Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cafés Argentinos

Não é só café que se toma nos estabelecimentos que levam esse nome. Pode-se almoçar, provando um dos diversos pratos argentinos, jantar, beber ou beliscar petiscos, conhecidos por picadas.

foto, Café de Garcia

Serviço de cafés argentinos se expande para além da xícara
por CLÁUDIA DIANNI - da Folha de S.Paulo, de Buenos Aires

Se quiser tomar café à tarde, pegue o seu amigo, livro ou jornal, entre no clima da cidade e aprenda a fazer o seu pedido como quase todos os portenhos. Se quiser tomar o seu café com um pouquinho de leite, diga ao garçom que quer um cortado. Mas, se preferir leite com um tiquinho de café, peça uma lágrima.


Imperdível mesmo é o submarino, um chocolate quente, mas seu preparo é diferente. Joga-se uma barra de chocolate meio amargo em um copo com leite bem quente. Demora um pouco para a barra derreter e dissolver no leite. Mas o reconforto causado pela bebida compensa.

Para acompanhar o café, os portenhos degustam as "medialunas" (meia-luas ou metade da lua). São os croissants argentinos. As "medialunas" podem ser de "manteca" (manteiga), mais doces, ou de "grasa" (amanteigados), mais crocantes. Bastante populares são também os fininhos tostados de presunto e queijo de pão de miga (tipo de pão de forma que leva mais água na massa e é servido sem a casca). Receita da medialunas aqui.

No El Gato Negro, experimente o chá verde com mate cozido ou o café Calipso com licor Tia Maria, que podem acompanhar quadradinhos tortinhas doces, de maçã ou de coco.

No Richmond, a torta que leva o nome do café tem uma base de bolo de chocolate com musse e é recheada com morangos e creme.

Os churros com chocolate do Gran Café Tortoni estão entre os mais famosos da cidade. Famosa também é a sobremesa "leche merengada" (de sorvete de leite, creme, açúcar e claras batidas em neve com canela), também do Tortoni.

Se o objetivo não for tomar café, experimente a picada da casa do Bárbaro, com cerveja ou sidra tirada do barril na hora. No London City, um dos pratos mais populares é a costela de porco com purê de maçã. Os aperitivos mais pedidos do Café de Garcia, inaugurado em 1900, (proprietários Hugo e Ruben Garcia), para aqueles que querem ouvir um tango, jogar bilhar, tomando um café ou comendo uma deliciosa superpicada com a família e os amigos. As picadas são porções de peixes, lulas, verduras e salsichas carameladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário