Total de visualizações de página

sábado, 8 de agosto de 2009

Café sem culpa

Novas pesquisas garantem: o café sai do papel de vilão para encarar um mocinho aliado da sua saúde. Mas antes de brindar a notícia, encontre a medida que pode beneficiar o seu organismo.
por Gustavo Xavier (Revista Viva Saúde)


Esta foto linda eu peguei aqui da Galeria de Cacau Photos, lá no FLICKR a foto possui até notas.

Apreciado, amplamente consumido, saboreado de várias maneiras, o café faz parte da alimentação brasileira. Mesmo quem não toma costuma apreciar seu cheirinho agradável. E quem toma normalmente o faz diariamente. Puro, com leite, de manhã, de tarde, de noite, com sorvete, quente, morno, frio.

O café está no topo dos alimentos mais consumidos. No mundo todo, só as plantas para fazer refrigerantes de cola e o chá ficam no mesmo patamar do café em termos de vegetais campeões de consumo.

Assim, nada mais útil do que entender um pouco aquelas xícaras esfumaçadas e saber quais são suas propriedades e efeitos para a saúde. “Café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional — que previne doenças — ou mesmo nutracêutica — nutricional e farmacêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também outros componentes”, atesta a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo.

Além da cafeína
Potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais estão presentes no grão, embora em pequenas quantidades. Aminoácidos, proteínas, lipídios, além de açúcares e polissacarídeos também o compõem. Mas nem todas essas substâncias permanecem nas mesmas quantidades quando o café passa pelo processo de torrefação. Alguns deles chegam até mesmo a ser destruídos por completo se os grãos são torrados excessivamente.

O DIAMANTE DOS CAFÉS
Pode parecer piada, mas não é. O café tido como o mais saboroso e raro do mundo é colhido das fezes de um animal. Sim, o Kopi Luwak ou Café Civeta é proveniente da Indonésia. O animal, chamado civeta e com aparência que lembra uma doninha, faz o que as melhores tecnologias de produção de café fazem, com um diferencial: separa o grão da polpa dentro do corpo adicionando substâncias excepcionais.

O civeta colhe minuciosamente os frutos mais doces e coloridos do café. Depois de engoli-los, os frutos permanecem no sistema digestório do animal, onde bactérias específicas fermentam a polpa, unidas à ação de enzimas digestivas. Ao defecar, os grãos saem intactos, porém acrescidos de características inigualáveis (também, pudera...).

É então que entra a mão do homem, literalmente recolhendo das fezes do civeta os grãos de café. Segundo relatos, o café preparado com o Kopi Luwak tem aroma intensamente agradável e sabor parecido com o de chocolate. São produzidos apenas 230 quilos por ano. Além de ser considerado o café mais saboroso e raro do mundo, obviamente também é o mais caro. O quilo sai por cerca de R$ 1.500.

Geralmente, os grãos do café tipo Arábica, que é o mais usado para fazer o pó, passam por uma torrefação a 220ºC entre 12 e 15 minutos. No Brasil, os grãos passam, em média, por uma torrefação a 180ºC, durante cerca de 20 minutos. É considerado um tempo excessivo. Por isso, aqui o café costuma apresentar menor grau de qualidade, tanto nas propriedades nutritivas quanto no aroma, cor e sabor. Por um lado, a torrefação é a responsável pelo fato de o café ser pouco calórico. Afinal, parte dos lipídios, aminoácidos e açúcares são eliminados no processo. Por outro, aumenta a concentração de cafeína, que não se perde.

Combate à depressão
Embora seja o componente mais conhecido do café, a cafeína constitui apenas uma parte de sua composição total. E é menos do que muita gente pensa, pois um grão normal tem de 0,8% a 2,5% de cafeína. Nem por isso deixa de ser parte importante desse alimento, com sua devida participação sobre os efeitos no metabolismo e nas reações orgânicas. Uma das ações da cafeína se dá sobre os quadros de depressão. E, nesse sentido, o café parece ser um aliado importante no combate à doença.

“A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e, em pequenas doses, pode trazer uma sensação de bem-estar, disposição e ânimo”, pondera Ricardo Borges, nutrólogo e coordenador do Centro de Nutrologia e Nutrição Clínica de Ribeirão Preto/SP.

Quando a bebida vicia
A estudante Mariana Monteiro, de 20 anos, que o diga. Ela não consome café com exagero. Apenas uma xícara de manhã e outra no fim da tarde. Mas faz questão de ter sua dose de ânimo diariamente. “É um prazer indescritível. Eu me sinto mais disposta e até mais bem humorada”, conta. No entanto, quando Mariana não tem à disposição sua costumeira xícara, que é bem quente, forte e com pouquíssimo açúcar, os efeitos são totalmente adversos. “Quando fico sem tomar café, a primeira coisa que sinto é uma dor de cabeça relativamente fraca, mas chata. Fico muito malhumorada, sem paciência e inquieta”, revela a estudante.

É comum que as pessoas habituadas a tomar doses diárias de café relatem dor de cabeça quando não o consomem. Segundo Borges, “a cafeína causa dependência física. O corpo precisa dela e, se não a ingere, a pessoa passa por um período de abstinência”.

Tratando-se ainda do sistema nervoso, também há indícios de que a cafeína possa reduzir a incidência da doença de Alzheimer. Porém, estudos nessa direção ainda são experimentais, feitos com animais, e não é possível especular sobre os mesmos efeitos em seres humanos.

SAIBA MAIS SOBRE O GRÃO
1 A cafeína já foi considerada doping no esporte. Hoje em dia, a Agência Mundial Antidoping permite seu uso. Nos treinos e competições, a capacidade estimulante da cafeína é aproveitada pelos atletas, que a ingerem por meio de cápsulas ou produtos como energéticos.
2 A cafeína causa dilatação dos vasos cerebrais, aumentando o fluxo de sangue para a região. É por isso que muitos medicamentos para dor de cabeça são administrados em associação com a cafeína, pois assim o remédio é levado em quantidades maiores apara o cérebro.
3 A quantidade letal de cafeína para um adulto de 70 kg é de 10 g. Isso equivale a cerca de 100 xícaras de café, 200 latas de Coca-cola, 125 copos de chá ou 50 kg de chocolate. Como é impensável que um ser humano consuma de uma só vez essas quantidades, deduz-se que as intoxicações por cafeína ocorrem por via de medicamentos e não de alimentação.

Efeitos amargos
Se a cafeína pode ter um papel positivo em algumas situações, em outras há algumas restrições. Para quem tem problemas de refluxo gastroesofágico, é bom diminuir as doses. Isso porque entre o esôfago e o estômago existe um esfincter que se fecha e se abre para a passagem de alimentos. Mas a cafeína pode alterar a ação desse esfincter, facilitando a volta do conteúdo do estômago para o esôfago.

Gastrite é outro problema que exige redução de cafeína, pois esta pode se tornar um fator de irritação da mucosa do estômago.

Também há indícios de que a cafeína dificulte a absorção de cálcio pelo organismo. Mais do que isso, ela estimula a excreção de cálcio pela urina, o que causa a retirada do mineral presente nos ossos, enfraquecendo-os. No caso de mulheres na menopausa, a restrição de consumo serve justamente para prevenir a osteoporose.

QUANTAS XÍCARAS POR DIA?
O limite apropriado para a saúde é condicionado, sobretudo, pela presença da cafeína. Com pequenas variações, os médicos e nutricionistas costumam indicar uma dose máxima de cafeína que fique entre 300 mg e 500 mg por dia.

Isso corresponde a uma quantidade que vai de 3 a 5 xícaras de café. “Mas isso significa não consumir nenhum outro alimento que contenha cafeína como refrigerantes de cola; alguns chás, como o mate, o preto e o verde; e bebidas energéticas”, alerta o nutrólogo Ricardo Borges.

Atenção, cardíacos!
As restrições se estendem a quem tem problemas cardiovasculares. Segundo Borges, a capacidade estimulante da cafeína tem influência sobre o aumento da freqüência cardíaca. Também há alterações na pressão arterial em algumas pessoas nos instantes seguintes à ingestão de uma xícara de café. Estudos nesse sentido, como o da Universidade John Hopkins, verificaram que, ao longo de anos, existe uma pequena elevação no nível de pressão arterial entre os que mantêm o hábito de tomar café diariamente.

Todos esses dados variam de pessoa para pessoa, demonstrando que, tanto há os que respondem à cafeína com tais efeitos, quanto outros que parecem desenvolver ou já possuir certa tolerância à ingestão de produtos com cafeína, sem necessariamente sofrerem nenhuma mudança nos seus níveis de pressão arterial.

Colesterol no coador
Duas substâncias presentes no café aumentam os níveis de colesterol. São o cafestol e o kahweol. Essas duas gorduras, no entanto, ficam retidas no coador. Tanto faz se for de pano ou de papel. Mas é importante ficar atento às formas de preparo que não utilizam o coador, como é o caso do café expresso, italiano ou turco.

O excesso de consumo pode influenciar diretamente a elevação do colesterol. Por outro lado, já foram realizadas pesquisas que apontam a liberação de gorduras dos tecidos adiposos. Trocando em miúdos, isso significa que o café pode contribuir para o emagrecimento. Esse efeito provavelmente está relacionado ao aumento do metabolismo provocado pela cafeína, estimulando a produção de hormônios chamados catecolaminas. Mas a liberação das gorduras dos tecidos adiposos não implica diminuição de seus níveis no sangue.

Tesouro escondido
O café também guarda um tesouro escondido e pouco comentado: os polifenóis antioxidantes, especialmente os ácidos clorogênicos. Os antioxidantes são como “micromédicos” naturais das células. Eles atuam impedindo ou diminuindo a ação dos radicais livres, que degeneram o equilíbrio celular e destroem sua funcionalidade. E, na bebida, os antioxidantes são mais numerosos do que no vinho tinto ou no chá verde, por exemplo.

Os ácidos clorogênicos, por sua vez, podem ser descritos como “cirurgiões celulares”. Ao passar pela torrefação dos grãos, eles formam as quino-lactonas. Além de os ácidos clorogênicos ajudarem a combater as inflamações, a formação de tumores e inibirem desencadeadores de asma, também contribuem para a sensação de bem-estar. “As quino-lactonas, formadas quando os grãos de café são torrados, atuam diretamente no humor, alterando as endorfi- nas”, afirma a nutricionista Priscila Maximino. Isso, junto com a cafeína, explica mais uma vez a sensação que a estudante Mariana Monteiro tem ao tomar suas doses de café diariamente. E ela tem razão, afinal, a bebida pode ser muito útil para melhorar o sabor da vida.

Ainda mais porque geralmente seu consumo é acompanhado de momentos sociais e outros alimentos bem chamativos. “Quem resiste a um pão de queijo e um cafezinho?”, ela provoca. Tá bom, Mariana. Já nos convenceu, não precisa falar mais nada... afinal, já está na hora do café.

Esta matéria eu postei no dia 14 de Junho de 2008 no meu blogger Pró-Vida Saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário