Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2009

Mc Café com a Beth

Fui ao Mc Café localizado no Novo Shopping, Ribeirão Preto/SP, a primeira vez com meu pai lá pedimos apenas o café com leite. Eu estava esgotada dias sem dormir direito devido uma tosse persistente e depois uma viagem de 10 horas de ônibus do Mato Grosso do Sul até aqui, depois de um banho a ída ao shopping era inevitável assim como beberiscar um café. Apesar da xícara ser minúscula (pro meu gosto) o café com leite estava uma delícia. Úm quadradinho de chocolate menta acompanha o café. A segunda vez que fui lá estava sozinha e também pedi um cafezinho com leite...

O Mc Café:


Seguindo as novas tendências do mercado internacional, as redes de fast food estão incluindo no cardápio alimentos que fazem parte do café da manhã. No começo da década de 90, a rede de alimentação rápida McDonald’s começou a perceber que em muitos países, o hábito de tomar café expresso em cafeterias, com ambientes aconchegantes, estava se tornando uma nova experiência, acompanhada de tantos outros produtos deliciosos. Foi então que a gigante americana resolveu entrar neste lucrativo mercado por uma razão muito forte: as margens nas cafeterias são maiores do que as obtidas com os sanduíches.

O primeiro McCafé foi aberto em 1993, na cidade de Melbourne, na Austrália, e ficou famoso por oferecer pão quentinho a toda hora, acompanhado pelos espressos, com a proposta de oferecer aos consumidores habituais novos produtos e serviços no ambiente dos restaurantes da rede de alimentação rápida McDonald’s, valorizando ainda mais a experiência dos consumidores no local.

Inspirado nos tradicionais cafés europeus (lembrando um bistrô), era um ambiente diferenciado, moderno e acolhedor, com decoração arrojada, que pretendia atrair um público mais velho que o dos restaurantes tradicionais da rede. Ocupava áreas anexas aos restaurantes, mas com identidade própria. Além de cafés quentes e gelados, sodas italianas, chás, chocolates, oferecia um cardápio requintado e com opções variadas a qualquer hora do dia como croissants, sobremesas e salgados. Em 1995 a empresa começou a testar o novo conceito em alguns países da Europa como Portugal.

No Brasil, o primeiro McCAFÉ foi inaugurado em São Paulo, na Avenida Paulista, em agosto de 2000. Em nove anos de Brasil as unidades passaram de três para mais de 50, comprovando o enorme sucesso das cafeterias no mercado brasileiro. Somente em 2001 este conceito foi implantado nos Estados Unidos, inaugurando a primeira loja no dia 21 de maio na cidade de Chicago, estado de Illinois. Apesar do mercado americano ser o maior para a rede McDonald’s, as unidades do McCAFÉ, cerca de 400, tem encontrado incrível dificuldade para se firmar no país em virtude da agressiva concorrência da rede Starbucks. No ano seguinte, em 2002, o McCAFÉ já estava presente em 13 países, e, em 2003, contava com mais de 600 lojas espalhadas pelo mundo. Nos anos seguintes outras unidades foram sendo inauguradas, e muitos países ganharam a novidade. Em 2007, a rede ingressou no cobiçado mercado japonês.

Recentemente, no Brasil, a rede começou a experimentar um novo formato de loja chamada McCAFÉ EXPRESSO, que oferece alguns dos principais produtos do requintado cardápio do McCAFÉ, em espaços reduzidos, mas com a mesma qualidade e atendimento de primeira. Apesar da dificuldade encontrada no mercado americano, o sucesso pelo mundo foi tanto que atualmente o McCAFÉ é a segunda maior rede de cafeterias do planeta.

Todas as suas lojas com ambiente moderno e acolhedor são localizadas em áreas anexas aos restaurantes McDonald’s. As unidades são freqüentadas por um público bastante amplo, desde mulheres que queiram se reunir com amigas, famílias e executivos que utilizam a cafeteria para pequenas reuniões, para acessar internet sem fio – disponível em quase todas as lojas da rede. Muitas unidades ainda oferecem jornais e revistas para leitura.

O cardápio do McCAFÉ, além do café tipo gourmet, produzido com 100% grãos do tipo arábico, considerado um dos mais nobres do mundo, e das bebidas compostas a partir do produto como cappuccinos, café crocante e frappés, é composto por uma variedade de itens preparados com exclusividade, com opções de bebidas, salgados (tortas e croissants), doces (cheesecake, brownies, muffins e cookies) e bebidas geladas (Sodas Italianas). O cardápio brasileiro conta com algumas exclusividades como o pão de queijo, as bebidas quentes Chocolachic e Submarino, e os doces Cone de Iogurte com Frutas, Cone de Gianduia, Tiramissu e Quadrado de Maracujá.

Atualmente são mais de 1.400 McCAFÉ no mundo, presentes em mais de 30 países. Na América Latina são mais de 200 unidades, distribuídos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Costa Rica, Panamá e México, e na Europa mais de 500, principalmente na Alemanha e Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário