Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Villaggio Café


O VILLAGGIO CAFÉ encerrou suas atividades no dia 29 de agosto de 2009. A casa havia completado 17 anos de atividades ininterruptas em junho/2009, desde a sua criação, em 1992. Destes, 16 foram no bairro do Bixiga. Em maio de 2008 transferiu-se para Pinheiros, mantendo a mesma linha de trabalho. No entanto, devido à venda do imóvel para novos proprietários, que irão construir um edifício no local, seus dirigentes optaram pela não-continuidade do projeto.

Considerado um espaço "cult" na cena musical alternativa paulistana, no decorrer dos anos o Villaggio manteve como principais características a regularidade de sua agenda e o foco nos novos talentos da MPB. Com cerca de 300 shows anuais, lançou vários nomes que hoje são sucesso e conquistou o respeito da classe musical e da mídia, sendo reconhecido internacionalmente.

O Villaggio Café é uma das principais casas de shows de São Paulo.

Fundado em 17 de junho de 1992 por Rozana Lima e Zé Luiz Soares – ex-diretor artístico da gravadora Lua Music –, o Villaggio passou a contar com música ao vivo a partir de 1993, com a roda de choro conduzida aos domingos pelo grupo Choro, Seresta & Cia.

Em junho de 1995, o cantor e compositor Lula Barbosa inaugurou um novo período marcado por shows de artistas consagrados. No dia 19 de agosto, com a apresentação de Ione Papas, Ana Bernardo e o Grupo Choro, Seresta & Cia., foi inaugurado o Painel Noel Rosa, quando o famoso sambista tornou-se patrono do Villaggio.

No ano seguinte, recebeu artistas como Zeca Baleiro, Sérgio Santos, Evaldo Gouveia, Yvette Matos, Renato Braz e Toninho Nascimento. E, no início de 1997, o multiinstrumentista Filó Machado conduziu uma série de16 shows com banda completa: teclado, bateria, baixos e guitarras. Até então, o bar apresentava somente espetáculos de voz e violão.

Em julho do mesmo ano, Moacyr Luz hasteou o samba carioca, que viria a se tornar um dos estilos que melhor definem a casa. Com as portas abertas, realizou shows de importantes sambistas cariocas como Zé Ketti, Dona Ivone Lara, Walter Alfaiate, Monarco, Luiz Carlos da Vila, Noca da Portela, Wilson Moreira e Guilherme de Brito, além dos paulistas Germano Mathias, Paulo Vanzolini, Carlinhos do Cavaco e Luizinho SP, tudo sob a retaguarda do grupo Café com Leite, hoje o requisitado Quinteto em Branco e Preto.

Ainda em 97, o letrista José Carlos Costa Netto – diretor artístico da Dabliú Discos – reuniu artistas como Roberto Menescal, Eduardo Gudin, Vânia Bastos, Vicente Barreto, Thomas Roth, Juca Novaes e Daisy Cordeiro para interpretarem parte de sua obra. No mesmo ano, mais dois grandes nomes: a cantora Fátima Guedes e o cantor Claudio Nucci.

Em 1998, as apresentações do instrumentista e compositor mineiro Toninho Horta e do compositor carioca Guinga reforçaram a vocação do Villaggio como sede de shows de nomes representativos da música brasileira em São Paulo.

Em junho de 2002, o Villaggio Café - que foi palco de artistas em começo da carreira como Chico César, Zeca Baleiro, Jorge Vercilo, Ceumar, Fred Martins, Juliana Amaral, Dorinna e Yamandú Costa, e sede das últimas apresentações de Zé Ketti, João Pacífico, Marisa Gatta Mansa e Mestre Xixa - completou 10 anos, comemorados oficialmente com o CD duplo Villaggio Café – 10 anos, lançado pela Lua. Neste, registros ao vivo captados no palco de artistas como Guinga, João Pacífico, Nelson Angelo e Moacyr Luz.

De lá pra cá, o Villaggio continua firme em sua proposta de ser uma referência para a música de qualidade na Capital paulista. O bar promove cerca de 300 shows por ano, de segunda a sábado, sem interrupções.

Recentemente, uma grande mudança, a de endereço: após quase 16 anos no Bixiga, em maio de 2008 a sede foi transferida para Pinheiros (ver em Serviço) e Zé Luiz Soares passou a ter novo sócio, o poeta, compositor e agitador cultural Vlado Lima. Com a mudança, alguns ganhos em termos de localização, espaço físico do salão e palco, cozinha e estrutura em geral.

TRANSCREVO AQUI parte do texto-agradecimento do Zé Luiz Soares...

"O Villaggio é daqueles lugares que ficarão no imaginário do público, como um Zicartola da vida, um lugar quase mítico."
(Zeca Baleiro)


Coisas da vida - assim a gente encarou a situação. E, diante da alternativa de buscar um novo espaço para recomeçar, desta vez a luz não se acendeu: indo para o 18º ano de incessantes atividades, senti que era uma espécie de aviso, do tipo "é preciso saber a hora de parar".

Queria deixar aqui toda espécie de agradecimento. E aí posso falar em nome da ex-sócia Rozana Lima, com quem construí essa história nos primeiros 16 anos, e do Vlado, parceiro mais recente - batalhador incansável, que acabou se transformando num grande amigo e irmão. Claro que não citarei nomes, milhares que são, mas quem esteve ao nosso lado nesse tempo todo sabe que está na lista: intérpretes, músicos, compositores, arranjadores, produtores, iluminadores, técnicos de som, roadies, fotógrafos, críticos musicais, jornalistas, ex e atuais funcionários, fornecedores, parceiros comerciais, clientes e público em geral. Menção honrosa ao bom e velho Barbosa, funcionário-símbolo da casa: o único garçon-técnico-de-som do mundo! Enfim, uma verdadeira multidão, que contribuiu pra que conseguíssemos fazer tanta coisa em prol da música brasileira que a gente gostava – e ainda gosta – de ter próxima aos nossos ouvidos e corações. Amigos: muito obrigado!

O site do Villaggio continuará no ar por algum tempo, com uma série de informações, depoimentos, blog, textos e fotos, além de matéria de encerramento especialmente desenvolvida pelo competente pessoal do site Gafieiras, com direito a vários áudios históricos. Vai ficar também o Fale Conosco, pra quem quiser nos enviar alguma mensagem.

E a vida segue. Sobre o futuro, posso dizer que o Vlado vem com tudo, em setembro, com o seu "Bagaça! Bar", prometendo seguir a mesma linha musical do Villaggio, tendo o Barbosa ao seu lado.

Eu saio por aí, firme em busca de novas oportunidades e muito feliz com o trabalho realizado. Deixo meu contato. É isso. Sucesso pra todos. E viva a música brasileira!

CD do Villaggio

Materialização do 10º aniversário de uma das principais casas de música brasileira em São Paulo, o CD duplo Villaggio Café – 10 anos é uma delicada revelação do que ocorre em seu pequeno palco, trânsito livre de nomes consagrados e de novos talentos.

Lançado pela Lua Discos e com texto do encarte assinado pelo médico Drauzio Varella, o álbum de 20 faixas traz canções inéditas e clássicos, todos gravados ao vivo entre 1998 e 2002. Com surpreendente qualidade de áudio, o CD é guiado por voz e violão e, assim, fotografa com nitidez o clima intimista do bar.

>> Para comprar o CD, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário