Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Primeira Casa de Café



A primeira Casa de Café abriu em Meca, no final do século XV e início do XVI e, embora originalmente fossem lugares de reuniões religiosas, esses amplos saguões onde os clientes se sentavam em esteiras de palha ou colchões sobre o chão, rapidamente tornaram-se centros de música, dança, jogos de xadrez, gamão, conversas em locais em que se faziam negócios.



Sua popularidade espalhou-se por Cairo, Constantinopla e para todas as partes do Oriente Médio, mas os muçulmanos devotos desaprovavam todas as bebidas tóxicas, incluindo o café, e consideravam as casas de café como uma ameaça à observância religiosa. Às vezes, esses centros populares de diversão eram atacados e destruídos por fanáticos religiosos, e alguns governantes apoiavam a proibição do café e impunham punições aterrorizadoras: aqueles que desobedecessem poderiam ser açoitados, presos dentro de um saco de couro e atirados no Bósforo.

Os cafés al-maqhah-maqhah em árabe, o qahveh-khaneh em persa, kahvehane ou kıraathane em turco têm funcionado como locais de encontro nos países do Médio Oriente, onde os homens se reuniam para beber café ou chá, para ouvir música, para ler livros, para jogar xadrez ou gamão. No Egito, na Turquia e na Síria os cafés continuam a atrair muitos homens que lá vão com o objetivo de jogar xadrez, ver televisão ou fumar por um narguilé.

Nos países muçulmanos, os cafés dispõem de cachimbos de água para fumar tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário