Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Maior Xícara de Café



Recordes existem para serem quebrados - Em 2007, o Panamá construiu a maior xícara de café até então, com capacidade para 2.840 litros de cafezinho. Mas, como tem brasileiro que não leva desaforo para casa, a cidade de Brejetuba, no Espírito Santo, construiu a xícara que detém o novo recorde, digno de figurar no Guiness Book.

A xícara, como pode ser vista nesta foto (de autoria de Eliana Gorritti), tem 2,3 metros de diâmetro e altura de 1,5 m. Portanto, 3.500 litros de café podem ser preparados, garantindo o novo recorde com muita folga em relação ao recorde panamenho…

O pires possui 3,4 m de diâmetro, sendo que a produção deste conjunto, que é todo em chapas de aço inox, levou mais de 2 meses para ser fabricado pela empresa metalúrgica Fimag, de Cariacica, ES. "Ficamos surpresos com a encomenda e realmente deu muito trabalho. Precisamos usar várias placas de aço inox. Mas foi um trabalho incrível e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Agora queremos mesmo é experimentar esse famoso cafezinho", disse Jaci da Silva Vieira, o gerente comercial da empresa Fimag.

O coador, para não ficar atrás, tem 2 metros de diâmetro com 2,5 m de altura, sendo composto de 12 camadas de tecido. Dessa forma, comporta nada mais nada menos que 300 kg de café em pó, cujo preparo leva em média 1 hora!

Haja cafeína…

Para comemorar o Dia Nacional do Café, 24 de maio, o município de Brejetuba, no interior do Espírito Santo, considerado o segundo maior produtor de café arábica do Brasil, capresentou a xícara para concorrer ao título de maior xícara de café do mundo. Esta grandiosa xícara foi apresentada no dia 31 de maio de 2008, durante o Festival Café & Cultura de Brejetuba. 

A xícara fica na praça Celestina Xista Badaró, a principal do município. O técnico da Secretaria da Agricultura de Brejetuba, Vanildo Pagio, disse que a bebida servida no festival levou cerca de uma hora para ser coada. Depois foi servida aos participantes do festival. A expectativa é de que o evento ajude a valorizar o café de Brejetuba, colocando a cidade na rota dos cafés especiais. "Queremos que a região fique conhecida pelos cafés de qualidade no Brasil", explicou.

A xícara e o pires custaram R$ 24,8 mil. A xícara vai receber 3,5 mil l de café. Serão 300 kg de pó de café, colocados em um coador de 2 m de diâmetro, 2,5 m de altura e tem 12 camadas de tecido.

Rumo ao recorde

Com números tão expressivos, a prefeitura de Brejetuba fez contato com os editores do Guinness Book, o livro dos recordes, na Inglaterra. Segundo o técnico da Secretaria da Agricultura de Brejetuba, Vanildo Pagio, a solicitação de que o "cafezinho" seja registrado no livro como o maior do mundo já foi aprovada.

"Eles disseram que ou vem um representante acompanhar o evento ou vamos mandar provas para lá", explicou. Caso seja reconhecido, o "cafezinho" de Brejetuba, vai superar o recorde de uma empresa de cafés do Panamá, que fez 2.840 l da bebida em 2007.

Mais fotos aqui

fonte

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2906567-EI1141,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário