Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2009

Em Busca do Grão Ideal

Lá no Blog Primeira Xícara do Gustavo Mansur, eu li sobre a busca do grão ideal... Só que tive que corrigir o nome do melhor barista 2008 nos Estados Unidos que segundo Mansur e de vários Ctrl+c e Ctrl+v de outros blogs é: Kevin Glanville, mas o correto é Kyle Glanville.

Kyle Glanville eleito o melhor barista 2008 nos Estados Unidos, agora tem a missão de visitar plantações de café ao redor do planeta em busca do grão ideal. Mais do que isso ele produz uma série de vídeos para a Boing Boing TV que promete ser um verdadeiro mergulho de conhecimento pelas principais regiões produtoras de café do planeta.

Sua primeira parada é no Brasil, na Fazenda Conquista, Minas Gerais, principal núcleo da Ipanema Coffees uma das líderes na produção de cafés especiais no país. A Fazenda Conquista, uma das três propriedades da Ipanema Coffees, em Alfenas, sul de Minas. Em área contínua, a Conquista, com seus 2.238 hectares (sendo 1.478 ha dedicados à cafeicultura), é uma das maiores fazendas de café do mundo.

A foto é do fotógrafo Marcos Piffer parte de seu trabalho para o calendário 2009/2010 da empresa. Neste período nasceu o seu Projeto Coffea que você pode conferir (aqui). Marcos Piffer, arquiteto e urbanista de formação, é fotógrafo de coração e profissão, já escreveu: “Santos, Roteiro Lírico e Poético” e “Litoral Norte”.

Cafeera Ipanema
A Cafeera Ipanema é considerada a maior produtora de cafés do mundo. Este café da Fazenda Conquista, no Sul de Minas, é uma seleção de grãos de peneira 17 e 18. Tem aroma agradável com toque de nozes e amêndoas. A acidez e o amargor foram equilibrados no espresso. Na boca apresentou um leve sabor de chocolate, corpo cremoso e finalização adocicada e persistente. 100% arábica.

A Ipanema Coffees, uma das maiores produtoras de café do Brasil e consequentemente do mundo, também é referência não só em qualidade do que produz, como nas posturas agrícolas, ambientais e sociais. São mais de 10 programas sociais conduzidos pela empresa, como uma cozinha comunitária com 3.000 pessoas assistidas mensalmente, mais de 16.000 litros de leite de soja e 45.000 pães distribuídos todo ano, cerca de 200 crianças envolvidas em aulas de leitura, ecologia, vídeo, música, drama, arte e computação, e outras 700 crianças atendidas em 7 Creches Municipais.

O estilo de video-repórter do Kyle é intressante, pois ele demonstra a multiplicidade de um apaixonado pelo café: ele mesmo filma e narra sua viagem!

Melhor Barista 2008 nos Estados Unidos
Na Barista Champion Estados Unidos (2008) a mais alta honra nacional para um barista, Kyle Glansville recebeu o troféu USBC, $ 1.000 em dinheiro, e todas as despesas pagas uma viagem ao World Barista Championship 2008, em Copenhag, Dinamarca, junho 19 -- 22, 2008, onde irá representar os Estados Unidos. Este evento é organizado pela Specialty Coffee Association of Europe e realizada na sua "Wonderful Café" evento.

Kyle Glanville trabalha como gerente de espresso I & D a intelligentsia da Torração Obras em Los Angeles. Intelligentsia Coffee & Tea também tem um Torração Obras e três armazéns, em Chicago, onde a empresa foi fundada em 1995. Intelligentsia Coffee & Tea é famoso pela criação de seu comércio directo, comprando um processo económico e garantir a sustentabilidade ambiental para o café agricultores.

Kyle é um antigo teatro principal, e tem uma fase polido presença do ator e uma compreensão dos aspectos técnicos de execução - que é uma clara vantagem para a concorrência USBC. Em 2008, Kyle concluíu a fase final da concorrência em pouco menos de 14 minutos, com mais de um minuto para pouparem do limite de 15 minutos. Foi um desempenho magistral.

Primeiro, Kyle colocou em sua música, que foi um disco instrumental / hip-hop mix que criou retorno e energia. Kyle derramou água fresca para os juízes, e explicou as características do café que ele seria usado. Ele explicou que o café que ele iria usar em todas as suas bebidas preparados para essa competição foi uma única origem expresso de El Salvador. Ela vem da Finca Matalapa fazenda, que está a 1200 metros de altitude. Embora a 1200 metros é bastante elevado para El salvadorenhas café fazendas, ele observou que isto não é assim tão alto para cafés ultra premium.

Agora chamado de "Black Cat" por Intelligensia Coffee & Tea, este possui um café muito temperados acidez, e está muito bem arredondadas. Kyle, quando ele disse que a primeira amostra é uma sangria na mesa, ele era "desintegradas" pela forma como ele foi bem equilibrada.

Kyle, em seguida, iniciou a criação de sua assinatura bebida. Na frente de cada juiz, que ele tinha criado uma miniatura queimador de aço inoxidável com um pequeno pote. Ele iluminou os queimadores e, em cada vaso acrescentou todo rachado cardamon vagens, salgados nozes, açúcar mascavo e alguns escuro açúcar. Ele explicou que a torra cardamon vagem e nozes iria criar uma bela e aroma inebriante que derreter o açúcar mascavo em açúcar.

Kyle então foi preparando o seu café expresso. "Quando ele serviu o café para os juízes, ele disse-lhes: "A primeira coisa que é realmente você vai encontrar sobre este café é o citros. Possui uma deslumbrante acidez cítrica verde na frente, acompanhada por florais aromáticas, e um belo castanho escuro açúcar sabor. "

Dado aos juízes a amostra do espresso, Kyle trouxe frascos individuais de creme pesado, que acrescentou ao miniatura de potes inoxidáveis para sua assinatura bebida. Ele explicou que a função do creme era a de incorpar a bebida que ele acabara de servir. Ele foi acrescentando o creme, neste ponto para que ele teria a poucos minutos de se tornar infundidos com os sabores da cardamon e de macadâmia e, para misturar com o derretida (e parcialmente carmelizing) açúcar mascavo escuro açúcar.

Kyle então voltou as máquinas de café expresso para fazer seus cappuccinos. Ele extraiu um lote de café fresco, utilizando dois decantadores: um para cada par de cappuccinos. Evidentemente, a extração foi feita em copos para cappuccino. Ele usou duas canecas de leite: uma para cada par de cappuccinos. Para cada jarro, Kyle usou cerca de 30 segundos, e terminou a espuma com um único toque para baixo em cima da mesa para desalojar a superfície bolhas.


Kyle Glanville decantando Excesso Espuma

Em cada caso, Kyle primeiro derramou em cima grossa camada de espuma em um jarro de resíduos, de modo que o microfoam aplicada a cada cappuccino seria extremamente suave e regular. "Como ele derramou a espuma em cada xícara cappuccino, ele apertou sua mão levemente, e ironizou: "Eu não estou tremendo, porque eu estou nervoso, estou fazendo isso de propósito." Kyle fez derramar uma estilística de um ondulado (devido à agitação) coração desenho sobre a superfície de cada um cappuccino.

Ele explicou aos juízes: "O Cappuccino não deveria ser sobre o leite ou sobre o café. Deve-se sobre o casamento entre os dois. Você perceberá que o leite transforma o açúcar castanho escuro sabor do café em um doce sabor doce de manteiga. E o atordoamento verde citros transforma em um Mellon sabor, como o melão".



Ao extinguir as chamas dos queimadores utilizados para a sua assinatura nas bebidas, Kile explicou que a infusão foi concluída, e que tinha o açúcar misturado com o creme suficientemente.

Então, Kyle retornou ao das máquinas de café expresso para fazer a ronda final de espressos para completar sua assinatura bebidas. Desta vez, ele extraiu seu minúsculo espressos em branco arremessadores. Ele trouxe os arremessadores de volta para a mesa do juiz, e derramou um jarro de café expresso em cada uma das miniaturas inoxidável ustulação potes para mistura-lo em conjunto com o creme, cardamon, nozes, açúcar mascavo e açúcar derretido escuro.

Ele explicou aos juízes que ele visualizou a arte do barista como o casamento de sabores. Ele disse-lhes o que devem anúncio sobre a assinatura bebida: que o açúcar mascavo açúcar iria acentuar o sabor do açúcar castanho escuro o café, e que a par cardamon seria excepcionalmente bem com o verde acidez cítrica, criando um bonito buquê aromático. "Ele disse que a pesada acrescenta creme corporal para a bebida, e também adiciona um "grave doçura."

Mas ele foi rápido para enfatizar que, na sua opinião, o elemento mais interessante da sua bebida foi o sal da nozes. "Sal é frequentemente utilizado na culinária outros contextos, mas raramente visto em bebidas - sobretudo não no café. Nesse caso, o sal macadâmia joga fora a doçura do resto da bebida maravilhosamente."

Kyle Glanville escorrimento Sua Assinatura Drink

Kyle misturou cuidadosamente cada um dos quatro potes miniatura em cada um dos quatro martini utilizando quatro individuais peneiras, de modo a deixar para trás o material sólido. Ele então finalizou cada uma das bebidas com um toque surpreendente: ele trouxe um jarro de frio, mas derreteu Vanilla Ice creme, e ele derramou um pouco do sorvete derretido em cada bebida.

Ele disse aos juízes que a bebida foi muito bem equilibrada, e que exemplifica os contrastes que demonstraram os saldos nele. Ele lembrou que contrasta caracterizada em três níveis: sabores, texturas e temperaturas. Ele disse aos juízes que o primeiro gole da bebida, uma vez que se constatar entre o café e o creme quente e o frio da Vanilla Ice creme derretida, era o diferencial. Só depois disso, ele aconselhou aos juízes a turbulência dos dois juntos para o casamento perfeito dos sabores.

Bravo Kyle, e Parabéns!


Kyle finalizando sua bebida com sorvete derretido Baunilha

Fonte: Aqui! no the coffee brewers

Nenhum comentário:

Postar um comentário