Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Lassi" - Iogurte de Café

Em junho/2009 a EMBRAPA apresentou num shopping de Brasília o iogurte de café... uma novidade ao paladar brasileiro. Algo parecido foi lançado em 2006 no Japão, segundo o Wikinotícias. Pra mim esta receita é uma variante de "Lassi", a refrescante bebida de iogurte dos restaurantes indianos feita à base de iogurte e água e outros ingredientes para dar sabor, como açúcar, canela, limão. Seja fruto da mistura de ingredientes japonêses, chineses, europeus, indianos... a bebida pode muito bem ser aculturada a nossa culinária brasileira.


Iogurte sabor café é novidade em shopping de Brasília
O iogurte sabor café , novidade que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apresentou aos visitantes do novo Shopping Boulevard, em Brasília, foi desenvolvido pela pesquisadora em tecnologia de alimentos da Embrapa Clima Temperado, Ana Cristina Richter Krolow, e degustado pelo público em junho/2009, no estande da Embrapa café, montado dentro do shopping, na Asa Norte.

A novidade é uma ótima opção para as pessoas que gostam de iogurte e também de café. O objetivo do desenvolvimento do produto, segundo a pesquisadora, foi aumentar o consumo de iogurtes, especialmente entre o público adulto. O produto alia os benefícios do iogurte e também do café à saúde humana, além de trazer o sabor dessa que é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, logo atrás da água.

A bebida desenvolvida pela Embrapa agradou públicos adulto e infantil. Os frequentadores puderam degustar o iogurte sabor café, desenvolvido pela empresa, sendo Brasília a primeira cidade a receber oficialmente o produto. A novidade é uma ótima opção para as pessoas que gostam de iogurte e também de café.

Segundo a pesquisadora, o produto foi desenvolvido para aumentar o consumo de iogurtes, especialmente entre o público adulto. "Faltam opções de sabores para esse público", explica AnaCristina Richter. Mas parece que o público infantil também aprovou o novo sabor, segundo Cristina. "As crianças que experimentaram pediram para repetir". O iogurte é integral e disponibilizado de forma líquida. A pesquisadora conta que também pode ser feito na forma mais cremosa e que já está sendo feito o estudo para chegar na fórmula para disponibilizar o produto desnatado.

"Fizemos um teste e descobrimos que a fórmula vai ser diferente do integral", conta Ana. De acordo com a pesquisadora, o produto é ideal para pessoas que gostam de tomar café. "Já tiveram pessoas que comentaram que trocariam o café no trabalho pelo iogurte". A idéia da novidade surgiu dentro do laboratório da Embrapa Clima Temperado. "Um pesquisador comentou que existia o produto na Itália, ficamos interessados e resolvemos tentar fazer".

O trabalho começou em 2007 e desde então não parou. Várias formulações foram feitas para chegar no ponto certo do café. "Foi preciso chegar ao equilíbrio", explica. Mas com relação ao tipo de café, ela não revelou nada, pois diz ser segredo.

Brasília foi a primeira cidade a receber oficialmente o produto, que já tinha sido apresentado antes na Feira Nacional do Doce (Fenadoce). Durante a degustação, na semana passado, foram disponibilizados 30 litros do produto. "A cidade é uma concentração de diferentes regiões e etnias. Não tinha lugar melhor", revela feliz a pesquisadora. Segundo Ana, estão sendo feitas negociações para a industrialização do produto, que está em breve nas prateleiras dos supermercados.

BENEFÍCIOS
O estande da Embrapa Café, localizado no shopping também trouxe aos visitantes informações interessantes. O produto alia os benefícios do iogurte e também do café à saúde humana como o potencial oxidante e a absorção de cálcio, além de trazer o sabor do café que é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, logo atrás da água. Estudos feitos pela Embrapa Café já mostram que o café pode fazer bem ao coração, evita a depressão, estimula o aprendizado, ajuda a controlar crianças hiperativas e até pode ajudar em dietas para emagrecimento.

O café contém apenas 1 a 2,5% de cafeína, substância mais conhecida presente no grão. É a cafeína que produz o efeito estimulante, mas o café possui ainda em maior quantidade diversas outras substâncias importantes para o organismo humano, tais como: minerais, aminoácidos, lipídios, açúcares, vitamina do complexo B, além dos ácidos clorogênicos, que ajudam na remoção dos radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce dos tecidos.

O iogurte contém bastantes microrganismos que facilitam a digestão o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais; aumenta a longevidade, possui propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Seu consumo regula o sistema imunológico, é uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.



"Lassi" - Iogurte de Café
Ingredientes
350 ml de café frio
350 ml de iogurte natural
4 colheres de chá de açúcar
canela moída a gosto
Preparo:
Misture todos os ingredientes num misturador.
Misture até estar cremoso.
Sirva salpicado com canela
ou decore com frutas e cobertura de sua preferência.
Rendimento:
Para 2 pessoas

Receita de Iogurte sabor café
Por Celina Ribeiro
Ingredientes
•5 colheres (sopa) de casca de limão
•4 xícaras (chá) de água
•1/2 copo de iogurte
•1/2 xícara (chá) de leite
•1/2 xícara (chá) de café
•1 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
•Lave bem os limões e descasque-os.
•Com as cascas e a água, faça um chá.
•Deixe ferver até reduzir a 2 1/2 xícaras de chá.
•Coe e deixe esfriar.
•Bata no liquidificador com os demais ingredientes.
•Sirva gelado.
Rendimento:5 porções

Iogurte de Frutos Secos e Cappuccino
Ingredientes
4 colheres de Cappuccino
350 ml de iogurte natural
100g de frutos secos
(pode usar barra de cereais com frutos secos)
canela moída a gosto
Preparo:
Misture todos os ingredientes num misturador.
Misture até estar cremoso.

Outras ideias:
1 - Bolo diet de iogurte e café


2 - Semifrio de iogurte e café


3 - Iogurte "glacê" com café


4 - Bolo de Nozes, Café e Iogurte


5 - Flan de cappuccino light

Nenhum comentário:

Postar um comentário