Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Café para os Chineses

Na China o café está entrando agora. Temos que reconhecer que o chá é mais popular. Mas nada é imutável, os gostos podem mudar. Afinal, quem poderia pensar que o café iria sobrepujar o chá na Inglaterra. Pois bem, segundo notícia publicada no New York Times, atualmente o café é mais popular que o chá na Inglaterra. As vendas do café sobrepujaram as do chá...



Café avança no promissor mercado chinês
Segundo GILBERTO SCOFIELD JR. - Agência O Globo, Pequim (China)

Em 2001, segundo levantamento do governo de Pequim, a produção de café (concentrada na província sulista de Yunnan) somava 13 mil toneladas. Em 2007, era da ordem de 28 mil toneladas, uma alta de 115%. Além disso, a China importa anualmente mais de 10 mil toneladas de café de vários países, inclusive do Brasil, o que sugere um consumo anual em torno de 40 mil toneladas de café.

“As pessoas associam café a um produto sofisticado, e conheço muita gente que manda café de presente para outras pessoas”, diz o vice-presidente da Associação de Café da China, Zou Lei.

CURIOSIDADE:
*1* Em 2006 a Colômbia promoveu o café na China. A Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia abriu seu primeiro escritório na China, o mercado asiático com maiores projeções no consumo de café. (Brasil e Colômbia devem se unir para vender café na China)

*2* Em 2006 a empresa de Macau exportou café para China Continental. A Chinlumac, em colaboração com a Chip Seng Coffee, a maior empresa de café de Macau, quer entrar em força no mercado chinês. Quem o garante é o diretor executivo, Eduardo Ambrósio, que acrescenta que o segredo desta aposta está no café de Timor-Leste, de elevada qualidade e preço bastante competitivo.

A empresa, que já exporta para o sul da China Continental, quer aproveitar ao máximo a supressão de taxas alfandegárias sobre o café provindo de Macau prevista no terceiro suplemento do Acordo de Estreitamento das Relações Econômicas e Comerciais entre a China Continental e Macau (CEPA) e que entra em vigor no início de 2007.

*3* Em 2009, o Café português entra no mercado chinês. Se os chineses passassem a consumir só um quarto do café que os portugueses bebem, a indústria de torrefacção teria o futuro mais que assegurado, garantem os profissionais do setor.

"O consumo de café na China está ainda nos gramas. Há, de fato, um grande caminho a percorrer", diz Isménio Azevedo, um consultor da área que participou em Pequim da apresentação da marca "Olá Café". Trata-se de "um café de estilo europeu" fabricado em Macau pela SIM, uma empresa do grupo Vasco Pereira Coutinho, com matéria-prima importada sobretudo do Brasil.

Para encerrar esta volta ao mundo gastronômico com o café, deixo aqui registrado que, o Brasil produz um dos melhores cafés do mundo e nós podemos nos dar o prazer de saboreá-lo. Prestigie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário