Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Café Para os Mexicanos

Há alguns anos os apreciadores da culinária mexicana se limitavam a tacos, burritos, enchiladas e quesadillas. Muito poucos conheciam do requintado café mexicano, da barra de chocolate com sabor de baunilha. Os espanhóis chegaram ao Novo Mundo em procura do ouro, mas foi a descoberta de novos ingredientes que teve maior impacto no mundo inteiro. Alguns exemplos são o milho, chiles, variedades de feijões, os amendoins, avocado, abacate, a batata doce, as abobrinhas, o tomate, papaia, abacate e abacaxi e o pouco conhecido e altamente nutritivo “amaranto”. O chile, o chocolate e a baunilha modificaram por completo o sabor dos alimentos no Mundo inteiro.


Imagine como seria um caril indiano sem os chiles (pimentas), ou um goulash húngaro sem páprica. Em algumas partes de África as pessoas podem não ter carne para comer, mas nunca podem faltar as malaguetas picantes. Imagine a comida italiana sem a contribuição mexicana: simplesmente não haveria pizzas, nem espaguete sem molho de tomate, nem polenta sem milho, nem minestrone, sem feijões. E também não existiriam o gaspacho espanhol, o bolo de chocolate alemão, os chocolates suíços, o peru americano ou as empadas de abóbora.

O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas tradicionais para cada estado, região e povo. A base da cozinha mexicana está em três produtos: milho, feijão e chili, um tempero feito com pimenta arbol ou passila, cominho, orégano e alho, usado para condimentar carnes, frutos do mar, cozidos e hambúrguer.

Mas é nas tortilhas (consideradas o pão do México) que está a alma da cozinha do México. Tão antigas quanto o próprio país, são feitas de forma quase artesanal. No processo, os grãos de milho são cozidos, triturados e amassados até formarem uma massa consistente. Após modelada, é colocada sobre uma chapa quente até que fique dourada e flexível. Uma vez prontas, as tortilhas podem ser servidas das mais diversas formas possíveis: frias, quentes, fritas ou tostadas. E, para degustá-las, pode-se escolher entre um recheio de vegetais, carne, frijoles (feijões) e a tradicional guacamole, uma pasta cremosa preparada à base de abacate.

Para acompanhar, o ideal é a cerveja mexicana, tão conhecida quanto o mais tradicional aperitivo do país, a tequila, bebida que nasceu e é produzida exclusivamente na região de Tequila, no estado de Jalisco, e é servida para brindar a felicidade e a saúde.

A base da culinária mexicana é o milho. Dele são feitas as Tortilhas que originaram os Burritos, Tacos, Enchiladas, Fajitas, Tostadas, Chimichangas, Flautas, Quesadilhas e Nachos. As tortilhas podem ser servidas quentes, frias, fritas ou tostadas. Em muitos casos são usadas como talher adicional ou até como veículos para que possa-se comer carnes, feijões, etc... de maneira rápida e prática.

Um fator decisivo na culinária mexicana são as cores, presentes não só na montagem dos pratos como na mesa e em ambientes, sem parcimônia. O mexicano, além de se alimentar de maneira saudável e completa pratica a Sesta, tradicional "cochilo" após a hora do almoço. Estudos já provaram que o hábito da Sesta aumenta a produtividade e a capacidade de atenção.

Um café da manhã típico mexicano talvez inclua miudos (tripas), chilaquiles (tiras de tortilla fritas com nata e molho de pimenta), puntas de filete (iscas de carne com molho picante) ou chocolate na xícara com churros. Também pode comer ovos ao gosto (ou seja, como você quiser), tortilla de ovos, ovos mexidos/estrelados, bacon, presunto, aveia, pão tostado, geléia e manteiga.

Nos povoados, o café instantâneo costuma ser o mais habitual. O café com açúcar e canela se chama 'café de olla'. Se pedir um café americano, vão lhe dar o café em uma xícara e o leite separado, para que se sirva a gosto. Quanto ao café no México, em muitos lugares, ele é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

O Café da manhã é composto frutas, pães doces, café ou leite com chocolate, ovos, alguma carne e tortillas.

Café mexicano I

Ingredientes
•60 ml de café espresso.
•30 ml de tequila.
•Quanto baste de chocolate meio amargo em raspas.
•Quanto baste de canela em pau.
Modo de preparo
•Pegue uma caneca e coloque no fundo
raspas de chocolate meio amargo.
•Acrescente tequila e o café.
•Decore com a canela em ramas
passada em chocolate ao leite derretido,
licor de café, limão, açúcar, chantilly
e grãos de café
•Sirva em seguida.

Café Mexicano II
Ingredientes:
50 ml de natas
4 g de canela
1 g de noz-moscada
15 g de açúcar
550 ml de café forte quente
20 ml de chocolate líquido
Preparação:
Bata as natas com um terço de canela, a noz-moscada
e o açúcar até ficarem sólidas.
Ponha uma colher de chá de molho de chocolate
em quatro xícaras de café.
Misture a canela com o café e despeje nas xícaras.
Mexa bem para que o café se misture com o chocolate.
Com uma colher ponha as natas batidas sobre o café.

- Café no México - — O aroma delicado é a principal característica do café mexicano. Feito a partir de grãos do tipo arábica, ele tem baixa acidez e não é muito encorpado. As melhores marcas são Huatusco, Coatepec, Chiapas e Margogype

Acompanhe o post "O Café Para Os Espanhóis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário