Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Café para os Brasileiros

Pra mim, quem realmente gosta de café pede um café tradicional ou espresso e toma sem açúcar... manias e gostos à parte, tenho observado que o café presente na cultura e no cotidiano do brasileiro nos últimos anos ganhou complexidade, especificidade e defensores apaixonados.

Gosto desta frase que li lá no site da ABIC: "Segure uma xícara exalando o aroma de um bom café e você estará com a história em suas mãos".

Para os brasileiros o aroma e o sabor de café tem um significado especial: remete lembranças de fazenda, de família, brincadeiras, fogão à lenha e bons tempos, pois, como se sabe, no início do XX o café sustentava a economia no país e muitas pessoas tiveram sua infância vivida em grandes fazendas de café.

Quem gosta de café, toma por prazer. Outros, por simples costume. O certo é que o gosto apurado pelo café segue conquistando os brasileiros. Mesmo quem não é degustador profissional tem a suas preferências sobre o café, desde a marca, armazenamento, preparo; e consegue perceber e valiar o aroma, sabor, acidez/corpo – encorpado ou suave (forte ou fraco).


No Brasil, além do tradicional café torrado e moído, o brasileiro sente-se atraído por uma linha completa de cafés: solúveis, cappuccinos, orgânico, espresso, gourmets, descafeinado, especiais, com leite, entre outros... Ousa explorar novas receitas, nas cafeterias ou mesmo em casa. E pouco a pouco o estranhamento das receitas doces e salgadas que levam o café, como aconteceu o "torcer do nariz" quando apresentado aos cafés consumidos quentes ou gelados, tem sido superado.

Nossos bons Cafés têm sabor potente, marcante, mas também equilibrado, com um retrogosto longo, que fica bastante tempo na boca. O corpo da bebida é bastante valorizado, bem como a cor, resultante de uma torra médio-escura; o aroma também é um grande indicador da qualidade do café, deve ser fresco, e é desejável que sua sensação provoque lembranças de toques achocolatados e amendoados.

O café da manhã do brasileiro, na maioria das vezes, se resume a uma xícara de café, acompanhada de um pão francês com manteiga/margarina... ealguns goles depois sai logo correndo para assumir seus compromissos familiares ou profissionais.

Poucos brasileiros tomam o café da manhã que além do tradicional café trazem leite, achocolatados, sucos, chás, queijos, muçarelas, mortadela, presunto, iogurtes, pães, bolos, biscoitos, bolachas, mel, geléias, cereais, frutas.


Contudo, o café tem lugar certo no café da manhã, depois do almoço e jantar, no lanche da tarde, na ceia; na pausa para o café no trabalho; no balcão ou nas mesas dos cafés...

Quem não gostaria de se deliciar todas as manhãs com uma mesa bem posta, tipo a dos norte-americanos: um breakfast? Para os amricanos o café da manhã é a principal refeição do dia, mas para a maioria dos brasileiros a refeição mais importante do dia é o almoço.

Talvez os americanos gostem quase tanto do café quanto o brasileiro. E é um amor antigo, confira de perto no post "O café para os Americanos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário