Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Selo com Aroma de Café

Será que nos correios ainda encontramos destes selos com aroma de café?

O aroma pode durar até cinco anos

Correios do Brasil lançam selo com aroma de café
O cheiro do cafezinho brasileiro pode ser enviado pelo correio e sentido por pessoas do outro lado do mundo.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou no dia 7 de dezembro de 2001 um selo especial com aroma de café. O selo custou R$1,30 ou US$0,53 usado para o envio de correspondência internacional. Foram emitidos 3.600.000.

A idéia é divulgar o café brasileiro, que vem perdendo mercado para o café da Colômbia, país que gasta muito com a promoção do seu produto.

O selo brasileiro foi impresso na Casa da Moeda; a essência de café foi feita por uma empresa particular usando uma tecnologia especial para garantir a durabilidade do aroma.

Microcápsulas

"O grão de café maduro é torrado, moído e filtrado sob pressão", explica Alvaro de Oliveira Soares, diretor de produção da Casa da Moeda do Brasil."Os filtros por onde passam o café ficam saturados de aroma e passam por um processo chamado turbilhonamento. É como um liquidificador gigante a uma grande velocidade".

O processo cria microcápsulas, cheias de um líquido com aroma saturado de café. Elas são misturadas com um verniz transparente que é levado para a máquina de impressão offset da Casa da Moeda.

Café brasileiro vem perdendo espaço para o colombiano

"Depois de impresso, o selo recebe uma camada desse verniz transparente, que contém as microcápsulas, invisíveis. Quando o selo é distribuído, ele já sai com o cheirinho".

Os especialistas que participam do processo de criação do selo acreditam que o aroma de café dure de três a cinco anos. Mas cada vez que alguém quiser ter a sensação de estar apreciando um cafezinho no Brasil, basta friccionar o selo, estourando as microcápsulas para liberar um aroma mais forte.

Essa tecnologia já havia sido usada há dois anos, quando o correio brasileiro lançou um selo com cheiro de madeira queimada — uma forma de protesto contra o desmatamento da Amazônia.

Um selo impresso em 1999 tinha odor de madeira queimada

Os correios do Brasil, emitiram sob o tema Parques Nacionais-Prevenção a Incêndios Florestais 4 selos em 01/08/1999. Os selos foram feitos em papel reciclado e têm a particularidade de cheirarem a madeira queimada. "O selo das florestas foi um sucesso e ganhou até prêmios internacionais", diz Maria de Lourdes Fonseca, sub-chefe do departamento de Filatelia da ECT.

"Esperamos o mesmo êxito com o lançamento do selo com aroma de café, que divulga o hábito brasileiro de tomar um cafezinho."

Mais curiosidades sobre o mundo dos selos visite este blog aqui, destinado à Apresentação de Selos e Cartas de Todo o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário