Total de visualizações de página

sábado, 3 de janeiro de 2015

Cola de Mono


Uma das bebidas mais consumidas no Chile na época de Natal e Ano novo. São várias as teorias de como surgiu a bebida, a mais aceita está relacionada ao presidente Pedro Montt, apelidado de El Mono Montt, que com a intenção de se retirar de uma festa pediu a sua pistola Colt, mas foi rapidamente convencido a continuar no local. Nesta festa, terminado o vinho, os convidados misturar aguardente e açúcar em um copo de café com leite. Posteriormente a bebida se popularizou conhecida como a “Colt de Montt” que ao passar do tempo virou “Cola de Mono”.

Outros falam que a “Cola de Mono” tem a ver com a cor do drink…

Que tal experimentar – lá?

RECEITA

2 copos de água
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
250 ml de aguardente
5 Cravos da india
1 canela em pau
baunilha a gosto
5 colheres de sopa de café instantâneo

Preparo:
Coloque em uma panela um copo de água fria e ferva o cravo da índia, a canela e a baunilha. Uma vez cozido, retire do fogo e adicione o leite condensado lentamente. Mexa até dissolver e adicione um litro de leite. Reserve. Dissolva as cinco colheres de café instantâneo em um copo de água e adicione o conteúdo à panela. Esquente até ferver. Retire do fogo e adicionar 250 ml de aguardente misturando lentamente. Coe o líquido para remover o cravo da índia e a canela. Engarrafe e deixe esfriar por uma hora, após esta hora leve à geladeira por mais uma hora. Sirva frio em um copo com um pouquinho de canela para decorar.


Cola de Mono (Receita Chilena)
Ingredientes:
2 litros de leite integral
1/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha.
2 xícaras de aguardente
3 colheres de sopa (grande) de café.
10 Cravos-da-índia (pode ser mais ou menos de acordo com o gosto pessoal)
Canela
Leite condensado
1 xícara de água
Noz-moscada (opcional)
* As quantidades desta receita resultarão em 2,5 litros de cola de mono. *
Como eu faço?
1.- Em um pequeno pote coloque o açúcar, a canela e os cravos-da-índia. Em seguida, adicione água e cozinhe em fogo médio. Agitamos a mistura para unificar a água com o açúcar e aguarde a ferver.


2.- Aguarde que a mistura ferva e depois de 3 minutos apague a panela e deixe esfriar.


3.- Num pote grande, jogamos 1 litro de leite. O segundo litro de leite não é adicionado. Nós colocamos um pouco de leite no copo e estamos lentamente a dissolver o café nele. Uma vez dissolvido (e sem caroços) adicionamos-o ao pote. Repita o processo até completar 3 colheres de sopa de café.


4.- Repetimos o processo anterior, mas desta vez com o leite condensado. Nós adicionamos um pouco de leite e estamos dissolvendo o leite condensado, este passo é importante, porque se adicionarmos diretamente o leite condensado, ao servir a cauda do macaco, estará no fundo. Quando terminamos de dissolver todo o frasco, adicionamos uma pequena noz-moscada à mistura, a essência de baunilha com colher e mexa.




5.- Depois de preparar os preparativos, tomamos uma colher e colocamos entre as panelas enquanto derramamos a água no leite (sem deixar cair a canela ou o cravo).


6.- Adicione as xícaras de água quente e mexa.


7.- Agora deixe esfriar e ... pronto! Só podemos apreciar a nossa rica cola de mono.
* É importante que se você quiser manter a bebida, refrigerar guardada em garrafas de vidro *



Até a próxima!



FONTE

https://likechile.com/blog/receitas/receita-cola-de-mono/

http://www.comolohago.cl/como-preparar-cola-de-mono/

https://likechile.com/blog/dicas/bebidas-alcoolicas-chilenas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário