Os espanhóis adoram o café. Então, se você estiver andando por Madrid e resolver dar uma paradinha para espairecer, você poderá escolher entre os muitos Cafés da Espanha, como o típico El Brillante (onde estão tomando café, lado a lado, as pessoas indo para o trabalho e os boêmios voltando da noitada), no Jamaica Coffee Shop, no último andar do El Corte Inglés ou no delicioso Vips (a joint-venture da Starbucks para o mercado espanhol).
O difícil será escolher entre café, café com leite ou o geladíssimo Mazagrán (suco de café gelado, limão, açúcar) da tórrida e movimentada Valência. Em quesito de aroma, sabor e apresentação, tanto faz, o fato é que ésta experiência constará, com certeza, no rol de suas melhores lembranças da viagem a Espanha.
As cafeterias, parente distante da nossa "antiga" padaria, são parecidas em algumas coisas e diferentes em outras. Parecidas porque é na cafetaria que as pessoas vão para bater um papinho ou dar uma paradinha no trabalho. Diferente porque num café espanhol as xícaras do cafezinho são maiores e também porque você sempre tem um lugar para sentar. Mesmo que você já tenha acabado seu café há 3 horas atrás pode continuar apenas sentado, conversando, lendo... Não se preocupe que o garçon não vai chegar com a frase “vai mais um cafezinho".
Mas as conversas, tanto nas padarias do Brasil, quando nos cafés espanhóis são universais: mulher/homem, futebol, dinheiro, a tourada de ontem, a unha encravada e por último, trabalho. O garçon (mozo) do café, por mais simples que seja, é sempre um profissional alinhadíssimo e engravatado. Mas se existe uma coisa que é totalmente diferente é a forma de pedir o café.
Quando entramos em um café, imediatamente aparece no balcão o garçon e pergunta “o que deseja?” A pessoa responde “um café, por favor”. Mas, percebe que o garçon olha fixamente para você e pergunta: “Solo...?” (só?).
Então você começa a pensar que o garçon está sugerindo algo para acompanhar o café. Você fica pensando naquele pão doce com aquela crostazinha de glace branca e creme amarelo que existe nas padarias do Brasil. Mas como nem na Espanha e nem nas Ilhas Virgens tem este pão doce, e ainda por cima lá fora está frio, resolve pedir a porçãozinha de churros, uma paixão nacional encontrados por toda a Espanha.
Em uma cafeteria da Espanha você encontra pão e outras coisas para o café da manhã. Um lanche típico espanhol são os churros (cilindros de massa fritos). Você pode se sentar no balcão e ser servido à mesa.
É comum dar gorjeta ao garçom, mas em geral bastam algumas moedas. E o garçon, depois de trazer os churros repete novamente sem ainda ter trazido o café: “solo?” Será que o garçon acha que você está magro e precisa comer mais? Será que... Já preocupado e pensando em ir a outra cafetaria, escuta a pessoa ao lado falar: “Dois cafés, por favor”. E o garçon também pergunta a ela: “Solo?” E a pessoa que pediu o café responde: “Uno solo (um só) e o outro com leite”. E aí você descobre que na Espanha, sempre que pedir um cafezinho, tem que pedir “um café solo” (só), senão vai acabar levando um olé. Isso porque, uma grande maioria dos espanhóis pede “um café com leite”. E se você pedir somente "um café", o garçon sempre vai perguntar “solo”, para saber se não é com leite. Claro que os espanhóis adoram café, mas sempre acompanhado do “solo”.
O padrão é uma xícara pequena de café preto; se desejar algo diferente, deve especificar. Se quiser tomar chá com leite, peça té con leche. Se você pedir apenas "chá", é possível que lhe sirvam chá com limão.
Fonte: Aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário