Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2009

Coffea por Marcos Piffer

A Revista V publicou na edição de Setembro de 2008, uma matéria de 6 páginas de autoria de Marcos Piffer sobre o café no Brasil, consequência do seu trabalho e do livro Coffea. Publicada pela Parágrafo Editora para a Volkswagen, a revista tem um belo projeto gráfico do Estúdio Chico Design, que também assina a direção de arte. A editora é a Raquel Alves, e Rosiane Moro é a diretora de redação. Além dessa matéria a revista traz entre outras uma ótima entrevista com o João Ubaldo Ribeiro, e o encontro entre Luis Fernando Veríssimo e o chef Guy Savoy em Paris. Vale a pena conferir!



Exposição COFFEA - ASIC 2008
A exposição COFFEA esteve durante a semana dos dias 14 a 19 de setembro na ASIC 2008 - 22nd International Conference on Coffee Science - em Campinas, SP. A mostra integra o espaço do Cyber Café da empresa Porto Santos/Illy.





O evento aconteceu no The Royal Palm Plaza Hotel Resort que se localiza na Av. Royal Palm Plaza, 227 - Jardim Nova California, Campinas/SP.

Ensei Uejo Neto, diretor do Specialty Coffee Bureau no Brasil e coordenador do portal Coffee Traveller, escreveu um artigo sobre o livro “COFFEA - O Café no Brasil no Século XXI”, de Marcos Piffer em seu portal: “Aos ‘loucos’ por café e arte: este é um livro de fotos simplesmente deslumbrante! Publicado pelo próprio Marcos Piffer, o livro, na realidade um impressionante acervo de belas fotos em profissionais Preto & Branco, é o resultado de mais de 50 viagens que ele realizou às mais diversas origens brasileiras de café desde 2003, quando realizou um trabalho fotográfico para uma empresa. Marcos centrou suas lentes e abriu foco basicamente em rostos, expressões das pessoas que fazem a saga do café. Sua primeira foto é justamente uma em que ele captou o mágico momento que antecede a floração, conhecida como ‘Fase Vela’, pois as pétalas, estimuladas pelo relógio biológico do cafeeiro, ganham um formato que lembram as antigas velas em castiçais. Isto é emblemático, pois sugere o início da saga que será apresentada ao longo de mais de 150 fotos. Da mesma forma, Marcos deu grande importância ao plantio do café, quando um dos grupos mais numerosos de fotos desfila, captando diferentes detalhes. Naturalmente, a colheita recebeu o maior destaque. [...] Com textos de Eduardo Carvalhaes Jr, Simonetta Persichetti e Soren Knudsen, o livro pode ser encontrado nas livrarias FNAC. São mais de 200 páginas, em formato 25 cm x 33 cm, com acabamento em alto luxo. Sem dúvida, algo para ter em sua estante.”
Comentário na íntegra.

A exposição COFFEA segue sua itinerância por todas as livrarias FNAC no Brasil; em agosto/2008 esteve no Museu do Café do Brasil, no edifício da Bolsa Oficial de Café, na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Santos. A exposição e o livro tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet - e o patrocínio das empresas Carbocloro S.A. Indústrias Químicas e Syngenta Proteção de Cultivos Ltda.

O livro Coffea é fruto de um projeto pessoal realizado por Marcos Piffer. A pesquisa durou 5 anos e traz fotos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rondônia e Paraná. Foram mais de 23 viagens e mais de 20.000 imagens para mostrar a vida das pessoas ainda ligadas à terra. O ensaio nas palavras da crítica de fotografia Simonetta Persichetti, que também assina um dos textos do livro, “transforma as várias formas de colheita manual em documento histórico e contorna a dura rotina do campo com traços de poesia”.


Marcos Assis Piffer (Santos/SP 1962) é arquiteto e urbanista de formação, mas fotógrafo de coração e profissão, um nome ligado a imagem da natureza, principalmente do litoral paulista, com livros já antológicos como “Santos, Roteiro Lírico e Poético” e “Litoral Norte”.
Piffer fotógrafo profissional há 16 anos, especializado em fotografias de natureza e arquitetura. Tem 3 livros publicados e já realizou várias exposições no Brasil e no exterior. Dedicou-se ao projeto fotográfico, sobre as pessoas que lidam com as lavouras de café. As imagens deste portfolio fazem parte deste projeto.(Casa da Cultura - Artes - Fotografia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário