Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Café com leite

Eu aprecio muito as bebidas com leite e café, acho irresistível uma boa xícara de Café Latte com aquela espuma perfeita, cremosa. No Brasil, com nossos regionalismos, ele ganha tantos nomes: Cortado (Rio Grande do Sul), Pingado (São Paulo e Rio de Janeiro), média (que em alguns cantos do Brasil, na verdade, quer dizer pão) ou o bom e velho café com leite. Esta é a bebida a que eu me refiro, aquela da nossa casa, da infância de muitos!

Eu prefiro o meu café com leite com mais café, e sem sombra de dúvida um leite quente e sem nata...

O café garante um menu bastante variado, de modo que aqueles que têm problemas em escolher o que querem saborear, com certeza, vão demorar diante da diversidade de um cardápio composto por delícias que merecem ser experimentadas.

O blog Lokesh Dhakar publicou um excelente infográfico que mostra vários tipos de café espresso e a suas respectivas quantidades de leite, água e café para se fazer e experimentar novas sensasões. Mesmo com os nomes em inglês, vale a pena conferir.


Latte é uma bebida de café espresso, ou chocolate concentrado, com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo.

As origens
Latte é simplesmente "leite" em italiano. Em países de língua inglesa, refere-se normalmente a um dos vários tipos de bebidas de café, preparadas com leite. Na Itália é conhecido como "caffè e latte" (geralmente
"caffellatte"), palavra a palavra "café e leite", analogamente ao (mas não o mesmo como) francês "café au lait", e latte macchiato, que é muito semelhante.

Segundo a Wikipedia Café-com-leite, ou café com leite, é uma expressão da língua portuguesa. Pode retratar a mistura entre duas bebidas famosas: café e o leite. Esses duas bebidas juntas formam uma das bebidas matinais mais consumidas do mundo e tem um grande número de variações como o cappuccino.

Surgimento e história

O Café com leite é uma bebida presente no cardápio de várias pessoas, sendo uma bebida apreciada em muitos lugares do mundo. A bebida surgiu nas regiões leiteiras da Europa(Países Baixos). A idéia era misturar o café com o leite, para combinar a energia do café e a saciedade do leite. A reinvenção surgiu na Itália, com o surgimento do cappuccino.

No neocolonialismo, o costume de beber o café com leite espalhou-se para a Ásia, Américas e Oceania, e teve como destaque o próprio cappuccino. Nas áreas rurais, onde o processo do cappuccino não podia ser feito, os colonos misturavam o leite integral ao café coado no pano/filtro. Isso se perpetuou nas cidades pequenas e com o tempo várias pessoas íam se habituando com o café com leite, mais barato e fácil de fazer.

Em meados dos anos 50 surgiu o leite em pó, e depois o café solúvel, ou seja, o café e o leite transformado em pó bastando apenas dissolvê-los na água facilitou em muito a adoção do café com leite ao longo do dia. A alta tecnologia dos dias de hoje fez com que as indústrias alimentícias criassem um novo tipo de café com leite, que não precise nem do café e nem do leite em separado, antes um café com leite solúvel, que já vem junto sendo apenas necessário acrescentar água para fazê-lo, um jeito prático e saboroso de estender a sensação prazeirosa do café com leite a qualquer hora do dia.

Compostos Nutritivos
O café-com-leite não possui propriedades próprias, já que é uma mistura entre outras duas bebidas. Possui nutrientes do leite e do café, entre eles:

Cálcio: ajuda na manutenção do sistema esquelético, na contração de músculos (cãibra), participa de funções enzimáticas e na coagulação do Sangue. Sua deficiência pode causar osteoporose;

Proteínas: elas exercem em várias funções de nosso corpo, que ajudam na composição da pele, dos hormônios, na defesa, na recuperção de energia (junto com a gordura) e na oxigenação do sangue;

Cafeína: essa, por sua vez, se encontra no café. Atua sobre o sistema nervoso central, no metabolismo e na produção de suco gástrico. Na medicina é usado para acelerar o coração aumentando sua capacidade de trabalho.
Vitamina B existem vários tipos dessa vitamina e está presente em grande parte no café. Ajuda no metabolismo, na preveñção de doenças e no sistema nervoso;
Antioxidantes: ajudam no combate de radicais livres, melhorando o desempenho na prática de esportes e qualquer outro esforço físico.

Latte macchiato

Latte macchiato é um latte (café expresso com leite vaporizado com uma quantidade generosa de espuma de leite no topo) semelhante ao latte original, mas desta feita geralmente servido num copo alongado de vidro, com o café espresso adicionado por cima do leite, "manchando-o" (o macchiato em seu nome).

Cappuccino
Cappuccino é uma bebida italiana preparada com café expresso e leite. Um cappuccino clássico consiste em um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Variações populares do cappuccino como o café latte e o macchiato consistem basicamente na alteração destas proporções. O uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.

Na Itália, o cappuccino é consumido geralmente pela manhã, como parte do café-da-manhã, apesar de não ser incomum ver os italianos bebendo-o durante o dia - não acompanhando uma refeição. Nos outros países é consumido durante o dia ou após o jantar.

O termo cappuccino é do século XVI e tem sua origem nos frades pertencentes a um ramo da ordem franciscana, já em 1905 que a bebida "cappuccio" deriva de capuz (do latim cappa), pois assim os frades franciscanos são chamados devido ao capuz que trazem preso ao hábito, e o nome da bebida deve-se a sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.

Latte Art
Além da qualidade do café expresso, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite. Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma "microespuma" ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem no entanto deixá-lo com bolhas na superfície (removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida).

Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.

Nenhum comentário:

Postar um comentário