Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Você sabia que o café cura dor de cabeça?

Quem recomenda o produto para esse fim é um grupo de pesquisadores norte-americanos, que testou a bebida com sucesso em 300 pacientes. Publicada na Clinical Pharmacology and Therapeutics, a pesquisa mostra que uma dose de cafeína pode ajudar a tratar as dores de cabeça provocadas pela tensão.



A descoberta, de que uma combinação da substância ibuprofeno e cafeína funciona melhor do que a droga sozinha, foi obtida a partir de uma amostragem com 301 voluntários que sofriam de crises regulares de dor de cabeça. 61% das pessoas que tomaram apenas cafeína notaram que a dor diminuíra significativamente. Ingerindo as duas substâncias, o número subiu para 80%. A combinação também acelerou o efeito analgésico: a dor foi eliminada uma hora mais rápido do que com outras opções.

Segundo os médicos, não é preciso tomar suplementos de cafeína para se beneficiar dos resultados. Uma xícara grande de café age da mesma maneira. A cafeína parece potencializar o efeito do remédio, diminuindo a dilatação dos vasos sangüíneos da cabeça pelo efeito vasoconstritor.

A pesquisa foi liderada pelo Dr. Seymour Diamond Headache Clinic, em Chicago, nos Estados Unidos. Ainda assim, há exceções. Os sofredores crônicos de dor de cabeça devem continuar a evitar a cafeína para que ela não aumente ainda mais o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário