Total de visualizações de página

sábado, 27 de maio de 2017

Café com Flores


Hoje dei uma passadinha no Café com Flores. O lugar é bem aconchegante de muto bom gosto. Atendimento excelente. Todo café servido a mesa vem acompanhado da explicação dos benefícios do café feito na hora e das sutilezas que o modo de preparo escolhido emprestam ao sabor e ao aroma do café.

O Cardápio traz cafés, queijos, tortas, bolos, salgados, sucos, chás, vinhos. Fiquei com vontade de degustar todas opções, mas considerei que não seria muito proveitoso. Então, volto depois para apreciar outras xícaras e também o café servido em taças especialmente desenvolvidas para apreciação do potencial aromático do café. Ficou também para outro dia a degustação do café com os queijos, o café Macadâmia, os Espressos, os Cappuccinos...


Comecei com o Café coado Individual. Não sabia se seria coado em coador de pano ou de papel. Então, pela primeira vez tomei o café coado no Hario, um coador de fabricação japonesa. Pensei em fotografar, filmar tudo, mas ainda não foi desta vez. 


A Hario, empresa fundada em 1921, é referência mundial em fabricação de vidro de alta qualidade e possui uma linha completa de utensílios relacionados a café, como filtros, bules, sifões, coadores e mais. Fiz aqui uma postagem sobre este coador em 2012.

O coador de café Hario V60 é encontrado nas opções plástico, acrílico, vidro, porcelana, cerâmica e funciona exatamente como um coador comum destes de plástico tradicionais usados na maioria das cozinhas brasileiras, a diferença está nos espirais na parte interna do coador que faz com que o café seja coado mais rápido, resultando em uma bebida de acidez acentuada, mais doce.

Eu que gosto de café puro, sem açúcar e adoçantes, achei o café levemente adocicado e bem suave. 


Curiosamente o filtro de papel também é diferente. Ele tem formato triangular, para encaixar perfeitamente na parte interna do coador. O procedimento de preparo é parecido com o tradicional: coloca-se o filtro no Hario e adiciona-se um pouco de água quente, para umedecer o papel. Em seguida, coloca-se o café e um pouco da água quente, para a pré-infusão. Quando começar a gotejar, adiciona-se o restante da água bem no centro do filtro, sem movimentos circulares. Como o café passa muito rápido acaba realçando a boa acidez do cafezinho; e, por ficar menos tempo em contato com a água, também resulta num café com menos cafeína.


Para acompanhar a xícara de café pedi uma Quiche Lorraine, torta tradicional da culinária francesa, mas de origem Alemã. A receita, que recebeu o nome da região onde foi criada, em sua versão original era feita apenas de creme feito a base de leite, ovos, toucinho; e, o queijo só foi acrescentado bem depois a receita, assim como o creme de leite, a noz moscada. As variações da receita dependem do país, da região, da cozinha... a minha eu escolhi com bacon e queijo. Estava perfeita.


Também provei o café coado na Aeropress, que aqui no Blog já postei sobre este método de extração de café. Projetada por um inventor de brinquedos nos Estados Unidos, Alan Adler; a Aeropress começou a ser comercializada em 2005; e, por permitir que um café coado tenha características de um espresso, 
tornou-se a queridinha dos apaixonados por café mais moderninhos.


Depois experimentei o café feito na prensa francesa, cafeteira que também já tem postagem aqui no Blog.


Ao contrário do que o nome sugere, a prensa francesa (também conhecida como cafeteira francesa ou french press) foi inventada por um designer italiano, Attilio Calimani, em 1929. Por que então o “francês” no nome? A explicação está no surgimento desse método, em meados de 1850, nas cozinhas francesas.


Italiana de nascimento, francesa de coração, sei lá, o fato é que o método se tornou difundido mundialmente por conta do saboroso café que proporciona e da facilidade de ser feito, pois não precisa de eletricidade e tampouco de filtro de papel. Dá para levar em viagem e até mesmo passar um cafezinho na mesa de trabalho.

Eu achei que era exagero, então não fotografei, mas confesso que também pedi uma fatia de Torta de Limão Siciliano... Uma delícia!


CAFÉ COM FLORES Inaugurou sua cafeteria em 25/05/17
Funcionamento das 8h às 20h!
Av. Nelci Gonçalves de Simas, 591
Naviraí/MS





FONTE

https://www.facebook.com/cafecomfloresnv/?fref=nf

http://www.festadodia.com.br/galeria.php?id=2346

Um comentário:

  1. Obrigada, Beth pelas palavras de elogio. Faço questão de tomar um cafezinho com vc e bater um papo! Beijos

    ResponderExcluir