Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Café para os Espanhóis

Cada país tem a sua forma de tomar o seu café da manhã. Para os esponhóis o desayunar (tomar café-da-manhã) se compõe de: frutas, laticíneos, fibras... É uma refección (refeição) balanceada, com o objetivo de garantir energia suficiente para as atividades para el día que empieza (o dia que começa) e admite inúmeras variações, de acordo com o paladar de cada um, bem como com as estações do ano.


Assim, num desayuno español típico temos zumo de naranja (suco de naranja), chocolate o café con leche, tostas de mermelada o queso (tostadas com geléia ou queijo), etc. Para os dias de inverno, churros con chocolate.

Em muitas cafeterías é comum existir um menú de desayuno (cardápio de café-da-manhã) sugerido pela casa. Em hoteles (hotéis), entretanto, não é praxe servir desayuno aos clientes, ao menos que seja pago separadamente.

A Espanha além do café gosta também da pausa para o café, como no Brasil. A paixão nacional é os tapas com vinhos, reuniões informais antes do almoço e jantar para provar uns tira-gostos e tomar alguma coisa, normalmente vinho. Mas o café, muitas vezes disputa com o vinho e outras bebidas o privilégio de acompanhar as discussões e conversas animadas desses intervalos.

Os espanhóis também terminam suas refeições com café e também o consomem no lanche da tarde, e na merenda. É bem comum, quase rotina, sete refeições (ligeiras ou substanciosas) por dia. E o café costuma acompanhá-las.

Sabe-se que os primeiros imigrantes espanhóis chegaram ao Brasil na década de 1880, crescendo a partir do século XX até 1930, quando mais de 700.000 mil espanhóis entraram no país com ajuda do governo do Estado de São Paulo na necessidade de pessoal para trabalhar nas colheitas de café, mas tomaram rumos diversos no Estado, tanto em locais como em atividades. Após anos de trabalho, adquiriram terras onde produziram café, milho, arroz, feijão e dedicaram-se a criação de gado.

Leia o post "Café Para os Ingleses" e fique por dentro dos usos e costumes do café pelo mundo, sempre a moda da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário