De acordo com o Manual Enciclopédico do Café, o Japão foi um dos países que mais resistiu à entrada dessa estimulante bebida entre seus hábitos regulares. Tradicionalmente adeptos dos chás (o chá verde é a bebida nacional japonesa há aproximadamente mil anos), foi apenas entre os séculos XIX e XX que o café conseguiu conquistar algum espaço entre os nipônicos.
O interessante é saber que depois disso os japoneses se afeiçoaram tanto pelo Coffea arábica (nome científico) e suas características que passaram a adotar a prática pouco comum de se deitarem entre grãos de café torrado por imaginarem que isso traz benefícios a saúde da pele.
O mercado japonês tem destacada preferência pelos cafés premium, principalmente os instantâneos, características que agregam valor ao produto. Em 2006 o país importou US$ 1,10 bilhões e o Brasil foi o principal fornecedor, seguido por Colômbia, Indonésia, Etiópia, Guatemala e Vietnã. O Brasil ainda vende para lá principalmente café não torrado e em grão, mas há um grande espaço para os cafés finos. As tendências de consumo no país incluem os cafés saudáveis e embalagens individualizadas. Há demanda também para o fornecimento de máquinas de café e acessórios, juntamente com o produto.
O Grupo Fatec, responsável pela produção do Café Turmalin participará da Foodex com produtos como o café em sachê, produto que está começando a se desenvolver no Japão, e tem recebido ótima aceitação pela praticidade e qualidade da bebida. A empresa exporta café verde há 10 anos para o Japão e mais recentemente, também o café torrado. Já participou de outras duas edições da feira, que faz parte de sua estratégia de consolidação do seu produto no mercado japonês.
Um dos grandes diferenciais do Café Turmalin é a certificação ISO 22000, obtida pela empresa em 2007 e que garante a segurança e a rastreabilidade do alimento, com análise de todo o processo de produção do café – desde o fornecimento da matéria-prima, torrefação, envase e expedição até chegar ao consumidor final. Além disso, o Café Turmalin atende importantes requisitos exigidos pelos japoneses como padrão de qualidade, embalagem reciclável e responsabilidade sócio-ambiental.
“Para entrar no exigente mercado japonês é necessário oferecer um produto altamente diferenciado e sofisticado, para concorrer com a enorme variedade de produtos e inovações que os japoneses tanto valorizam”, comenta o diretor Toshiya Shimano.
Curiosidade: iogurte com sabor de café
Na cidade de Nikaho, província de Akita, noroeste do Japão, uma granja lançou o primeiro iogurte com sabor de café produzido no país. O iogurte é fabricado a partir de leite recém ordenhado e a ele é adicionado o sabor de café.
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