Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2009

Profissão: Barista



Foi-se o tempo em que se tomava um simples cafezinho no boteco da esquina. Estamos na era do café gourmet, dos baristas com status de sommeliers. Passar café agora é arte. Hoje em dia, o café não é apenas aquela bebida simples e quentinha, já há especialistas em tirar um bom café - os baristas-, há ainda, versões geladas, sorvetes, bolos, mousses, brigadeiro, tortas e uma infinidade de receitas que levam esse ingrediente pra lá de versátil.

Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais), cujo principal objetivo é alcançar a "xícara perfeita". Também trabalha criando novos drinks baseados em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do Grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de espresso ou em outros métodos de preparo.

Em São Paulo, desde 2007 se comemora o Dia do Barista no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio.

Barista (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]) em italiano refere-se a qualquer atendente de um bar.

No resto do mundo a designação de barista passou a ser usada para os profissionais que atingiram um nível superior de conhecimento no preparo de bebidas. É o equivalente ao sommelier do vinho, para o mundo do café; um profissional altamente habilidoso, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final, preparar a bebida corretamente nas mais variadas formas de preparo, além de ser capaz de desenvolver cartas de drinks próprios.

Barista – profissão nova e em ascensão – ainda existem muitas dúvidas de quais são as atribuições deste profissional, que em geral é jovem, descolado, apaixonado pelo que faz e está sempre inovando e criando uma bebida nova com café!

Este profissional também, além de preparar e criar bebidas a base de café, muitas vezes ajuda na escolha do blend da casa, mas no dia a dia de uma cafeteria, além dos drinks também faz as bebidas com chocolate, os frapês, as sodas italianas, enfim todas as bebidas servidas no local.

E como nem tudo são flores, também lava louça, limpa o balcão…



Nunca vamos nos esquecer do fundamental: higienizar a máquina de café diariamente e estar sempre com um sorriso no rosto, oferecendo as novidades e nos servindo sempre o melhor café!

Ah, isso me faz ficar nostálgica… Lembro de meus tempos dentro de uma cafeteria… É muito bom começar o dia fazendo espressos, cappuccinos, mocchas, sucos de laranja, recebendo os clientes e ouvindo deles como estava bom o café, qual a procedência daquele grão, como preparar em casa um café tão bom…

Nenhum comentário:

Postar um comentário