Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2009

Café: saúde e bem-estar

Os apaixonados pelo café apreciem um bom cafezinho logo pela manhã pra acordar de fato do jejum prolongado, após o almoço ou no meio do expediente. Se for expresso então, hummm! Quem gosta de café sabe que o prazer já começa com o seu aroma inconfundível.


Milhões de pessoas em todo o Mundo iniciam o dia com um café. O aroma, o sabor e a cafeína tornaram-se um dos grandes prazeres da xícara sócio-cultural do café. Além disso, existem estudos que mostram os benefícios do café para a nossa saúde e bem-estar.

As origens do café remontam ao continente africano sendo originário especificamente da Etiópia, da região de Kaffa. Ao chegar ao continente europeu foi visto inicialmente como um remédio em virtude de seu sabor forte e também do alto preço de mercado que possuía. Entre as qualidades terapêuticas atribuídas nesse período ao café eram listadas possibilidades tais quais o combate a náusea e a embriaguez, alívios a gota e a varíola, melhor fluxo da urina e ainda como estimulante. Há relatos curiosos de pessoas que afirmam terem combatido males como a impotência sexual, calos e até mesmo a cretinice...

Não foram apenas as possibilidades medicinais do café que o tornaram popular entre os europeus, são destacadas também qualidades como:- o café não é uma bebida alcoólica, por isso não causa constrangimentos e embaraços sociais devido à embriaguez;

O café torna as pessoas mais lúcidas e dispostas por se tratar de um estimulante natural, o que permitia a seus consumidores maior energia para o dia de trabalho; além do fato do café ser produzido com água quente, que livrava as águas da sujeira e que diminuía a incidência de eventuais doenças. Essas eram também razões para tornar aquela bebida proveniente do mundo árabe em um grande sucesso de consumo na Europa da Modernidade.

O café teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam as suas propriedades contrárias às leis do profeta Muhammad. No entanto, o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono.

O café consumido sem açúcar não possui calorias, sendo uma bebida naturalmente dietética. Se você gosta de café então saiba que ele possui propriedades antioxidades, que ao pé da letra, são muito recomendáveis no combate aos radicais livres, é considerado 3 vezes mais eficaz do que o chá verde nesse sentido. Também é rico em bioflavonóides e polifenóis que são elementos indispensáveis para normalizar as nossas funções celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário