Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cafés Italianos

A Europa já conhecia o café desde do século XVII, mas ele entrou mesmo no Continente a partir da primeira metade do século XVIII, provavelmente por Veneza, que comerciava bastante com os árabes e onde foi aberto o primeiro estabelecimento para vender o produto, o primeiro café, em 1645. Uma casa que se tornou popular rapidamente, ponto de encontro de músicos e homens de letras.

A designação “café veneziano” ficou sendo sinônimo de ponto de encontro de intelectuais.E o café chegou a Itália para ficar, apesar de tantas campanhas contra, principalmente de mulheres, que ficavam ciumentas com o fato dos maridos passarem mais tempos nos cafés. Chegaram a dizer que o café era uma “bebida do diabo” e o levaram ao papa para que este o condenasse. Mas o papa provou antes de dar o seu veredito e resolveu “batizar o café” para que Ele se tornasse “cristão”. Apenas uma das muitas histórias em torno do café.

O certo que a Itália se tornou uma adepta realmente fervorosa do café. Hoje em dia 30 milhões de italianos tomam uma média de três xícaras de café por dia. O dia também começa com um café, muitas vezes com um cappuccino, com creme. O italiano é muito exigente em relação ao café. Nos cafés italianos, a máquina dominou, o café espresso é realmente popular em toda península.


O café é amplamente servido nos restaurantes, bares e cafés. O caffé é um popular café forte servido em bares, enquanto o caffé hag é um tipo de café descafeinado. Depois, há o caffé lungo ou a longo café e os caffé ristretto. Outros lugares na Itália também servem o café espresso modificado com whipped nata, chamado caffé con panna.

No sul da Itália, em Nápoles serve-se o café espresso com açúcar, conhecido como caffé con zucchero. Outras variações de espresso incluir caffé corretto (com licor), caffé machiato, caffé latte, latte machiato e cappuccino. Piemonte região em torno de Turim tem um tradicional café chamado bicerìn. É um tipo especial de café, juntamente com caffé freddo (gelada ou café frio) e caffé Shakerato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário