Total de visualizações de página

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Eu Adoro o Pingado


Hugh Jackman chega a São Paulo e se anima com um “pingado”

O intérprete de Wolverine, chegou a São Paulo para promover o filme Logan, que tem estreia marcada para os cinemas no dia 2 de março. O ator australiano Hugh Jackman, o intérprete de Wolverine, desembarcou em São Paulo neste domingo para promover o filme Logan, que tem estreia marcada para os cinemas no dia 2 de março. Esbanjando simpatia, ele postou um vídeo no Instagram tomando um “pingado”, um clássico café com leite, em uma caneca esmaltada.


"Estou feliz de estar em São Paulo tomando meu primeiro pingado". 


Movimento: Eu Adoro o Pingado

O movimento EU ADORO PINGADO tem como missão resgatar e valorizar o PINGADO, uma das mais brasileiras bebidas de café. Além de preservar um patrimônio cultural, servirá para expandir a base de consumidores, estimulando a molecada a consumir café em sua forma mais divertida: o PINGADO.

Sendo um movimento de livre adesão, onde todos são voluntários e estão dispondo de sua criatividade, inspiração e transpiração para que fortaleça o vínculo de todos com o café, os materiais disponíveis são de uso liberado, podendo ter as mais diversas aplicações, como banners, flyers, cartazes ou mesmo camisetas
.
Cafeterias e padarias de norte a sul do Brasil já estão fazendo parte. Dessa forma, o café, a cafeicultura e todos os envolvidos na imensa cadeia do café ficarão muito gratos!



EU ADORO PINGADO
MOVIMENTO DE VALORIZAÇÃO DO PINGADO

O Pingado é uma instituição tipicamente brasileira, bebida campeã de vendas e consumo matinal nas melhores padarias país afora. Em sua receita clássica, é preparado com um autêntico cafezinho feito em coador de pano e adicionado de um pouco de leite, como se fossem apenas alguns pingos...

Hoje o mercado está vivendo o pleno florescimento das cafeterias, que trazem consigo uma nova cultura de consumo do café e de suas bebidas derivadas, entre elas o Machiatto, combinação do espresso com um pouco de leite vaporizado, versão italiana do nosso Pingado. No entanto, o tradicional e bom Pingado mantém liderança absoluta e folgada nos pedidos dos balcões das padarias, juntamente com o inseparável pão na chapa.

Manter a História viva é preservar a cultura, a memória e tudo de bom que ela pode proporcionar.

Valorizar o Pingado como uma manifestação cultural genuinamente brasileira através de um movimento aberto, de livre adesão e totalmente voluntário é a premissa do EU ADORO PINGADO (www.adoropingado.net). 

A logomarca oficial, criada pelo designer gráfico Rodrigo Greco, de Belo Horizonte, pode ser utilizada das mais diversas formas, aplicada em camisetas, botons, papelaria e websites, desde que atendendo alguns requisitos simples.

Tem como irmã a Média, que leva mais leite, até chegar no famoso “meio a meio”, quando se tem a Média Clara. Com menos leite, tem-se a Média Escura.

E, afinal, o como é um bom Pingado?


MANDAMENTOS DO BOM PINGADO

1) O café, base do Pingado, tem de ser honesto, de boa procedência e qualidade. (Um café de boa qualidade é delicadamente adocicado.)
2) O preparo de café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou espresso.(Regras de Bom Preparo, que falam da quantidade de pó e qualidade da água, devem ser observadas.)
3) Café gostoso é o preparado na hora, de preferência.(Não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob aquecimento, pois isso leva à oxidação e, portanto, a uma perda de sabores.)
4) Se o seu Pingado for feito com espresso, o café pode ser diluído como um “carioca” antes da adição do leite. (Diluir o café, sim; diluir o leite, nunca.)
5) Use leite de boa procedência, sempre.
6) O leite pode ser integral, semi-desnatado ou desnatado. (Porém, o ideal é usar o integral.)
7) Evite ferver ou aquecer continuamente o leite. (Para que o seu sabor não se perca, nem suas qualidades nutritivas.)
8) O Pingado usa apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor de caramelo ao se combinar com o café.(A Média é uma variação que leva mais leite, até o “meio a meio”.)
9) Adoce a gosto. (Mas, deve ser lembrado que um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza.)
10) Sendo um autêntico Café da Manhã, recomenda-se como acompanhamento do Pingado, um perfumado Pão na Chapa.



TIPOS DE PINGADOS

Eu prefiro o pingado de café com um pingo de leite; e, sem adoçar.

Pingado

É o café com apenas um pingo de leite 


Meio a meio

Belo equilíbrio: a média tem a mesma proporção de café e leite 

Pingado claro

É mais suave. Vai com duas partes de leite para uma parte de café 


Ainda mais clarinho

Muito leite com um pingo de café, só para dar uma corzinha



FONTE:

http://veja.abril.com.br/brasil/hugh-jackman-chega-a-sao-paulo-e-se-anima-com-um-pingado/

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,tipos-de-pingado,3782,0.shtm

http://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?pub_id=70140

Nenhum comentário:

Postar um comentário