Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Curso ensina a arte de fazer café em casa



Pra fazer um bom café em casa, a minha dica para não "queimar o pó" destruindo assim alguns componentes de aroma e sabor, é necessário que você nunca deixe a água ferver. Assim que a água abrir fervura, ela estará no ponto correto para passar pelo filtro ou para acrescentar o pó para passar pelo coador de pano e assim deixará o seu cafezinho mais saboroso. O café deve ser preparado sem açúcar, dessa maneira o café estará sempre fresco evitando a fermentação do açúcar na garrafa térmica.

Pensando nesses truques do preparo do café você acredita que existe até curso para ensinar fazer café?!

Centro de Preparação de Café realiza curso, “Arte de Fazer um Bom Café”

Curso ensina a arte de fazer café em casa. Fazer café não é difícil, mas saber extrair o máximo de aroma e sabor tem lá os seus segredos. É essa a proposta do mais novo curso do CPC – Centro de Preparação de Café, do Sindicafé-São Paulo: ensinar a “Arte de Fazer um Bom Café” em casa ou até no escritório. Além de dicas práticas sobre como comprar e armazenar o café; a água a ser utilizada, tempo de fervura e dosagens, o curso ensina o preparo em diversos equipamentos, desde o tradicional cafezinho, coado ou filtrado, até o uso máquinas domésticas de café ‘espresso’ e técnicas de vaporização de leite.

Com apenas 3 horas de duração, o curso apresenta, na parte teórica, o que são as categorias de café Tradicional, Superior e Gourmet, e as máquinas e moinhos de uso doméstico. Na parte prática, os alunos vão aprender a diferenciação das categorias a partir de testes de degustação; a moagem correta de acordo com o tipo de preparo; a vaporizar o leite; a preparar a bebida nos diversos equipamentos, como em cafeteira italiana, na French Press, prensa francesa muito popular na Europa, e com o Ibrik, para café turco, e ainda a preparar receitas diversas de cappuccinos e de drinques à base de café.



Nosso objetivo é tanto ensinar o preparo correto quanto mostrar que é possível fazer do prazer em saborear um bom café um momento especial, de reunião com amigos e a família. Com tantos equipamentos hoje à disposição, e a preços acessíveis, e com os cafés de qualidade que dispomos, é fácil ter em casa uma pequena cafeteria”, diz a barista Cleia Junqueira, instrutora do CPC e jurada certificada pela ACBB – Associação Brasileira de Café e Barista.

Segredos de um bom café



- Quanto melhor a qualidade da matéria prima, mais suave e deliciosa será a bebida

- Cada ponto de torra com sua cor característica determina um sabor e um aroma próprios. Quanto mais claro, mais suave, mais ácido e menos amargo. Quanto mais escuro, mais forte, mais amargo e menos ácido.

- Um café muito torrado terá uma aparência escuro-brilhante com sabor de óleo queimado.

- O café torrado em grão conserva-se por um período maior e sua qualidade pode ser mais facilmente verificada e deve ser moído próximo a hora do consumo.

- Se a moagem é mais grossa que a ideal, a bebida ficará mais fraca e menos saborosa havendo necessidade de maior quantidade de pó na preparação, caso se deseje mais forte.

- Se a moagem é mais fina que a ideal, a bebida será muito amarga, áspera e desagradável, a não ser que se diminua o tempo de contato água com o que possível diminuindo a quantidade de pó

- O café torrado se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desse tipo de material.

- Deve-se comprar café semanalmente em estabelecimento com giro rápido de mercadorias, para que chegue sempre mais fresco em sua residência.

- O café embalado em pacotes plásticos conserva-se por cerca de três meses e, se embalado a vácuo, tem durabilidade de até um ano. Ao ser moído, o café diminui a metade o seu tempo de vida.

- Armazene o pó de café em recipientes plásticos herméticos, num local fresco ou, preferencialmente na geladeira.

- Se está sendo utilizado café torrado em grão, faça a moagem somente da quantidade que vai ser preparada.

- Se você deseja novos sabores combine cafés de diferentes origens ou com diferentes pontos de torra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário