Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Liberdade Ainda Que Tardia


Ambiente livre de Fumo: Direito de Todos. O cigarro atinge de forma semelhante a fumantes e não fumantes. Esta característica do cigarro transforma o hábito de fumar de questão pessoal em problema coletivo. Os fumantes passivos sofrem de irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, problemas alérgicos, e aumento de problemas cardíacos, como angina e elevação da pressão arterial. A longo prazo, observam-se a redução da capacidade funcional respiratória e o aumento do número de infecções respiratórias em crianças. Os fumantes passivos morrem duas vezes mais por câncer no pulmão do que as pessoas não submetidas à poluição pela fumaça do cigarro.


Livre-se do Cigarro até o Final deste Ano

Para te ajudar a abandonar o cigarro, a pneumologista da Avir Saúde Educação e Tratamento do Tabagismo, Camille Rodrigues, montou um calendário. A seguir, você confere conselhos diários para se ver livre do cigarro até o final deste ano.

De 29 de agosto a 30 de setembro: monte uma lista com as marcas de cigarro que você mais gosta. Reflita sobre os fatores que te motivam a parar de fumar e os motivos que dificultam a conquista deste objetivo. Diminua gradualmente o número de cigarros diários até chegar à metade. Perceba como você fuma por automatismo, sem que sinta realmente a necessidade de fumar. Inicie a despedida do cigarro.

De 01 de outubro a 05 de novembro: peça aos colegas de trabalho, amigos e familiares que o auxiliem na luta contra o fumo. Peça para que eles não te ofereçam cigarros e não deixem maços espalhados pela casa ou local de trabalho. Estipule uma data para não fumar mais nenhum cigarro. Nos dias que antecederem a data marcada, realize uma cerimônia de despedida do cigarro. Afinal, depois de tantos anos tendo o cigarro como companhia, você tem o direito de se despedir dele. Faça uma cerimônia ao seu estilo e concretize a separação. Quando a data marcada chegar, jogue os cigarros fora e não tenha nenhum ao seu alcance. Escorregões podem acontecer com o cigarro a vista.

De 06 de novembro a 10 de dezembro: neste período, é comum aparecer aquela vontade intensa de fumar. Perceba, no entanto, que ela dura cerca de 1 minuto. Aproveite o tempinho para tomar um copo grande de água bem devagar. Logo você vai perceber que a vontade acabou. Gaste energia, caminhe, mantenha-se ocupado. Nas três primeiras semanas sem o cigarro, atente a situações que te lembrem ele, como a hora do cafezinho ou a reunião de amigos que fumam após o almoço. Estabeleça estratégias para estes momentos. Troque, por exemplo, o café por suco depois do almoço. Invista em sua nova rotina sem cigarros, adquirindo novas atividades e hobbies.

De 11 de dezembro a 31 de dezembro: é fase de notar os benefícios que você já tem com o afastamento do cigarro, como a melhora do fôlego e do sabor dos alimentos, o perfume que você passa pela manhã e sente o dia todo e a pele do rosto mais viçosa. Divida com amigos e familiares a sua nova conquista. Faça as contas do quanto economiza por semana sem o gasto com cigarros e dê um presente a si mesmo. Faça planos para um ano novo livre do vício. Na entrada de 2010, brinde a uma vida mais saudável.

  • Busque auxílio profissional
No site do Inca é possível encontrar uma cartilha chamada 'Você está querendo parar de fumar?' que esclarece muitas dúvidas. Você também pode encontrar no site outras informações de como encontrar ajuda para abandonar o vício. Se preferir informações por telefone, anote o número do Disque Saúde (0800611997) e dê o primeiro passo para deixar o tabagismo.

Afinal, o cigarro não faz mal apenas para a pele e para os cabelos, afeta o organismo como um todo e ainda prejudica os não-fumantes que convivem com quem fuma. Dê uma chance para você e para a sua saúde. Parar de fumar é uma decisão que só você pode tomar.


  • Deixando a fumaça para trás
Livre do hábito de fumar, o organismo humano vai recuperando suas funções normais, minuto a minuto. Acompanhe a cronologia da desintoxicação:

20 minutos:
Diminui a pressão sangüínea e cardíaca.

8 horas:
Os teores de monóxido de carbono começam a apresentar valores normais. O oxigênio no sangue aumenta lentamente.

2 dias:
Melhora a circulação. Os terminais nervosos ficam normalizados.

2 semanas:
O exercício físico é feito com maior facilidade. A função pulmonar aumenta 30%.

1 a 9 meses:
A tosse, a sinusite e a dificuldade respiratória diminuem. Aumenta a capacidade para reagir às infecções dos brônquios.

1 ano:
O risco coronariano diminui 50%.

5 anos:
A incidência de morte por câncer de pulmão fica reduzida à metade.

10 anos:
A mortalidade por câncer de pulmão adquire os mesmos índices que a dos não-fumantes.

15 anos:
O risco coronariano alcança o mesmo índice dos não-fumantes.



O Blog Café com a Beth adverte: Fumar faz mal a Saúde. Tanto a saúde sua quanto a dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário