Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Espaço Café Brasil

A hora do café é sempre lembrada como um momento de relaxar e dar uma pausa na rotina. No Espaço Café Brasil, além de lazer, essa bebida também é sinônimo de negócios... A cada ano o Espaço Café Brasil traz mais eventos paralelos relevantes para o público que visita a feira. O objetivo é unir em um só lugar e em quatro dias de feira tudo o que há de tendência no setor. Uma missão que ajuda a antecipar as novidades e trazer aos empresários que vivem este setor a modernidade, agilidade e praticidade da área, além de referências internacionais.



O Espaço Café Brasil é a principal feira de cafés de qualidade do País. Realizada junto com a Fispal Food Service, tem como missão desenvolver o mercado de cafés, aprimorar a qualidade e a excelência no serviço e aumentar o consumo. Reúne toda a cadeia cafeeira, desde o produtor até o apaixonado pela bebida, que se encontram anualmente para fazer negócios, trocar informações e criar novos relacionamentos no setor, por meio da exposição de produtos e dos diversos eventos paralelos.

Objetivo
Gerar novos negócios para as empresas e profissionais que atuam neste setor. Desde os produtores de grão de qualidade, empresário da área de equipamentos e acessórios, donos de cafeterias, pontos de consumo de café e baristas – todos responsáveis pelo produto que chega à xícara do consumidor fora do lar.

Produtos e Serviços
Exposição, apresentação e lançamento de produtos de café de qualidade, serviços, equipamentos e novas tecnologias para o setor food service, atendendo toda a cadeia do café e visando a melhora no valor do produto dentro e fora do Brasil.

Inteligência de Mercado
Palestras, debates e workshops que propiciam aos visitantes e expositores informações e tendências sobre o setor, objetivando a qualidade, inovação e diferenciação no negócio. Enfoque no enorme potencial nacional em produzir e consumir café. Veja mais sobre a programação do Auditório Inteligência de Mercado.

Café e Cultura
Mostrar ao mercado que o café é dinâmico e oferece várias opções de eventos culturais como apresentações de baristas, festivais, competições, exposições, degustações, publicações, prêmios e cursos voltados ao tema, que visem incentivar o maior conhecimento do setor. Dentre as atrações deste ano estão a Copa Barista 2009, o 2º Barista Jam Brasil e a Cafeteria Gourmet.

Patrocínio
• O food service representa 2,4% do PIB nacional e trabalha com mais de 1 milhão de estabelecimentos;
• Durante os 4 dias de feira, mais de 64 mil visitantes;
• Presença de mais de 1.200 empresas;
• Participação nacional e internacional (27 Estados e 40 países);
• Estimativa de negócios gerados em 2008: R$ 3 bilhões.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor. O mercado de café encontra-se em pleno crescimento e ‘redescobrimento’ e atualmente oferece grandes oportunidades de negócio. Grande parte deste novo cenário deve-se ao investimento na qualidade do café brasileiro (mercado doméstico e exportação) e nas mudanças no hábito de consumo que acabam por aumentar o consumo e o interesse do brasileiro pela bebida.

• 97% dos brasileiros bebem café regularmente, consumindo 17,66 milhões de sacas/ano;
• Entre 2007 e 2008 o consumo de café fora do lar cresceu 42%;
• As receitas do segmento gourmet somam até 8% do valor das vendas totais do setor, que atingiram R$ 6,5 bilhões em 2008;
• O consumo de cafés de alta qualidade cresce a uma média de 15% ao ano;
• Durante os 4 dias de feira, mais de 64 mil visitantes
• Participação nacional e internacional (27 Estados e 40 países)

O Espaço Café Brasil tem o copatrocínio da La Spaziale e tem o apoio da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), do Cafés do Brasil, do Sindicafé-SP (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo), da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), da ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista) e do CaféPoint.

La Spaziale
Fundada em 1969, a primeira fábrica da La Spaziale nasceu em Bolonha, na Itália. Desde o início, a empresa desenvolve produtos de qualidade e inovadores no mercado de máquinas para café espresso. Hoje, ainda mantém a mesma filosofia de oferecer aos clientes o que há de mais avançado em soluções técnicas para ter um produto de alta qualidade como resultado: a xícara perfeita de espresso. No Espaço Café 2006, a La Spaziale lançou seu mais novo produto: a máquina de espresso S5.

ABIC
Fundada em 1973, a Associação Brasileira da Indústria de Café representa as indústrias de torrefação e moagem de café de todo o País. Criada por decisão de representantes dos Sindicatos das Indústrias de Café de diversos estados, a Abic nasceu com a incumbência de iniciar um trabalho que interrompesse a queda vertiginosa do consumo de café ocorrida entre as décadas de 70 e 80. Em 1989, lança o Programa de Autofiscalização da Indústria de Café, um projeto inédito e ousado, considerado um dos maiores sucessos dos últimos anos no setor de alimentos e bebidas, mais conhecido como Selo de Pureza Abic. O grande desafio, hoje, é produzir mais e melhor com baixos custos, oferecendo aos clientes e consumidores produtos de qualidade a preços acessíveis, aumentando assim o consumo interno. A intenção da Abic é, até 2010, aumentar o consumo anual para 21 milhões de sacas. Atualmente, conta com o apoio de aproximadamente 500 empresas de torrefação e moagem de café de todo o território nacional.

Sindicafé
O Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo iniciou as atividades em 1935 e representa as empresas paulistas de café que são responsáveis pelo mais importante abastecimento do consumo interno no País. O Estado de São Paulo responde por quase 43% da produção nacional de café torrado e moído e processa mais de 4,5 milhões de sacas anualmente. As empresas líderes do setor, articuladas em torno do Sindicafé-SP, têm desempenhado um papel fundamental para o desenvolvimento do agronegócio café, realizando ações e programas voltados ao aumento do consumo interno, à valorização da qualidade e ao fortalecimento das indústrias. Em 1996, fundou o Centro de Preparação do Café (CPC) que ministra cursos para profissionais da área que queiram se especializar na degustação, preparo e conhecimento aprofundado sobre o café.

BSCA
A Associação Brasileira de Cafés Especiais ou Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) foi fundada por um grupo de produtores de cafés de alta qualidade para oferecer ao mercado gourmet os melhores cafés do Brasil. A BSCA tem associadas em todas as áreas do País onde os cafés arábicas de alta qualidade são produzidos: Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado, Chapadas de Minas, Mogiana, Bahia e Paraná. Os cafés fornecidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais são garantidos por certificados de qualidade expedidos após controle de qualidade efetuado por especialistas e provadores. O Certificado de Café Especial da BSCA é concedido aos que obedecem a padrões rigorosos de qualidade.

Cafés do Brasil
Os produtos sob o selo Cafés do Brasil aderiram a um rígido Sistema de Qualidade e são analisados em laboratórios respeitados e auditados por organizações certificadoras, reconhecidas internacionalmente. Assim como na exportação de grãos de café verdes, os cafés brasileiros, pré-torrados e moídos, são reconhecidos pelo seu alto nível de qualidade, consistência em misturas, confiabilidade no fornecimento e cuidados permanentes com o cliente são capacidades que a indústria cafeeira do Brasil oferece aos seus consumidores em todo o mundo.

ACBB
Fundada em 2005, a Associação Brasileira de Café e Barista – ACBB - é uma associação sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais, incluindo a produção, comercialização, industrialização, distribuição, serviços de apoio, produção de equipamentos e sua distribuição destinada a esse mercado. Atualmente a entidade é reconhecida pelo World Barista Chamopionship (WBC) como responsável pela organização do Campeonato Brasileiro de Barista, certame que seleciona o barista brasileiro que representará anualmente o País nas etapas mundiais do Campeonato Mundial.

CaféPoint
O CaféPoint é mais do que um portal com informações sobre o mercado cafeeiro, o site tem por objetivo contribuir com a formação do produtor, formando uma comunidade online do setor no agronegócio. Enquanto acompanha as mudanças e tendências do setor no Brasil e no mundo, abrange desde a produção até o mercado consumidor. Criada pela Agripoint, consultoria de agronegócios fundada em 2000 e sediada em Piracicaba (SP), o portal é um setor da empresa dedicado especialmente à cadeia produtiva de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário