Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2009

Tipos de Café

O café é um "achado" inclível e viva a sua multiplicidade. Existem dezenas (ou centenas) de tipos de cafés cultivados por todo o Mundo, e dentro de cada espécie de café ainda existem as variedades. No Brasil apenas duas espécies são mais conhecidas: o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon). Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.



O café, parte de grandes momentos da história brasileira, ditou políticas e comportamentos. Não temos o hábito do Chá das Cinco, como os ingleses, mas do café da manhã, do pós-almoço, da tarde, do pós-jantar...e é só chegar uma visita em casa que logo sai um café fresquinho, "passado na hora".

Alguns estudos, aliados a programas de controle de qualidade do café consumido no Brasil, deram nova roupagem ao marketing do café. O café ganhou novas versões para atingir consumidores mais exigentes: agora, o consumidor do café pode escolher entre descafeinado, ou orgânico, ou liofilizado; granulado, solúvel, torrado e moído, torrado em grão...

O Cafeeiro

O cafeeiro (Coffea sp.) é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea L. , da qual se conhecem 103 espécies e se colhem o grão para a preparação de uma bebida estimulante, conhecida também como café. O café é largamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para exportação para países de clima temperado. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, seguido pelo Vietnam e a Colômbia.

Existem multiplos tipos de cafés cultivados por todo o Mundo, e dentro de cada espécie de café ainda existem as variedades. No Brasil o Café Arábica (Coffea Arábica) e Café Robusto (Conillon)são mais conhecidos.

ARÁBICA -
Produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Tem grãos de cor esverdeada, é cultivado em regiões com altitude acima de 800m e é originário do Oriente, resultado de seu nome

ROBUSTA -
Originário da África, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes mais baixas). Não possui sabores variados e refinados como o arábica, dizendo-se que tem um ´sabor típico e único´. Sua acidez é mais baixa e é utilizado intensamente nos cafés solúveis. Seu teor de cafeína é maior do que nos arábicas

Tipos de Café

PÓ DE CAFÉ -
Torrado e moído, dependendo do grau de moagem, esse tipo pode ser utilizado para preparar o café de coador ou o espresso

GRÃOS DE CAFÉ TORRADO -
São apenas torrados, mas não moídos. Mais comum para café espresso, esse tipo de produto também está na preferência de consumidores de café coado que não dispensam pó sempre fresco

CAFÉ SOLÚVEL -
Os grãos são torrados e moídos, depois seus sólidos solúveis são extraídos e solubilizados, resultando o produto na forma de grânulos ou pó

CAFÉ AROMATIZADO -
Café com adição de aroma. Contém aromatizante de amêndoa, chocolate com trufas, creme irlandês, menta, canela, damasco, entre outros.

São cafés para quem gosta de sentir o aroma e o sabor da modernidade e quem tem um estilo de vida cosmopolita.

Comum nos países do Oriente Médio, onde o cardomomo e a canela são acrescentados desde a antiguidade, a produção do café aromatizado é realizada a partir da incorporação de óleos essenciais que contém aromatizantes como nozes, baunilha, cremes de frutas, entre outros. Estes cafés são ideais para serem consumidos durante um happy-hour ou em reuniões informais, acompanhados principalmente de bolos, pães-de-queijo ou biscoitos caseiros.

CAFÉ GOURMET -
Trata-se de uma indicação comercial de que o produto é o melhor dentro de uma determinada marca ou categoria. É produzido com 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre dos cafés. Produz uma bebida normalmente mais doce, chegando muitas vezes a dispensar o uso de açúcar. O aroma e o sabor podem lembrar cereais torrados, flores, frutas ou achocolatados. São encontrados geralmente em embalagens valvuladas, com mecanismo interno que impede a saída dos gases do café e a entrada de ar. A torra varia de moderadamente clara a moderadamente escura.

CAFÉ ORGÂNICO ou Café Funcional
A preocupação do homem em se aproximar da natureza, originou um mercado consumidor preocupado em adquirir produtos agrícolas sem agrotóxicos, por esses auxiliarem na preservação do meio ambiente e consequentemente a saúde humana.

O sistema de produção de café orgânico pode ser equiparado ao sistema tradicional de produção de café que se utilizava no final do século XIX.
São ideais para serem consumidos durante reuniões de negócios ou após jantares formais.

Fazem parte desse grupo os descafeinados, com baixo teor de cafeína, e os orgânicos, produzidos em lavouras sem o uso de agrotóxicos fertilizantes químicos.

CAFÉ DESCAFEINADO -
A cafeína é extraida dos grãos verdes de café, antes de eles serem torrados. Para ser chamado de descafeinado, um café tem que ter mais de 97% de sua cafeína retirada. São cafés destinados a quem possui um estilo de vida diferenciado, mas não quer perder qualidade, nem sabor.

O processo de preparo desses cafés, ocorre com a remoção da cafeína dos grãos de café, envolvendo a imersão dos grãos em água e filtragem da cafeína por um filtro de carbono. Nesse processo há a remoção de todo o sabor do grão, que é reincorporado após a destilagem dos sabores retidos na água da imersão e sua posterior pulverização nos grãos.
Para quem prefere reduzir a ingestão de cafeína, basta dar preferência a cafés com torra clara ou média, preparados em máquinas de expresso. São ideais para consumo após refeições leves, onde saladas e carnes brancas forem privilegiadas.

Café Superior
Apresenta certa flexibilidade no "blend" (mistura de grãos), podendo ter até 20% da variedade de grão robusta, mais utilizada em cafés solúveis. A torra não é muito escura, e o sabor é suave, porém mais amargo que o do gourmet.

Café Inovador
Levam esse título os cafés do tipo cappuccino, "mocaccino" (café quente, com espuma de leite e um bombom de chocolate sem recheio ou tablete de chocolate meio amargo), gelado, entre outros.

Café Tradicional
A tradição do que há de melhor em nossa terra, pode ser saboreada numa boa xícara de café que traz em si personalidade, sabor forte e marcante.

Os cafés tradicionais são aqueles cafés produzidos a partir de blends de grãos que valorizam o equilíbrio entre a excelência da bebida e o sabor. Estão disponibilizados no mercado, hoje, em embalagens tipo "almofada" ou fechadas no sistema de vácuo. Enquadram-se aqui também os cafés extra-fortes.

O preparo ideal para essa bebida que se presta bem para o fechamento de negócios, reuniões de negócios ou informais, deve ser o de coador de pano ou papel ou ainda em cafeteiras domésticas. Uma dica importante é que o café seja consumido no máximo até uma hora do seu preparo, para não haverem perdas de aroma e sabor.

São os mais comuns. Podem ser formados por diferentes espécies de grão, a torra geralmente é mais escura, e o gosto não é muito adocicado. O equilíbrio (doçura e amargura) é variável.

Café Espresso
Um café espresso é uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente, mas não a ferver, em alta pressão pelo café torrado e moído.

O café espresso, feito em máquina profissional, é feito sob a pressão de 900-1000 kPa. Um café espresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e creme (uma espuma de cor caramelo escuro) que permanece sobre a superfície do espresso.

Em vários países europeus, pedir um café é sinônimo de pedir um café espresso, noutros países é necessário especificar essa característica.

Existem vários tipos de Espressos:
Espresso. 30ml de café que demora cerca de 25 segundos a tirar.
Ristretto (curto). Menos água e volume, com sabor mais intenso a café.
Lungo (longo). O dobro da água, retirando intensidade ao sabor do café.
Doppio (duplo). Dois expressos na mesma chávena.
Cappuccino. 1/3 espresso, 1/3 leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário