Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2009

Café na Merenda



Com base em constatações científicas de que o café aumenta a capacidade intelectual e a atenção, melhorando a absorção de idéias, muitas escolas brasileiras incluíram o café na merenda escolar, uma experiência pioneira que melhora significativamente o desempenho de crianças e adolescentes na sala de aula.

No Estado de Minas Gerais, o uso do café na merenda escolar de todos os alunos já é estabelecido em lei. Porém, a ingestão diária de café por crianças deve respeitar o limite de moderação estabelecido por médicos especialistas de acordo com a faixa etária. A dose sugerida para crianças entre seis e 10 anos de idade é de três xícaras por dia.

O Programa Café na Merenda, Saúde na Escola criado pela ABIC em 2006 tem como objetivos: desenvolver hábitos de alimentação saudável; divulgar os benefícios à atividade intelectual, ao aprendizado escolar e prevenção de doenças; desenvolver pesquisa científica correlacionando o consumo de café com leite e a melhoria do aprendizado escolar; estimular o hábito diário de consumir café com leite entre estudantes e contribuir para a formação de futuros consumidores.

A multinacional japonesa Mitsui Alimentos, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Secretaria de Educação de Araçariguama (SP), lançou em 2008 o Programa “Café na merenda, saúde na escola”. Com o lançamento do projeto na EMEIF Jorge Amado, a ABIC comemora a quarta empresa a adotar esse programa de caráter social e científico.

Esse projeto vem sendo conduzido, desde 2007, em Campinas (SP), pela indústria Café Canecão, e em escolas de Juiz de Fora e Uberlândia (MG), pelas empresas Café Toko e Icatril/Café Cajuba, respectivamente. Somando os 480 alunos na faixa dos 6 aos 12 anos da EMEIF Jorge Amado, de Araçariguama, o projeto da ABIC passa a beneficiar cerca de 2.200 estudantes.

O objetivo desta iniciativa, aberta a empresas de todo o país, é auxiliar na disseminação de hábitos de alimentação saudáveis junto aos jovens, além de destacar as propriedades benéficas do consumo moderado e regular do café com leite à atividade intelectual, ao aprendizado escolar e à prevenção de doenças.

Conforme demonstram estudos científicos, o café estimula o sistema de vigília, a atenção, a concentração e pode ajudar no aprendizado escolar. “O café não é remédio. Entretanto, a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional, porque previne doenças mantendo a saúde, e nutracêutica, ou seja, combina propriedades nutricionais com farmacêuticas”, explica o consultor da ABIC.

Cabe à ABIC, como coordenadora do programa, fornecer amplo material didático e informações de caráter médico-científico, além de filme e sugestões de atividades lúdicas e recreativas.

Às empresas cabe fornecer todo o suporte e materiais necessários, como curso de treinamento de cozinheiras e merendeiras, equipamentos para preparo do café e do leite, canecas, açúcar e pó de café. A idéia é, futuramente, acompanhar o programa pelo lado científico, com uma equipe de médicos para avaliar o desenvolvimento e rendimento escolar dos alunos.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do diretor Comercial e Industrial da Mitsui Alimentos, Manoel Assis; do diretor-executivo da ABIC, Natan Herszkowicz; do médico e pesquisador Darcy Lima, coordenador da área de Café e Saúde da ABIC; da secretária Municipal de Educação, Nilcedes Aparecida Garcia, e de demais envolvidos no projeto.

A Escola Jorge Amado localiza-se na Rua Espírito Santo, 100, Jardim Brasil, Araçariguama (SP), município onde funciona um dos maiores parques industriais da Mitsui Alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário