Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Alemães criam a xícara de café perfeita


Utensílio é projetado para manter a bebida na temperatura correta pelo maior tempo possível

Pesquisadores do Instituto Fraunhoffer, na Alemanha, desenvolveram um novo tipo de xícara que pode revolucionar o ritual de saborear uma xícara de café, indispensável no nosso dia-a-dia. O utensílio foi projetado para manter a bebida na temperatura ideal para o consumo pelo maior tempo possível. O segredo está em no uso de “Phase Change Materials” (PCM), substâncias que mudam de estado físico (de sólido para líquido, por exemplo) sob determinadas temperaturas.

Segundo o jornal alemão Spiegel, os pesquisadores estabeleceram que a temperatura ideal para o consumo de bebidas quentes, como café ou chá, é de 58 graus Celsius. Portanto uma caneca “oca” de porcelana foi construída e o interior de suas paredes forrado com uma colméia de alumínio preenchida com PCM que se liquefaz exatamente a esta temperatura.

Ao colocar a bebida quente na caneca, o PCM começa a absorver calor, resfriando a bebida até que chegue ao ponto de liquefação de 58 graus. A partir daí o PCM para de absorver o calor e começa a liberá-lo lentamente de volta à bebida. Com isso, a temperatura se mantém estável e o café fica “no ponto” para consumo por mais tempo.

De acordo com Klaus Sedlbauer, chefe do departamento que conduziu a pesquisa, em condições ideais a temperatura poderá ser mantida por um período entre 20 a 30 minutos. O pesquisador informa que a técnica também pode ser usada para bebidas frias, é apenas uma questão de encontrar o PCM que se liquefaça, por exemplo, a 7 graus (a temperatura ideal para cerveja).

O instituto já está trabalhando com empresas interessadas em comercializar a invenção, que ainda não tem data para chegar ao mercado nem preço estimado.

Fonte: Antonio Blanc - Aqui


A xícara de café perfeita
Estas xícaras ganharam, no ano passado, o IF Design Product Award, um dos 3 maiores prêmios de design no mundo, com mais de 50 anos de tradição. Anualmente são mais de 2.700 produtos, de 35 países, tentando levar este prêmio pra casa.

Fabricadas por uma empresa dinamarquesa chamada Bodum, especializada em produtos para mesa e cozinha, as xícaras são de vidro borossilicato e possuem parede dupla. A tecnologia empregada faz com que o conteúdo da xícara — seja ele quente ou frio — fique isolado da parte externa por uma fina camada de vácuo, o que diminui consideravelmente a troca de calor com o ambiente e mantém seu café quentinho do primeiro ao último gole (e sem queimar seus dedos!).

A dúvida é: o prazer de tomar café quentinho, do primeiro ao último gole, sem queimar os dedos, vale US$ 40,00 o par?

Nenhum comentário:

Postar um comentário