Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Guia do barista



Guia do barista: da origem do café ao espresso

"O barista de hoje não é apenas aquele que prepara espressos, cappuccinos e bebidas com café. É, sobretudo, um conhecedor do produto que oferece na xícara as características de seu blend, a origem dos grãos com os quais trabalha, seu grau de torra e a moagem mais adequada. Sem nunca esquecer a importância da qualidade do serviço que oferece" Edgard Bressani.





Guia do barista: da origem do café ao espresso perfeito, é a segunda edição do especialista Edgard Bressani. O conteúdo, revisado e ampliado, além de temas tradicionais como a história do café, processo de cultivo do grão e métodos diferentes de preparo do café,traz um capítulo sobre os cafés de qualidade em várias regiões do mundo; regras atualizadas sobre campeonatos de "barista brasileiros", além de novas fotos, traz 50 novas receitas de drinques com a bebida e muito mais informações sobre café.



Sobre o autor

Com grande experiência em café e um apaixonado pela bebida, Edgard Bressani, formado em Direito, primeiro juiz brasileiro a conquistar o certificado da World Barista Championship, principal organização internacional da classe de juiz internacional, é presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB), gestor de Novos Negócios da Ipanema Coffees e idealizador do site Barista Brasil. Edgard teve a idéia de escrever o Guia do Barista ao constatar que no Brasil não havia nenhuma literatura específica para esses profissionais, o que ocorre também em outros países.

Minha proposta é contribuir para a formação dos baristas. Eles precisam ter respostas na ponta da língua para o consumidor cada vez mais antenado e conhecedor do assunto. Infelizmente nem todos têm a oportunidade de visitar uma fazenda, então a idéia foi tentar passar a eles o que de importante há da semente à xícara. Acredito que ajudará muito a esses profissionais, tornando-se o livro de cabeceira deles”, diz Bressani.

A obra é fundamental aos apaixonados por café. Além de aprender a preparar um espresso e diversas bebidas à base de café, o leitor encontrará informações sobre todo o processo produtivo do grão, desde a escolha da espécie para o plantio até os métodos de preparo em diferentes cafeteiras.

Com currículo extenso e grande envolvimento no marketing dos cafés brasileiros, no trabalho dos baristas e na promoção de produtos do Brasil no exterior, Edgard Bressani, 37 anos, natural de Ribeirão Preto (SP), é graduado em Direito e tem MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. É executivo da Ipanema Coffees, maior fazenda produtora de cafés especiais do mundo, que atua em mais de 15 países.

Bressani começou a trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, até 2004. Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), quando organizou e participou de eventos em vários países.

Nestes anos de dedicação à promoção dos cafés especiais brasileiros, conheceu o trabalho dos baristas, organizou o Campeonato Brasileiro de Baristas por 4 anos, fez cursos no Brasil e no exterior e tornou-se o primeiro juiz brasileiro certificado internacionalmente pelo WBC – World Barista Championship. Foi diretor de Normas Técnicas da Associação Campeonato Brasileiro de Barista (ACBB), entidade que ajudou a criar, em 2005; e Juiz Presidente de certames regionais e do Campeonato Brasileiro de Baristas.

Bressani também foi membro do Conselho de Relações Internacionais (IRC) da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e coordenador do Brazilian Chapter da Speciality Coffee Association of Europe (SCAE) durante os anos de 2003 e 2004.

Lançamento da Obra

O Guia do Barista: Da Origem do Café ao Espresso Perfeito, de Edgard Bressani (Café Editora), foi lançado no 2º Espaço Café Brasil, realizado em São Paulo, de 25 a 28 de junho. Com uma tarde de autógrafos o evento reuniu representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e da italiana La Spaziale, patrocinadoras do livro, proprietários de cafeterias e produtores de todo o Brasil.

A iniciativa, prestigiada por diversos segmentos que atuam com o café, foi parabenizada por agregar conhecimento aos novos profissionais que se inserem nessa área a cada ano. Profissão surgida na Itália e introduzida no Brasil há pouco mais de seis anos, o barista é o especialista no preparo de cafés espressos, cappuccinos e bebidas à base de espresso. É aquela pessoa que tem técnica e conhecimento para preparar e mostrar ao consumidor a personalidade única e própria de cada café. É para esses profissionais e para todos os apreciadores da bebida que foi escrito “O Guia do Barista: da Origem do Café ao Espresso Perfeito

Literatura inédita no mercado cafeeiro, o livro despertou a curiosidade dos visitantes do 2º Espaço Café Brasil. "Minha proposta é contribuir para a formação dos baristas. Eles precisam ter respostas para o consumidor, cada vez mais antenado e conhecedor do assunto. Infelizmente nem todos têm a oportunidade de visitar uma fazenda cafeicultora, então a idéia foi tentar passar o que de importante há da semente à xícara", destaca o autor, Edgard Bressani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário