Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tea Party no Green Dragon Coffee

Green Dragon Tavern era um centro comunitário utilizado como uma taberna e encontro, localizada na Rua da União, em Boston.



O edifício comprado pelo Lodge St. Andrews, em 1764, tinha um esquadro e compasso sobre a porta da frente e um dragão de cobre esverdeado pelo tempo. Embaixo era o Tavern (Green Dragon Tavern), usado por vários grupos secretos, se tornou conhecida pelos historiadores como "Sede da Revolução Americana."

Foi no Green Dragon, em Boston, que aconteceu o Boston Tea Party protesto dos colonos contra os ingleses, diante da tributação injusta do chá da East India Company. O chá viera em dobro, pois estava estragando nos armazens da Inglaterra, a idéia era impor aos colonos que estes não poderiam comprar qualquer outro chá, a não ser o da East India Company, e ainda que a despesa de transporte marítimo fosse paga meio-a-meio entre o rei e os comerciantes.


Green Dragon Coffee

Em 1773, o Parlamento inglês concedeu o monopólio do comércio do chá à Companhia das Índias Orientais, da qual muitas personalidades inglesas possuíam ações. Os comerciantes rebeldes norte-americanos que se sentiram prejudicados disfarçaram-se de índios peles-vermelhas, assaltaram os navios da companhia que estavam no porto de Boston e lançaram o carregamento de chá ao mar. Começou na Taverna Green Dragon. Se um homem pedisse chá, ele era um conservador. Se ele pedisse café, ele era um patriota. O café se tornou não só a bebida preferida, mas ligada ao patriotismo.

A Inglaterra reagiu de imediato com um conjunto de leis que os americanos chamaram de "Leis Intoleráveis"(1774): fechamento do porto de Boston; indenização à companhia prejudicada e o julgamento dos envolvidos, na Inglaterra. As reações dos colonos foram, de início, exaltadas, mas pacíficas: exigiram o direito de eleger representantes para o Parlamento de Londres, passando depois a atos de boicote às mercadorias inglesas.

Esta guerra econômica desencadeou motins que forçaram o governo inglês a alguns recuos, que contudo não satisfizeram os colonos. O conflito agravou-se com a presença de tropas enviadas para conter os protestos. Como resposta, em 1774 os representantes das colônias americanas, exceto Geórgia, enviaram seus delegados a Filadélfia, num primeiro Congresso Continental que, a partir daí, embora com divergências no seu seio, foi a voz política dos colonos.

Em 1774, houve o 1º Congresso Continental de Filadélfia, onde se resolveu acabar com o comércio com a Inglaterra enquanto não se restabelecessem os direitos anteriores a 1763. O mesmo Congresso também redigiu e divulgou uma Declaração de Direitos.

A atual Green Dragon Tavern está localizado na rua Marshall 11, em Bostom. A sua publicidade afirma que é o "quartel general da revolução", embora a sua relação com o pub original demolido, não seja imediatamente aparente.



Merchant's Coffee House
Com o advento da Guerra Revolucionária, os cafés logo se tornaram o lugar preferido de encontro do recém-formado Congresso Continental. O mais famoso café casa do tempo foi o Merchant's Coffee House, em Filadélfia, também conhecida como a Cidade Tavern. Foi lá onde a Declaração da Independência foi o primeiro ler em voz alta para o público.



Foram tantas as revoluções iniciadas em Casas de Café, que o Rei Charles II da Inglaterra em resposta aos desafetos e dos escândalos sobre o café, além do distúrbio da paz e da tranqüilidade do reino, proibiu o funcionamento de todos os cafés do Reino Unido.

A Causa de Tantas Histórias: O Café, conhecido por impulsionar as ideias e despertar as mais originais e revolucionárias manifestações sócio-política de todas as épocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário