Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Café por Van Gogh

Terraço do Café à Noite (Place du Forum, Arles, à Noite) - Vincent van Gogh, 1888 - Museu Kröller-Müller

Terraço do Café à Noite, cujo nome completo é O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite, é uma das mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh.

Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo.

O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

A tela Terraço do Café à Noite foi finalizada em setembro de 1888, sete meses após a chegada de Vincent à cidade de Arles, no sul da França, vindo de Paris. Como o próprio pintor observou em uma carta dirigida à sua irmã Wilhemina, embora se trate de uma paisagem noturna, caracteriza-se pelo uso de cores mais vivas.

Podem ser encontradas semelhanças, principalmente em relação à perspectiva e ao uso das cores, com Avenida Clichy: Cinco Horas da Tarde, obra de 1887 do francês Louis Anquetin. De fato, os dois artistas conviveram durante um tempo em Paris, onde travaram amizade e influenciaram-se mutuamente no desenvolvimento de diferentes técnicas de pintura.

A tela costuma ser comparada com outras duas de Van Gogh que também retratam um céu estrelado: Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888) e A Noite Estrelada (1889). O mesmo vale, também, para o seu Retrato de Eugene Boch (1888).

Ainda hoje o café da pintura pode ser encontrado no mesmo local, sob o nome de “Café Van Gogh”. No início dos anos 90, sua fachada foi pintada em tons de verde e amarelo, aproximando-a da forma com que é vista no quadro.

Outras leituras do café por Van Gogh
Night Cafe by Vincent Van Gogh

Van Gogh - Agostina Segatori Sitting in the Café du Tambourin, 1887

O novo mundo que Van Gogh foi encontrar em Paris permitiu-lhe tomar contacto com artistas como François Millet e Delacroix; Conheceu Toulouse-Lautrec, que tinha um particular gosto em retratar a vida dos Cafés parisienses.

Agostina Segatori era a propietária do Café du Tamburin no Boulevard de Clichy, onde Van Gogh terá exposto pela primeira vez os seus trabalhos, em Paris. Apesar de com ela ter tido um affaire, terá pago em quadros de motivos florais as refeições que fazia no Café.

Café Van Gogh

Doce como uma maçã do amor comprada num parque de diversões, "Café Van Gogh" é um livro, de CYNTIA RYLANT, dedicado para crianças e adultos, a fim de se deliciarem com a magia que o livro contem. O Café Van Gogh é um lugar recheado de acontecimentos extraordinários. Nele todos os dias são mágicos. A chegada de um gambá, de crianças, jovens, velhos. Tudo é fascinante. Saborei "Café Van Gogh" e se deixe levarpelno embalo e sonoridade das palavras que o preenche.

Cafés Van Gogh:
Van Goghs Ear Café
Café Van Gogh
Van Gogh Madrid
Van Gogh Coffeehouse
Bar/Pub Van Gogh

Nenhum comentário:

Postar um comentário