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sexta-feira, 31 de julho de 2009

Café com design



A história da Octavio Café tem raízes profundas. Ela começa na década de 1940 com o sonho de Octavio Quércia de produzir café de alta qualidade em Pedregulho, na região da Alta Mogiana.

Um Pouco de História

Antes de Octávio produzir o seu café, Giusepe e Vicente Quércia, avô e pai de Octavio, que vieram da Itália em 1890, já cultivavam um pequeno cafezal no município de Brodowski no início do século passado. 

A escolha do nome Octavio também coincidiu com os resultados de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) sobre avaliação sensorial da bebida do café. Neste estudo, oito atributos do café (aspecto, torração, aroma, corpo, acidez, bebida, doçura e conceito), foram analisados resultando em um gráfico na forma de um octógono, no qual o município de Pedregulho, onde são produzidos os cafés e blends da Octavio Café, alcança um equilíbrio único na produção de café.


Na década de 40, Octavio Quércia, um dos filhos de Vicente, seguia a tradição da família cultivando café em Igaçaba, Distrito de Pedregulho, região de Franca, na Alta Mogiana. Conhecedor da natureza, Octavio sabia que a alta qualidade das terras de Pedregulho, sede do município, a 1036 metros de altitude, possibilitaria o cultivo de um café especial e isso o levou a mudar-se para Pedregulho, onde adquiriu uma nova propriedade. 

No final da década de 90, Orestes Quércia, filho de Octavio Quércia, começa a dedicar-se também à fazenda, implementando o cafezal. Em 2002, com a morte de Octavio Quércia, assume as atividades e implanta uma nova dinâmica ao Café Octavio. O objetivo agora é a criação de uma marca mundial de café de origem brasileira. 


Logomarca: Octávio Café

Uma avaliação dos cafés produzidos na região da Alta Mogiana, utilizando as metodologias propostas pela Organização Internacional do Café, comprovou que os blends da Octavio Café possuem os melhores índices nos oito principais atributos que determinam a qualidade da bebida: aspecto, torração, aroma, corpo, acidez, doçura, conceito e bebida. Este resultado coloca os blends da Octavio Café entre os melhores cafés especiais.

Este octógono e o nome de Octavio Quércia serviram de inspiração para a definição da marca Octavio Café. O símbolo, que é um grão, lembra a assinatura de Octavio Quércia e o nome por extenso mantém a forma cursiva, como se fosse escrita por ele. As cores marrom laranja e dourado expressam o café, o calor da bebida e nobreza da marca.



A Arte de Degustar Cafés Especiais

Cada vez mais o brasileiro está tomando gosto pela arte de degustar cafés especiais. A previsão é a de que, nos próximos anos, o consumo de cafés especiais passe de 5 para 15%. Para acompanhar o crescimento desse nicho, a paulista Octavio Café montou o ambiente perfeito. Além do cardápio de cafés premium, a cafeteria se diferencia pelo estímulo a experiências sensoriais, gustativas e visuais, cujo projeto interior é de Marcello Dantas, o mesmo responsável pelo Museu da Língua Portuguesa. O espaço é interativo, com recursos multimídia, e há inclusive ambientes para reuniões e aulas sobre café.

1. O edifício, projetado pelo escritório de arquitetura Seragine Farné Guardado, é curvo e inclinado, e lembra tanto um coador de café quanto uma xícara. Os tons usados dentro da loja vão desde o grão verde ao grão torrado, passando por todas as tonalidades do ciclo de vida do grão de café. A pintura é uma textura especial feita de terra sem aditivos químicos. O projeto venceu a edição brasileira do IDEA – International Design Excellence Award.

2. A “Rampa do Conhecimento” traz frases sobre o universo do café.

3. Degustar um café também pode ser um momento bem individual. Aqui, poltronas onde cada um pode ouvir seu próprio iPod. Detalhe: todo o edifício tem tratamento acústico que suaviza o som ambiente.

4. Uma ampla gama de recursos tecnológicos e conceituais é usada para oferecer durante a visita uma experiência única com o café, como o “Livro Virtual”, que projeta imagens de todo o processo de produção do café: os cafezais, a colheita, a seleção dos grãos, a torrefação; e o “Painel Aromático”, onde estão expostas 36 variações de aromas do café.

5. A cafeteria oferece um leque de ambientes: salão principal para o cafezinho rápido após o almoço, área com mesas, lounge, jardim interno, lounge externo com lareira para os dias frios e uma área com mesas no deque. Passam por lá semanalmente 3 mil pessoas – a um ticket médio de R$ 40.

6. A mesa reconhece a presença do cliente e ilustra em seu tampo-tela imagens relacionadas ao mundo do café. 

7. No andar superior estão os ambientes técnicos, como a sala de reunião e a Universidade do Café com uma programação intensa de cursos.

8. Na caixa de vidro e madeira está localizado o balcão, coração da cafeteria. Desde a inauguração da casa, em novembro de 2007, foram servidos 87 mil xícaras de café expresso. Na carta de café – assinada por Silvia Magalhães, três vezes campeã brasileira de barista –, várias opções, desde o coado, turco, à italiana e o french press, até drinques e blends para degustação. O cardápio do almoço e jantar tem toques bem brasileiros. Destaque para o fi lé a café. A fonte borbulhante com água aquecida simula um gêiser.

9. O torrador de café, hoje em uma das salas da UniOctavio, se encarrega de espalhar o aroma por todo o ambiente.

10. Os uniformes dos atendentes são criação do estilista Marcelo Sommer, que se inspirou nas cores e texturas dos grãos de café. Cerca de 60 pessoas trabalham no estabelecimento.



Fique por Dentro:

*O Octavio Café foi eleito pelo "Guia da Folha de São Paulo", como a melhor cafeteria de São Paulo.

Fonte: DCI

*O Octavio Café, a melhor cafeteria de São Paulo, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, venceu a edição brasileira do IDEA-International Design Excellence Award, maior premiação de design dos Estados Unidos. 

Além disso, o Café Octavio foi o primeiro colocado no Campeonato Brasileiro de Baristas, em 2006, e um dos mais destacados no World Barista Championship, em Tokyo, em 2007. No último campeonato brasileiro de barista conquistou o título de melhor espresso do Brasil. Além disso, já possui 3 importantes selos que atestam sua qualidade (ele foi classificado com 80 pontos pela SCAA – Specialty Coffee Association of America; e tem as certificações internacionais da Rainforest Alliance e Utz Kapeh, de responsabilidade sócio-ambiental). 

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