Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2009

DNA do Café

Café é um assunto complicado: lavoura, torra, preparo, tudo influencia no resultado.

Café especial e café comercial: qual a diferença?
Para distinguir o café especial do café comercial é necessário saber que nos cafés especiais avalia-se as qualidades e nos comerciais listamos os defeitos.
Sendo assim a identidade destes grãos está em que:


1.Cafés comerciais são produzidos em larga escala, e somente poucos produtores estão capacitados a obter lotes de cafés especiais. Entretanto pelo menos uma fração de suas safras atinge esse padrão. Os cafés comerciais são normalmente misturados nas cooperativas e exportadoras. Cafés especiais precisam obrigatoriamente ter rastreabilidade, ou seja, conhecer a propriedade e origem de cada lote.

2.Os cafés especiais obtém seus preços analisando-se a qualidade e a raridade da bebida. Os cafés comerciais são commodities e tem seu preço fixado em bolsa.

3.Cafés comerciais não costumam possuir nenhum tipo de certificação, já os cafés especiais são certificados por entidades próprias do setor de cafés especiais.

Em suma, Cafés especiais não possuem nenhum defeito e precisam ter um atributo bem definido: aroma, corpo, sabor ou acidez. Nos métodos de classificação a tabela chega até os 100 pontos. A partir de uma pontuação de 80 o café é considerado especial. Distinguir o café é um assunto sério. Então não fique frustrado se não encontrar um sabor impressionante num pó de café comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário