda estarão abertas para o tour "Do cafezal ao cafezinho" nesse sábado e domingo, dias 08 e 09 de agosto, a partir das 10 horas.



Confira a programação:
- Café da manhã rural;
- Apresentação do café e sua história;
- Passeio pela plantação: colheita e abanação;
- Acompanhamento da lavagem, secagem e beneficiamento, torra e moagem do café;
- Aperitivo: torresmo, mandioca e caipirinha;
- Almoço: saladas diversas, arroz, tutu de feijão, pernil a tropeira, frango, quibebe, couve e farofa;
- Sobremesa: doces da fazenda com queijo e frutas da estação;



O restante do dia fica a critério do visitante, que pode optar por tirar uma soneca na rede, passear na trilha ou apenas curtir com seu pai a tranquilidade do campo. Às 17 horas a programação é encerrada.

É necessário agendamento prévio. A Fazenda Santo Antonio da Bela Vista está localizada na estrada do Jacu. Mais informações e reservas pelo telefone (11) 4023-1335.

Leia mais: aqui!

O Passeio
Murilo Gagliardi / Itu.com.br


Passear pela Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho.

O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada. Ao chegar é recepcionado pela proprietária e recebido com uma bela mesa onde é oferecido o café da manhã. Bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e um café especial, com um cheirinho e sabor inesquecíveis.

Em seguida começa o Tour do Café. Bebel, proprietária e agrônoma, acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.
Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos.


“Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados pelo meu pai que tem uma grande experiência com café, além de ser um classificador e degustador da bebida”, ressalta Bebel.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda, comidinha caseira e uma boa prosa pra finalizar com um cafezinho.

No restante do dia, o visitante escolhe entre tirar uma soneca numa rede, fazer um passeio na trilha ou visitar os pontos turísticos de Itu, cidade cuja tradição cafeeira é mantida nos belos casarões.


Estrada do Jacú - Itu / SP
Fone: (11) 4023-1335
E-mail: bebelcafe@uol.com.br
Visite: www.belavistafazenda.com.br
Como chegar, by Google Maps
Horário de funcionamento: Mediante agendamento.


Seu Tião, funcionário da fazenda, esparrama o café no terreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário