Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Concurso de Desenhos e Redações


Concurso
Todas as escolas que fazem parte do “Café na merenda, saúde na escola” participam de um concurso de redação e desenho que acontece anualmente e integra o programa. Em 2008, o concurso foi lançado no mês de junho e os alunos tiveram até o dia 20 de setembro para entregar os desenhos e redações produzidas com base no tema: “Imigrantes Japoneses da lavoura ao café”.

Para auxiliar os alunos, a ABIC forneceu exemplares do livro Arroz e Café - O Menino Japonês, da Editora Ilelis, escrito por Neir Ilelis e ilustrado em forma de mangá por Açunciara Aizawa Silva. Outro material fornecido para pesquisa foi uma reportagem da revista Espresso, Edição nº 20 - Junho/Julho/Agosto 2008, com o título: Uma árvore de ouro entre duas nações. A reportagem traz um resumo sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Para milhares de crianças brasileiras a primeira e muitas vezes a principal refeição do dia é uma mistura de café com farinha ou leite. Somada a força e a perseverança, estas crianças sobrevivem saudáveis e podem servir de exemplo para outras, ao vencerem na vida, apesar de tudo e de todos. Mas assegurar uma boa nutrição, principalmente a infantil é o maior compromisso social de toda nação.

Muitas crianças com fome são esquecidas em detrimento da preservação de árvores, da natureza e de animais selvagens, todas partes da bela natureza e do meio ambiente. Para milhares de crianças brasileiras a primeira e muitas vezes a principal refeição do dia é uma mistura de café com farinha ou leite.

Somada a força e a perseverança, estas crianças sobrevivem saudáveis e podem servir de exemplo para outras, ao vencerem na vida, apesar de tudo e de todos. Mas assegurar uma boa nutrição, principalmente a infantil é o maior compromisso social de toda nação. Muitas crianças com fome são esquecidas em detrimento da preservação de árvores, da natureza e de animais selvagens, todas partes da bela natureza e do meio ambiente.

A ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, junto a indústrias associadas patrocinadoras do programa "Café na Merenda, Saúde na Escola", promoveu o Concurso de Redação e Desenho com o tema "Imigrantes Japoneses na Lavoura de Café".

O objetivo do concurso é desenvolver o pensamento, a curiosidade, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos de escolas públicas e privadas que participam do programa, além de homenagear o centenário da imigração japonesa ao Brasil.

Em 2008 participaram três escolas que, juntas, somam 1.800 alunos: Centro Educacional Sesi, em Campinas (SP), com patrocínio do Café Canecão; a Escola Estadual Bom Jesus, em Uberlândia (MG), patrocinada pela Indústria de Café Icatril, marca Cajubá; e a Escola Municipal de Educação Infantil Jorge Amado, de Araçariguama (SP), que tem como patrocinadora a Mitsui Alimentos.

O concurso foi realizado em três níveis: Categoria I - Desenho, para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental; Categoria II - Redação, para alunos da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental; Categoria III - Redação, para alunos da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.

Como prêmios, o primeiro colocado na Categoria I ganhou uma bicicleta e os vencedores das categorias II e III uma câmera fotográfica digital cada. Cada escola participante recebeu um aparelho de DVD e um televisor 20' para serem utilizados nas atividades escolares.

Fonte: Aqui!



Mais notícias aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário