Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cafés da Austria

Em Viena, capital da Áustria e centro cultural e político do país, tradicionalmente, se diz que os cafés vienenses têm a sua origem direta nos sacos dos desconhecidos feijões verdes abandonados pelos turcos, após a sua derrota na Batalha de Viena de 1683. Todos os sacos de café (o tal feijão verde) foram entregues ao rei polaco vitorioso Jan III Sobieski que, por sua vez, os ofereceu a um de seus oficiais, Franciszek Jerzy Kulczycki. Kulczycki abriu o primeiro café em Viena com este primeiro lote.

Os vienenses conheceram o café através dos turcos. Todavia, achavam o café turco amargo. Na busca de um sabor melhor, as casas de café de Viena introduziram inovações como o primeiro café filtrado e a adição pioneira de natas ao café. Esta última, conhecida em Viena desde o século XVIII, ficou famosa em todo o mundo com o nome de Café Vienense. Para preparar esta tradicional especialidade de café, coloque num copo de vidro típico 2 espressos e duas partes de leite vaporizado previamente preparado. Cubra tudo com uma enorme roseta de chantilly e, antes de servir, polvilhe com chocolate em pó.

Para muitos, a história da fundação do primeiro café de Europa por Kulczycki é vista com muito ceticismo. É possível que este tenha sido o primeiro café de Viena, mas não da Europa.


Viena, Café Griensteidl, 1990

Café tradicional de Viena, Áustria
As senhoras não eram permitidas nos cafés. Em um renomado café parisiense de c. 1700, os cavalheiros penduram seus chapéus em Pegs e sentam-se nas mesas communais longas com papéis e instrumentos da escrita. As xícaras de café são variados em um fogo aberto, com um caldeirão suspenso da água fervendo. A única mulher que cuja presença é permitida, separada decentemente em uma cabine, da qual ela entrega o café em copos altos.

Curiosidades e Notícias:
Dica de café e confeitaria em Viena, por George Vidor . Diz a lenda que os austríacos conhecem pelo menos duzentas receitas diferentes envolvendo café. Seja como for, os cafés vienenses ficaram famosos pelo mundo. E as confeitarias também (na França, os pequenos doces e tortas vendidos em confeitarias e padarias também são chamados de "vienenses").

Cidade da Música e casa de Mozart, Beethoven e Schubert, Viena ainda oferece casas de café com especialidades culinárias, que além dos diversos tipos de café tem acompanhamentos como Sachertorte (bolo de chocolate) e Schnitzel (escalope à moda de Viena) que estão entre as melhores coisas para aproveitar em Viena.

- Receita de Sachertorte

- Receita de Schnitzel

Nenhum comentário:

Postar um comentário