Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Da Cafeteira as Máquinas de Café


As cafeteiras nasceram na França

O consumo de café na Europa remonta ao final do século XVII, quando os turcos chegaram a Veneza. Os otomanos já tinham o café como um de seus hábitos e o produto passou também a ser apreciado pela população local. Porém, os otomanos tomavam café por infusão: jogava-se água fervente em uma xícara, na qual havia café moído. Com o sabor que não agradava o paladar de todos, buscou-se inovações no preparo do produto.

O invento da cafeteira, já em finais do século XVIII, por parte do conde de Rumford, deu um grande impulso à proliferação da bebida, ajudada ainda por uma outra cafeteira de 1802, esta da autoria do francês Descroisilles, onde dois recipientes eram separados por um filtro.

No final do século seguinte, François Antoine Descroisilles, um farmacêutico francês, inventou a cafeteira, que possuía dois recipientes separados e que permitia que um filtro ficasse entre a água e o café.

Anos mais tarde, Antoine Cadet de Vaux, um químico francês, inventou a cafeteira de porcelana. Outra revolução na forma de fazer café só foi observada no final da segunda guerra mundial, quando Achille Gaggia, inventor italiano, criou a máquina de café expresso.

Em 1822 uma outra invenção surge na França, a máquina de café espresso, embora ainda não passasse de um protótipo. Em 1855 é apresentada numa exposição, uma máquina mais desenvolvida, mas foi na Itália que a aperfeiçoaram.

Assim, coube aos italianos, apenas em 1905, comercializar a primeira máquina espresso, precisamente no mesmo ano em que foi inventado um processo que permitia descafeinar o café. Em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a Itália continua tendo a primazia sobre os espressos e Giovanni Gaggia apresenta uma máquina onde a água passa pelo café depois de pressionada por uma bomba de pistão. O sucesso foi notório.


A maquina de café de saco antiga ilustrada acima tem mais de 70 anos

Cafeteira Moka Express Mini - 1 xic


Direto do seu fogão saem fumegantes xícaras de café expresso. Esta cafeteira expresso para 1 xícaras da italiana Bialetti é feita em alumínio polido e a infusão se dá pela pressão do vapor.Na parte de baixo, vai a água que ao esquentar produz vapor que força a água pelo filtro onde fica o pó e posteriormente para a parte de cima. Em poucos minutos , você terá sua xícara de café, expresso como na Itália. Além de fácil de usar, é ótima para levar em viagens. Perfeita para uma pessoa.

Cafeteira Cuor di Moka - 2xic

A italiana Bialetti apresenta "Cuor di Moka Express®" um produto único e uma idéia inovadora, para preparar um legítimo "cappuccino" italiano na sua própria casa, de maneira simples e rápida, com a mesma facilidade com a qual se prepara um simples café. Extremamente segura e de fácil limpeza ela prepara 2 xícaras grandes (220 ml. cada) do legítimo e cremoso "cappuccino" italiano (usar a válvula abaixada) ou do simples café com leite (usar com a válvula levantada), em menos de quatro minutos.

Cafeteira c/ moedor Cuisinart

O elegante estilo europeu da novíssima Cafeteira programável c/ moedor de grãos da americana Cuisinart é o complemento perfeito para a cozinha do gourmet. Além de moer os grãos instantes antes de preparar o café, garantindo maior frescor e sabor, oferece compartimento separado para moagem, tornando-a super fácil de limpar. Oferece timer programável de 24 horas e relógio digital de fácil leitura, permitindo definir o início do ciclo e desligamento automático programável (0 a 4 h). Controle de Pausa permite retirar a jarra e servir um café mesmo antes que o ciclo tenha terminado e função grind off permite usar o café já em pó. Seleção de 1 a 4 xícaras ou mais de 5 xícaras garante consistência e sabor e textura ao café. Oferece filtro de água por carvão ativado que remove impurezas, cálcio e cloro da água, incrementando o sabor do café. A base de aquecimento manterá o café a uma temperatura de 77 a 83° C. Função Auto-Limpeza com indicador luminoso para avisar quando a função deve ser acionada.

Máquina de café espresso
Existem máquinas de café profissionais que são relativamente baratas para um orçamento pequeno, enquanto outras são caríssimas. Contudo, as opções são enormes. Por exemplo: existem máquinas de café que fazem apenas o café, e outras que oferecem outros recursos facilitando a tiragem de diversos tipos de bebidas, como os cappuccinos, galões, garotos, espressos, chás, etc.



Caso você seja um amante do bom café, precisa conhecer a Venus Century Espresso Machine. Uma edição centenária para fazer o melhor café. Concebida por Victoria Arduino, a máquina está sendo considerada um símbolo da história do café e da cultura italiana. Estão sendo produzidas apenas 100 unidades. A primeira foi presenteada ao Papa, para seu uso pessoal. Para comprá-la é preciso desembolsar cerca de U$22.000,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário