Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tire suas dúvidas sobre o Café



Qual a melhor forma de guardar café?
O segredo para apreciar a qualidade do café é assegurar que ele permaneça o mais fresco possível. Nós recomendamos que após de aberta a embalagem ela seja fechada e colocada em um recipiente selado e mantido no refrigerador, longe de produtos químicos e odores fortes. Para usufruir o máximo do sabor e do aroma, consuma seu café em até 30 dias depois de aberto.

Quantas formas diferentes existem para "fazer" café?
Há muitas formas diferentes para preparar café, algumas das quais são relacionadas aos costumes culturais. Os mais comuns são os métodos que utilizam o filtro e a cafeteira. Recentemente, o método de extração expresso tem se tornado conhecido devido, predominantemente, ao mercado comercial. É importante que você utilize a granulação e o método de extração mais adequado para obter o sabor de café da sua preferência.

Por quê a granulação do café é importante e qual eu devo comprar?
O tamanho da granulação do café exerce um efeito significativo na qualidade do sabor. Você deve sempre utilizar a granulação correta para o tipo de extração que pretende.

A moagem expõe as paredes celulares dos grãos e prepara os grãos para liberarem seu sabor durante o processamento. Devido às variações no ciclo do processamento a temperatura da água e o seu padrão de agitação, cada método de processamento requer diferentes graus de granulação.

Já que há muitas formas diferentes de processar café, escolher a granulação correta é essencial para obter o melhor sabor durante sua extração. O grau de extração depende de três fatores:

Integridade da moagem
Relação café/água

Extensão do tempo em que os grãos estão em contato com a água.
Em geral, quanto menor o ciclo de processamento, menor a granulação necessária para produzir uma extração de sabor maximizado. Quanto maior o ciclo de processamento, maior a granulação necessária. A granulação mais fina expõe mais a área de superfície do café à água e os seus óleos essenciais são liberados mais tarde. Métodos de processamento mais longos requerem uma granulação mais grossa para evitar a extração demasiada. Uma granulação incompatível com o método de extração pode produzir um café extra forte ou um bem fraco e destituído de sabor.

O café contém aditivos, tais como conservantes?
Não, o café é sempre 100% natural e não contém nenhum aditivo. Café é simplesmente a semente da planta de café (o grão de café), torrado e moído. Café descafeinado ou "sem cafeína" é café puro do qual foi removida a cafeína.O café permanece fresco graças à embalagem a vácuo e, portanto, não precisa de conservantes.

O que é a cafeína do café?
Cafeína é uma substância naturalmente contida em várias plantas diferentes, inclusive naquelas que produzem café, chá e chocolate.
No café, ela é apenas uma das mais de 1500 substâncias que os tecnologistas em alimentos puderam isolar e que se combinam para dar ao café seu distinto caráter.

A Cafeína também age como um estimulante moderado, aumentando o alerta mental e acelerando o processo do raciocínio. É por isso que algumas pessoas preferem beber café descafeinado, principalmente à noite, quando desejam relaxar e dormir do que estarem alertas. A cafeína não tem cor nem sabor, nem odor ou aroma, mas se sua remoção não for feita com muito cuidado a extração pode afetar o delicioso sabor e aroma que a gente espera em um café verdadeiro.

Indicação das quantidades de cafeína por porção/xícara:
mg de cafeína/porção

Café (por xícara de 150 ml) - torrado e moído ~80
Café (por xícara de 150 ml) - solúvel ~60
Café descafeinado (por xícara de 150 ml) (ou torrado ou moído ou solúvel) ~3
Chá (por xícara de 150 ml) ~40
Refrigerante de Cola (por lata de 330ml) ~30
Chocolate simples (50g) ~20

Cafeína afeta o sono?
Como a cafeína é um estimulante moderado, algumas pessoas percebem que levam mais tempo para adormecer depois de tomarem café à noite. Outras pessoas bebem seu café com prazer após a refeição noturna sem sentir qualquer problema. De fato, a pesquisa tem demonstrado que o sono dos indivíduos varia imensamente em suas reações ao café assim como outros fatores como o ruído, a temperatura e o stress podem, igualmente, predispor ao retardamento do sono. O café descafeinado está disponível para essas pessoas particularmente sensíveis à cafeína.

Café faz mal?
Não há nenhuma evidência conclusiva que indique que uma quantidade moderada de café faz mal à sua saúde. A ciência moderna identifica os efeitos da cafeína, tais como o estímulo do metabolismo e o aumento na habilidade para reagir. Beber café normalmente não causa nenhuma conseqüência perigosa ao indivíduo sadio, embora nem todos possam tolerar a cafeína tão bem.

O café contém calorias?
Não, mas a adição de leite e açúcar numa xícara de café adiciona calorias.

Quantos países no mundo cultivam café?O café cresce exclusivamente em regiões tropicais e sub-tropicais. O atual cinturão da produção de café ao redor do mundo compreende cerca de 70 países envolvidos no cultivo e está circunscrito entre as latitudes de 23 graus norte e 25 graus sul.

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Produz, em média, cerca de 28% do total da produção mundial. A Colômbia segue em segundo, com cerca de 16%, a Indonésia, em terceiro, com 7%, e o México, no 4º lugar, com cerca de 4%.

Qual a diferença entre os cafés?
A qualidade de grãos e sua combinação, que deve ter seleção especial, sendo que cada café tem seu segredo, sua receita, seu blend.

Qual é o melhor café?
Desde que usando grãos sem defeitos, não tem o "melhor café". Cada produto tem seu sabor próprio.

O que é blend?
É uma combinação de grãos de diversas regiões (nunca usar a palavra mistura). Mistura é entendida como cevada ou produtos que não fazem parte do blend de café.

O que faz um café ser mais caro ou mais barato?
O tipo de grão que faz parte da saca de café verde comprada com mais ou menos defeitos de café.

Por que existem eventuais pontos mais claros misturados ao pó de café?Pontos mais claros encontrados no café são provenientes da película que compõe o grão. Como essa película encontra-se na etapa de torração ela vai escurecer com menos intensidade e ficará visível na moagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário