Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Café para os Alemães

Espresso, cappuccino, café machiato, café au lait... É cada vez maior o número de alemães que preferem saborear os diferentes tipos de café em casa, o preparo variado da bebida impulsionou no país a venda dos grãos usados para o espresso e outras bebidas a base de café. A mania surgiu com a chegada dos coffee-shops ao país, e aos poucos tem invadido a cozinha das casas


Beber café na Alemanha é uma tradição de longa data. O café da manhã se compõe de café (leite/chocolate), pão com presunto, mel, rodelas de carne cozida, queijo e um ovo cozido. Os alemães são orgulhosos de seus queijos e as salsichas e presuntos de Alemanha alcançaram fama internacional, em particular a Frankfurter e o presunto de Vestefália, mas existem dezenas de variedades regionais igualmente saborosas embora não sejam tão conhecidas. O melhor lugar para encontrar todo tipo de salsichas e queijos é nas feiras livres de cada cidade.

É comum que nos domingos à tarde se tome um Kaffee und Kuchen (café e bolo). Sim, os alemães têm, geralmente, o seus coffee break na parte da tarde. Assim como no Brasil é comum a Pausa para o Café é muito comum nas casas da Alemanha e mesmo no trabalho. A Pausa do Café e Bolo (Kaffee und Kuchen). É geralmente entre as 15 e 16 horas, e é servido café, chá, bolo e torta. O café é meio aguado e geralmente servido em uns copões. A Torte é um bolo com cobertura, recheio e tudo o quem tem direito, já o Kuchen geralmente é mais simples sem cremes.

O famoso Kaffee und Kuchen à tarde... ...é um ritual indispensável nos finais de semana para muitos alemães. Esta tradição social além de facilitar a aproximação das pessoas entre seus colegas e vizinhos, tornou-se ainda mais agradável pela variedade de apetitosos bolos, biscoitos, doces e delícias assadas que este momento "exige".

A Alemanha tem uma confeitaria maravilhosa e adora os seus doces. Além do tradicional café ao fim das refeições, o alemão costuma muitas vezes fazer uma pausa para saborear um doce, uma Floresta negra, digamos, com café. É a kaffeeklatsch, o café da tarde. Na Alemanha é comum o café com leite condensado, ou creme de leite.

Calcula-se que por ano cada alemão consuma em média 6,7 quilos de café, o equivalente a quatro xícaras diárias. Já o consumo brasileiro é bem inferior, de apenas 3 quilos de café per capita ao ano.


Aprenda mais sobre os usos e costumes do café pelo mundo lendo o post "O Café Para Os Brasileiros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário