Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Café Pode!

O cafezinho já foi preparado pelo boticário e tomado no balcão da farmácia, cura hemorróidas, gota, sarna e infecção. O enema (morno) de café podia tanto aumentar ‘o fogo interno’ como diminuir o ‘tormento da castidade’. De fato, o café é útil no cansaço, enxaqueca, desmaio, asma, constipação, ressaca e embriaguês; sua borra é cicatrizante de feridas, repelente de formigas e desodorante de geladeiras.



Benefícios do Café
*O café sem açucar é uma bebida sem calorias e não causa obesidade como refrigerantes, podendo mesmo ajudar a combater este problema mundial.

Contudo...
O açúcar no café ou no chá reduz o risco de engordar, revela uma pesquisa dinamarquesa feita com 5.200 homens e publicada no jornal 'Jyllands-Posten'. 'Para nossa grande surpresa, nós constatamos que há claramente menos obesos ou mais pessoas magras entre os que adoçam seus cafés ou chás do que entre os demais', explicou o professor Finn Gyntelberg da clínica de medicina do trabalho no hospital Bispebjerg de Copenhague.

O professor ressaltou, porém, que 'estas são apenas observações constatadas, e que seria necessário um estudo complementar para saber se a combinação café com açúcar ativa os hormônios que reduzem o apetite'. Segundo ele, 'se colocarmos uma colherzinha de açúcar para cada uma das cinco ou seis xícaras pequenas de café ou chá que bebemos por dia, corremos 40% menos riscos de ganhar peso do que se consumirmos estas bebidas sem açúcar'. O professor Finn Gyntelberg observou com outros pesquisadores os dados de 5.200 homens de Copenhague dentro de um grande estudo chamado Copenhagen Male Study, lançado nos anos 70 para examinar as ligações entre obesidade, álcool, tabaco, atividade física e café. 'Se nossas hipóteses forem confirmadas, teremos que comer pedacinhos de açúcar durante o dia para emagrecer', comemorou o professor.

'A explicação mais plausível é que o açúcar no café ou no chá estimula o bolismo nos intestinos e diminui o apetite, e as calorias do açúcar são menores que a de outros alimentos eventualmente ingeridos', justificou. Os resultados desta pesquisa do Bispebjerg Hospital foram publicadas na edição mais recente do 'European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation'.
Fonte: News Cafeicultura

*O café ajuda a Memória de Curta Duração e principalmente a memória de trabalho (a parte que utiliza a informação ativa) quando quantidades normais de informação têm de ser tratadas.

*O café ajuda a melhorar a concentração e por isso facilita a aprendizagem. Por outras palavras, o café reforça as fontes de energia que temos para aprender. Também diminui a fadiga. Os benefícios são encontrados principalmente em longos exames ou testes, quando o cérebro é mais usado. Aprenda a gostar de café e beneficie de todas as vantagens que esta bebida pode trazer à sua vida.

*O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas como o álcool. Além disso melhora a atenção e, conseqüentemente, o desempenho escolar.

*O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.

*O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.

*Doenças como infarto, malformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.
Melhora a taxa de oxigenação do sangue.

*A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.

*No SITE DA ABIC além de informações essenciais sobre os benefícios do café a saúde lemos que o café não é remédio, mas que a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades.

*O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

*O café é uma bebida rica em minerais, contém vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais, nutrientes que ajudam a prevenir a depressão e suas conseqüências como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas. A recomendação dos especialistas é de um consumo de 3 a 4 xícaras diárias (cerca de 500 mg de cafeína), o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.

*O consumo diário e moderado de café pelos adultos também pode ajudar ainda a combater a depressão, a quarta principal causa de morte no mundo atualmente, mas que poderá vir a ser a segunda em 2020, conforme informações da OMS (Organização Mundial da Saúde), depois do infarto do miocárdio.

*Cada xícara de café contém entre 80 e 200 mg de cafeína. Sua atividade média no nosso organismo é de 2 a 3 horas se for café Arábica ou de 4 a 5 horas se for do tipo Robusta.

Café faz bem e quanto mais forte, melhor, diz especialista

A especialista em dietas italiana Chiara Trombetti, da clínica Humanitas Gavazzeni da cidade de Bergamo, no norte da Itália, diz que o café é bom para a saúde e que, quanto mais forte, melhor. E ela diz ter fortes razões científicas para dizer isso. Segundo Chiara, o café contém antioxidantes e tanino, que são substâncias que fariam bem para o coração e para as artérias. Mas não é só: ela diz que o café também alivia dores de cabeça, ajuda a evitar problemas de fígado como a cirrose, ajuda a melhorar a circulação no coração e reduz o risco de ataques de asma. A especialista recomenda que as pessoas tomem um expresso, em vez do café instantâneo, para desfrutar dos efeitos mais benéficos da bebida.
Fonte: Revista Cafeicultura

•Investigadores da Escola Internacional de Estudos Avançados, na Itália, e do Trinity College, na Irlanda, publicaram um estudo conjunto que revela que o consumo diário de uma chávena de café pela manhã activa o estado de alerta.

•Segundo uma equipa de investigação da Duke University Medical Center, na Carolina do Norte, a ingestão de café pode evitar a doença de Parkinson. Este estudo foi efectuado num grupo de indivíduos que possuíam na família elementos com a doença. Verificou-se que a tendência entre esta população para sofrer do mesmo problema genético era menor entre os consumidores de café.

•Um estudo publicado no The Proceedings da National Academy of Sciences, revela que o consumo de uma chávena de café por dia, ajuda a proteger a pele dos raios UVB, diminuindo a incidência do cancro da pele. Segundo os investigadores, a ingestão moderada de café estimula o processo de "apoptose", no qual o organismo elimina as células danificadas ou cancerígenas.

•A revista Neurology publicou recentemente os resultados de um trabalho de investigação da autoria de cientistas portugueses e franceses no qual se conclui que o consumo de três chávenas de café por dia ajuda as mulheres, com mais de 65 anos, a manter a memória visual e a estimular a memorização de vocábulos.

•A revista Arthritis & Rheumatism do American College of Rheumatology publicou recentemente um estudo no qual se demonstra que o desenvolvimento de gota diminui na razão inversa da ingestão de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário