Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Revolução Francesa no Café Foy

Le Grand Café Foy

Foi no Le Grand Café Foy, em 12 de julho de 1789, que o advogado, jornalista e revolucionário francês Camille Desmoulins fez um discurso conclamando o povo a pegar em armas e colocar a Revolução Francesa em prática, e iniciou a tomada da Bastilha, engatilhando a Revolução Francesa.

Camille Desmoulins gritou para a multidão: - Amigos, precisamos de um símbolo em torno do qual cerremos fileiras. Que sejam verdes os nossos laços – da cor da esperança. “Num abrir e fechar de olhos, são arrancadas as folhas das árvores, arrastadas para as ruas as fitas verdes das casas comerciais – os primeiros laços da Grande Revolução. Desmoulins pula na mesa (de onde discursava, na porta do Café du Foy); carrega-no em triunfo, ele chora de felicidade incontida.

O sentimentalismo francês anda às soltas (...) Mulheres costuram laços; entrementes, constatou-se que verde é a cor dum príncipe de linhagem, que até se queixou à Câmara Municipal. O povo lança mão das cores da cidade de Paris – azul e encarnado – e dá-lhes um fundo branco: está lançada a bandeira tricolor. A revolução enche-se de emblemas e símbolos – aux armes, lança, laço”.

Os franceses sempre defenderam as casas de café como "locais onde se tinha o direito de ler todos os jornais, fossem estes contra ou a favor do governo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário