Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Café a Moda da Casa

O café nos acompanha numa volta ao mundo gastronômica. Ele é um produto universal, que pode ser encontrado no mundo todo e que faz parte dos usos e costumes de muitos e muitos países e regiões. Um produto que viaja muito. Para se ter uma idéia, basta dizer que o comércio mundial de café, em termos de volume de dinheiro, em dólares, só perde para o petróleo.


As formas de consumo do café no mundo

Que o café é uma das bebidas mais popular do planeta ninguem mais duvida. Contudo, as formas de consumo do café são multiplas, que podem fazer com que o tomador mais desavisado tenha grandes surpresas ou estranhamento. Então fique atento e confira como o café é consumido em alguns lugares do mundo:



* Alemanha: é servido com leite condensado ou chantilly.

* Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

* África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre.

*Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que será derretido quando entrar em contato com o café.

*Brasil: Nas casas é comum o café filtrado em coador de pano ou papel é servido forte e quente, a maioria das vezes, já vem adoçado. Os cafés instantâneos se faz presente em várias casas. É comum, também, o uso de cafeteiras; e as máquinas de café que já ganharam espaço no comércio alimentício, e aos poucos passam a fazer parte dos locais de trabalho, e do ambiente doméstico(casas).

* Cuba: o café é bebido bastante forte e doce, e em um só gole.

*França: o produto, na maioria das vezes, é bebido com chicória.

*Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

*Itália: o café espresso preto é servido em xícaras pequenas, acompanhadas de tiras de limão.

* México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor.

* Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

* Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

O café é hoje uma bebida mundial por excelência, talvez a mais consumida e faz parte da dieta diária em muitos países. Nós brasileiros tomamos café, e bastante café, quase que automaticamente. No Brasil, há café para todos os gostos, para todas as ocasiões e clima. Apenas a maneira de preparar o café varia muito e os costumes que o cercam também. Neste Blog os marcadores “Café a Moda da Casa” procuram traçar um tour pelos costumes que pairam sob este grão especial e dão vida ao preparo do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário