Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cafés especiais do Norte Pioneiro


Enquanto o café tradicional tem um aumento de consumo de 1% ao ano, os cafés especiais têm atingido uma marca de crescimento de 15% a 20% nos últimos anos

Cafés especiais do Norte Pioneiro ganham evento em Curitiba

O Mercado Municipal de Curitiba realizou a primeira edição do evento ‘Avenida do Café’, que reúne 12 estandes em uma área de 500 metros quadrados, onde os visitantes podem conhecer toda a cadeia produtiva do café, com destaque para os cafés especiais produzidos no norte pioneiro do Paraná.

A feira, de quinta-feira (6/08/2009) até domingo (9), foi realizada pela Prefeitura de Curitiba, com apoio do Sebrae/PR, Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e entidades parceiras.

Durante os dias da feira, os visitantes podem também saber mais da história do café e acompanhar todo seu processo produtivo, desde o momento da plantação, passando pela colheita, processos de seleção e torrefação, até seu consumo final. Além disso, todos os dias, às 15 horas, os estandes oferecem um espaço para prova de cafés, por especialistas e pessoas interessadas, como forma de avaliação comparativa da qualidade dos produtos.

Para o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do projeto Cafés Especiais do Norte Pioneiro, Odemir Vieira Capello, o principal objetivo da participação da entidade na feira está na divulgação do conceito de cafés especiais para o público paranaense que, embora seja grande consumidor de café, em sua maioria, não conhece esse tipo de especialidade.

“O brasileiro, de forma geral, não conhece a diferenciação dos grãos especiais e não possui o hábito de frequentar cafeterias, como ocorre em diversos países. Acreditamos que Curitiba é um excelente pólo de consumo de cafés especiais, mas muitos dos estabelecimentos que servem esse tipo de produto acabam utilizando grãos de outras regiões, como Minas Gerais e São Paulo, por que desconhecem a qualidade do café especial do Norte Pioneiro do próprio Estado”, explica.



De acordo com Flávia Rodrigues, engenheira agrônoma e produtora da Fazenda Califórnia, em Jacarezinho, norte pioneiro do Paraná, a participação no evento é importante, pois fomenta investimentos e a busca de estabelecimentos especializados na venda de cafés especiais, a partir do estímulo ao consumidor final. “Muitas vezes o consumidor europeu, por exemplo, conhece as características dos cafés especiais brasileiros melhor do que a população local. Eventos como esse estimulam o consumo desse tipo de café, já que servem como explicativo da especialidade dos grãos e formas de consumo”, afirma.

Fabio Doria Sactolin, proprietário da Fazenda Vale das Palmeiras, acredita que o público curitibano, em especial, está aprendendo a reconhecer o aroma e o sabor dos cafés especiais e estimula a implantação de uma nova cultura com foco nos cafés de qualidade. “Queremos que os cafés especiais sigam os passos dos vinhos que, há pouco tempo atrás, não eram tão reconhecidos no Brasil. Hoje, existem muitos especialistas e pessoas que reconhecem vinhos de qualidade. Nossa expectativa é que, em breve, isso também ocorra com os cafés”, aposta Fabio Sactolin.

Empresário da empresa de torração e venda de cafés especiais Black Bourbon, Gilberto Lago, que revende para cafeterias, lojas especializadas em produtos gourmet, restaurantes e hospitais, também aposta na nova tendência de mercado. “Enquanto o café tradicional tem um aumento de consumo de 1% ao ano, os cafés especiais têm atingido uma marca de crescimento de 15% a 20% nos últimos anos. É um novo mercado que se forma e espero que essa tendência vire mania”, comemora.

O Paraná se destacou como um dos principais produtores de café do País em 2009, com mais de 158 mil toneladas de grãos, com destaque para o Norte Pioneiro, responsável pela colheita de aproximadamente 50% do total. Atualmente, a região paranaense conta com 7, 5 mil produtores de pequenas propriedades, distribuídos em 45 municípios.

De acordo com análise do Iapar, o café do Norte Pioneiro é classificado como leve, encorpado, com intenso aroma e sabor, doce, caramelado, com acidez moderada e levemente amargo. A região se destaca por sua altitude (acima de 500 metros), latitude (23o Sul) e temperatura entre 20 e 22 graus.

O Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná nasceu a partir da articulação do Sebrae/PR, Associação Paranaense de Cafeicultores (APAC), FAEP e Emater, tendo como objetivos principais produzir cafés com atributos únicos, divulgar o nome da região como área tradicional na produção de cafés de excelente qualidade e organizar os cafeicultores de forma a proporcionar melhores condições de produção e comercialização dos grãos, através de associativismo, técnicas de gestão de propriedades, certificação, inovação tecnológica e marca territorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário