Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coffee Art

O café tem sido usado como um pigmento para criar arte. E uma linha de produtos tem surgido dia após dia... como se fosse uma aquarela. A aquarela é uma técnica que muito me agrada (me lembra das pinturas com guache nas aulas de artistica na "antiga" escola primária). As manchas iniciais são as mais importantes pois estas irão conduzir cada pincelada em busca de uma representação realista. O prazer de se pintar uma aquarela é justamente saber conduzir as manchas e depois, com poucas e precisas pinceladas, concretizar o desenho ali presente.

Segundo a Wikipédia aguarela (português europeu) ou aquarela (português brasileiro) é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela.

A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

Coffee Art
Coffee Art a técnica de pintura com café sobre papel - sem outros pigmentos, apenas 100% puro café espresso -, que já tem expressão na Europa e Estados Unidos, mas dá seus primeiros passos no Brasil. Pintar com café como se este fosse tinta, não é uma novidade, mas ainda soa estranha. A ideia é pintar só com café, sem aditivos, sem pigmentos… só 100% puro café e água e ir misturando formando uma gama de tonalidades que além de belíssimas deixam as aquarelas aromáticas!

Com um trabalho pioneiro no Brasil, Dirceu Veiga (citado aqui neste blog) nos apresenta essa tendência artística com "pitadas" que o identificam como ilustrador, icon designer e caricaturista. Para Dirceu o tipo de café ideal para as caricaturas é o expresso curto, com grãos da região sul de Minas.

Natural de Curitiba, Veiga começou a carreira de ilustrador ainda em 1994, trabalhando em livros e apostilas do ensino fundamental. Desde então, o artista amadureceu, aprimorou a sua técnica e hoje leva a coffee art a eventos, feiras e exposições.

Seu diferencial está em misturar caricatura, Coffee Art e a seleção de uma "atelier" bem brasileiro, digamos assim, as cafeterias, local onde ele desenvolve e expõe sua Coffee Art. Abaixo coloco uma das minhas preferidas!



Veja o Coffee Art na visão de outros artistas:

Esta é de Karen Eland. Veja mais trabalho do artista aqui.


Esta é de Godfrey Caleb.
Confira mais telas do Godfrey aqui. Lá ele conta que descobriu a técnica acidentalmente, quando derrubou café sobre um papel ao atender o telefone... e se surpreendeu com as possibilidades!

Confira a galeria de Andy e Angel aqui.

Pintura de Retratos em Aquarelas Café... aqui.

Achei bem interessante este espaço aqui é do COFFEE ART GALLERIES.

Pra quem gosta de imagens de café vale a pena conferir esta galeria aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário