Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Café para os Americanos

Os Estados Unidos importam hoje perto de 1/3 do total exportado e o consumo é realmente grande. Ele faz parte da vida de quase todo mundo nos Estados Unidos. O dia começa nos E.U.A. com uma caneca de café acompanhando o breakfast, o desjejum, uma verdadeira refeição.



Nos Estados Unidos, o jeito de fazer café é diferente do nosso, pois ele é bem mais fraco, com muito mais água. Em compensação, é tomado em xícaras grandes, ou canecas. O café espresso, no entanto, mais forte e em xícaras pequenas, vai se tornando cada dia mais popular nas cidades grandes, principalmente em Nova York, onde a influência italiana é grande.

Aos Estados Unidos é atribuída a invenção do coffee break, da parada para o café. Quem fez essa afirmação não conhece os hábitos brasileiros. Em todo caso, o coffee break faz parte do “american way of life” há muito tempo.

No século passado, no tempo dos pioneiros que desbravaram o Oeste, o café já era a bebida preferida dos americanos. O cowboy carregava com ele o seu café e as imagens que o cinema nos passa mostrando não são nada exageradas.

Curiosidade e Notícias:
A RAINHA DO CAFÉ EM NOVA YORK: Kátia Santana, a "rainha do café brasileiro", em Nova York: divulgando o produto brasileiro no mercado americano. (foto de Claudio Versiani) - por Camila Viegas-Lee

Aos 13 anos, Kátia Santana ganhava seu primeiro título de rainha, ao vencer o concurso de beleza de Água Boa, cidade de 18 mil habitantes no nordeste de Minas Gerais. Três décadas mais tarde, Kátia conquistou outro título real: "rainha do café brasileiro", comenda "conferida" pela New York Magazine.

O título é merecido. Kátia não apenas investiu na construção de uma torrefadora de café em Nova York, como dirige uma rede, a Brasil Coffee House, com duas lojas em Long Island City, uma em Manhattan e outra em Miami. Em março do ano que vem, Kátia pretende abrir mais uma filial em Miami Beach.

O café brasileiro será ainda mais conhecido em 2008, quando seu sistema de franquia deverá entrar em operação. "Mas quero, antes, conhecer bem os investidores para garantir que eles terão capacidade de manter a qualidade da marca."

O café sempre foi sua paixão. Ela fala com a maior naturalidade sobre qualidade de grãos, tamanhos de peneira, moagens, torrefação, sabor, aroma, corpo, espuma e todos os tipos de máquina envolvidos no processo. A bebida mais popular é o cocomocha, pronunciado como "cocomóca" e feito de café gelado com coco.

Em 1870 já existiam não Estados Unidos cafés embalados e marcas populares, entre os quais o Arbuckles era dos mais famosos.

Aprenda mais sobre os usos e costumes do café pelo mundo lendo o post "O Café para os Gregos, Sírios e Libaneses".

Nenhum comentário:

Postar um comentário