Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Café por Tsang Cheung Shing

Beber chá era tão popular na China antiga que o chá era listado como uma das oito necessidades diárias, entre outras como lenha, arroz, óleo, sal, molho de soja, e o vinagre. A cultura do chá na China difere da cultura do chá da Europa, Grã-Bretanha ou Japão, em coisas como métodos de preparação, métodos de degustação e as ocasiões em que é consumido. Mesmo atualmente, em ambas as ocasiões informais e formais, o chá continua a ser consumido regularmente na China, sendo usado tanto na culinária como na medicina herbária.

Coffe-kiss-illusion por Tsang Cheung Shing
Yuanyang II, de Tsang Cheung Shing

Esta peça de cerâmica produzida por Tsang Cheung-shing, foi nomeada de “Yuanyang II” em homenagem a Yuanyang (pronúncia Yuenyeung, Yinyong ou Yingyong) uma bebida popular em Hong Kong, feita de uma mistura de café, leite e chá.



Yuan yang é como os chineses se referem aos patos mandarim (Mandarin Duck), que sempre aparecem nos lagos em pares. Eles são monogâmicos, ou seja, são aves tão fieis que mesmo ao colocar um macho com outras fêmeas, eles irão escolher apenas uma, que também deve aceita-los. O casal ficará junto até que um deles morra. Só assim a ave que sobreviveu irá procurar outro par.

Para os chineses um par de patos mandarim simbolizam felicidade no amor, romance, dedicação, carinho, fidelidade conjugal, união e amor duradouro; sendo, por isso frequentemente representados na arte oriental.

Durante muito tempo eles foram escolhidos como símbolo de fidelidade na China. Quando um rapaz ia pedir a mão de uma moça em casamento ele presenteava o sogro com um casal de pato-mandarim. Esta pratica era vista com muita seriedade, significando respeito e fidelidade eterna.

A obra composta por duas xícaras cheias de chá, café e leite que ao terem seu líquido derramado este toma forma do rosto de um homem e de uma mulher que se encontram num beijo.


A escultura Yuanyang II pertence ao Museu de Arte de Hong Kong.

Chá, Café e Leite
A bebida Yuanyang combina leite, café e chá e partes iguais (adoçado à gosto) foi inicialmente servida por vendedores ambulantes, depois em Cafés, mas atualmente pode ser encontrada em vários tipos de restaurantes. A yuanyang pode ser servida quente ou fria.


O nome yuanyang, inspirado no simbolismo dos patos mandarim (amor/fidelidade), surgiu para dar a mesma conotação de "aliança" a bebida que une o café, o chá e o leite no mesmo copo.

Há controvérsias, se a invenção da mistura de café, leite e chá, é parte das "criações" do mundo oriental ou ocidental. Várias pessoas têm combinado café com chá seja de modo acidental ou proposital. Alguns alegam que tal bebida se trata do modo holandês de servir.

Por vezes os nomes CoffTea ou Chá Espress é usado. Uma rápida busca da bebida na Internet pode-se localizar vários links, um deles é o Halfbakery (Banco de Invenções Registradas) onde o conseito Cofftea foi registrado em 2000, para descrever uma mistura de folhas de chá e grãos de café.

A bebida CoffTea é uma mistura de café e chá. Também pode ser chamado TeaFee ou Teaee. Teafee é definido no dicionário como uma mistura meio-a-meio de chá e café.

Em uma entrevista em 2006, Sandra Blund recomendou comer Savarin, uma reinvenção do tradicional Baba ao rum, com a mistura de chá de camomila, chá de Rosa Branca e café boliviano, na quantidade de 2 por 1. Blund alegou ter combinado a bebida em 1936 - aproximadamente o mesmo tempo, quando tais bebidas foram inventados em Hong kong.

O cantor e apresentador Peter André alegou em entrevista a The New York Observer - Coffee Tea: An Interview. (October 1/2006) ter inventado o CoffTea em 2004.


O CoffTea feito com 1/2 xícara de café a 1/2 xícara de água quente e um saquinho de chá é famoso por ter tanto as qualidades refrescante e calmante do chá, quanto a inspiração estimulante do café.

Releitura da Obra pelo Café com a Beth:
Uma das maravilhas do mundo: o Hani Terraced (Campo de Arroz), localizado em Yuan Yang, na China, é formado por uma área de campos terraplanados que chega a mais de 11,000 hectares. As montanhas inteiras estão cobertas com terraços de arroz que se estendem por 2,000 metros do topo até o vale. Pode-se dizer que este é o melhor lugar para entender o modo tradicional (milenar) da civilização agrícola chinesa.

CAMPOS TERRACED DE YUAN YANG - Campos de Arroz

Campos de Arroz na China - Técnicas Milenares

O arroz é plantado neste lugar chamado Yuan Yang porque aqui o terreno, a água, o clima... tudo coopera para que este "casamento" seja fértil e a colheita satisfatória. Daí o nome. Sabendo que desde a época da China antiga, jogar arroz em recém-casados é um ato que representa votos de abundância ao novo casal. Neste contexto, jogar o arroz de Yuan Yang no casal que se forma ou derramar o café, com leite e chá da xícara formando o casal se beijando, simboliza de uma forma bem humorada: votos de abundância ao casal.

Curiosidades:
A cerimônia do chá durante casamentos serve como um meio para ambas as partes, encontrarem com os outros membros da família. Como tal, durante a cerimônia do chá, o casal deve servir chá a todos os membros da família e chamá-los pelo seu título familiar. Beber o chá simboliza: aceito, seja bem-vindo a família. Recusar a bebida simboliza: oposição ao casamento.

Na cerimônia de casamento tradicional chinesa, tanto a noiva quanto o noivo devem ajoelhar-se na frente de seus pais e servir-lhes uma xícara de chá como expressão de gratidão. Os pais normalmente irão beber uma pequena porção do chá e então dar ao casal um envelope vermelho, que simboliza boa sorte.

*por Elizabeth Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário